Buscar

Comportamento H. nas Organizações - Questionário II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário II – Comportamento Humano nas Organizações
A distorção é um fenômeno pelo qual transformamos a realidade para que ela se adapte à nossa cultura, crenças, valores e até mesmo às nossas impressões e intenções momentâneas. Uma das principais distorções é a chamada efeito de halo. Qual é a definição correta?
b. Impressão da pessoa a partir de uma única característica.
A percepção é algo fundamental no ser humano. É através dela que processamos informações e fazemos juízo nos julgamentos. Segundo a unidade estudada, o que é percepção?
b. É algo individual e influi na forma como as pessoas se comportam na organização; é a base para o entendimento do comportamento humano.
A teoria da equidade, de Stacy Adams, diz que os trabalhadores avaliam o esforço que dedicaram a uma atividade (entrada) e o que obtiveram com isto (resultado). Através de qual dado eles estabelecem esta relação?
b. Através da comparação entre sua proporção de entrada e resultado com a proporção de outros funcionários que consideram relevantes.
A teoria à qual nos referimos procura explicar como as crenças e expectativas das pessoas combinam-se aos estímulos para produzir algum tipo de força motivacional.  Que teoria é esta?
e. Teoria de Vroom.
McGregor construiu a teoria X e Y após observar como um executivo tratava seus funcionários. Ele, então, propôs duas visões distintas de ser humano: uma teoria X e outra teoria Y. Ao que as teorias X e Y dizem respeito?
	
	
c. Para cada comportamento X de um funcionário, existe um Y, que busca a resolução prática da situação.
Robbins (2008) diz que a percepção é o processo pelo qual as pessoas selecionam e interpretam informações. Quais canais utilizamos para que estas impressões possam ser selecionadas e interpretadas?
c. Exclusivamente o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição.
Se a percepção constitui a tomada de consciência de uma reação provocada pela sensação, como podemos definir a sensação?
a. A sensação é um fato fisiológico, já que se trata de uma resposta do organismo aos estímulos.
Segundo Robbins (2004), Herzberg partiu da ideia de que a relação de uma pessoa com o seu trabalho é básica, e que essa atitude pode muito bem determinar o sucesso ou o fracasso. Sua teoria baseia-se em dois fatores higiênicos e motivacionais. Qual sentença abaixo define melhor essa relação?
b. Os fatores motivacionais estão ligados à satisfação, enquanto os fatores higiênicos estão ligados à insatisfação.
Segundo Robbins (2004), a motivação consistiria na disposição para fazer alguma coisa e seria condicionada pela capacidade de esta ação satisfazer a necessidade do indivíduo. Temos diversas teorias que explicam fatores motivacionais nas empresas; dentre elas, destaca-se a teoria de Maslow. Dentre um dos fatores motivacionais, temos a necessidade de estima. Sobre ela, é verdadeiro afirmar:
e. Diz respeito à nossa necessidade de nos sentirmos reconhecidos no grupo, confiantes e úteis para alguém.
Tema muito discutido nas organizações atualmente, a motivação é constantemente abordada por líderes, e um dos seus principais questionamentos advém do fato de serem complexos os fatores que motivam um indivíduo no trabalho. Maximiano (2000) relata dois motivadores primordiais do ser humano. São eles:
	
	
a. Fatores internos, como interesses, e valores e externos, que são criados pelo ambiente.
 
	
	Unip EAD – Ciências Contábeis

Outros materiais