resumo  admistração escolar
3 pág.

resumo admistração escolar


DisciplinaAdministração Pedagógica145 materiais348 seguidores
Pré-visualização2 páginas
revisada
ADMINISTRAÇÃO
Questão 
1/ \u201cA LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípios a liberdade, a autonomia, a flexibilidade e a democracia, abrindo novas possibilidades a gestão escolar\u201d.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto atual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
	C
	O contexto atual exige dos gestores escolares uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos.
2 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) estabelece e regulamenta as diretrizes gerais para a educação e seus respectivos sistemas de ensino. Em cumprimento ao art. 214 6da Constituição Federal, ela dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação \u2013 PNE (art. 9º), resguardando os princípios constitucionais e, inclusive, de gestão democrática\u201d.
De acordo com o texto-base Questões sobre a organização do trabalho na escola, existem alguns princípios norteadores para a organização do trabalho na escola. São eles: 
I. O projeto político-pedagógico
II. O trabalho coletivo
III. O uso das tecnologias
IV. O conhecimento da ciência pedagógica
V. O currículo oculto
Estão corretas apenas as afirmativas:
	D) I, II e IV.
.3\u201cA escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem\u201d.do conteúdo apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, podemos afirmar que as estruturas pedagógicas se referem:
	C - às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
4\u201cA gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que \u2018todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente\u2019\u201d.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, a gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica:
C) a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população.
5\u201cA gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar\u201d.De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, com relação ao conselho de classe, podemos afirmar que:
E ) é um mecanismo de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem.
6 \u201cA formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental\u201d.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da função social própria da escolarização. Com relação à formação desses profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil: características e problemas, assinale a alternativa correta.
	C - A formação de professores para atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de 
licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
7 \u201cA implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares\u201d..
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? 
A) As dificuldades para promover relações humanas mais cooperativas e solidárias no interior da escola,PG 242 A escola como lócus de formação docente
8 \u201cNos últimos anos, várias pesquisas evidenciaram que os processos de formação continuada não têm produzido resultados satisfatórios no que se refere à mudança da prática docente [...]. O modelo predominante de formação continuada tem sido amplamente questionado, entre outras razões, pelo fato de desconsiderar o contexto de trabalho do professor, bem como as suas experiências e práticas\u201d.
De acordo com o texto-base A escola como lócus de formação docente, a escola é o lugar no qual o profissionalismo do professor é construído. Com relação à construção da identidade do professor, assinale a alternativa correta. A escola como lócus de formação docente PG240 E
	
	E - A identidade do professor é construída no interior da escola, mediante formação contínua, que envolve a prática, os saberes, as experiências e suas necessidades em busca de melhorias. 
9\u201cA gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar\u201d.De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, com relação ao conselho de classe, podemos afirmar que:
	E
	é um mecanismo de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem.
10\u201cA tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação\u201d.
base Questões sobre a organização do trabalho na escola trata de aspectos relacionados à complexidade da organização escolar. 
	E- A organização da escola é competência de todos, dentro e fora da escola. PG80
11 Um bom projeto político-pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo
 está fundamentado no projeto que norteia toda unidade escolar. Isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de
 resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura\u201d.
A construção/reformulação/avaliação do projeto político-pedagógico (PPP) necessita de uma ação conjunta. A direção escolar e a equipe
 pedagógica deverão prever momentos coletivos para esse fim. De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma 
construção coletiva, sobre a construção de um PPP, assinale a alternativa correta.
	C- - É importante que o projeto político-pedagógico seja submetido a uma constante avaliação por parte da escola com o intuito 
de construção e reconstrução das questões ali propostas.
12 \u201cOs mecanismos de participação em uma gestão democrática, têm sido um tema de grande relevância no cenário da educação atual.
 Por um lado, temos escolas que de fato utilizam
Pequena
Pequena fez um comentário
Engraçado nem todas as questões que você compartilhou, não cairam na minha prova, nem por isso estou aqui para te dizer que o seu material é pegadinha, tenha mais respeito com que os materiais que as pessoas publicam, não estou agindo de má fé com ninguém, se o meu material não foi util para você pode ter certeza que foi util para outras pessoas, as provas nem sempre são iguais fica a dica. ... Veja mais
1 aprovações
Carregar mais