Buscar

Escola de Vygotsky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Professor: Ms. Ronaldo Alexandrino
Resumo 
A escola de Vygotsky – Suely Amaral Mello
Nome: Patrícia Elenice da Silva
R.A: 2016001946
Série: 2º Semestre 
Vinhedo
2016
A escola de Vygotsky 
A escola de Vygotsky trata da teoria histórico-cultural que apresenta as condições apropriada de vida e de educação. As crianças desenvolvem diferentes atividades como pratica, intelectual e artística e assim inicia a formação das ideias, sentimentos, moral e personalidade.
A teoria histórico-cultural é a direção da psicologia soviética das décadas iniciais do século XX, após a revolução proletária onde o homem era um ser da natureza social. A teoria diz que a criança nasce com o potencial pronto para aprender e desenvolver a inteligência através da linguagem oral, da atenção, da memória, do pensamento, valores morais e éticos entre outros. 
Ao contrario dos animais o ser humano precisa aprender as habilidades para desenvolver o que nunca aconteceu nos conhecimentos acumulados entre as gerações o que chamamos de historia humana. As criações sobre cultura não existe no inicio da historia humana, começou a existir graças às atividades criadas e produzidas especificas ao homem como o trabalho. Após feita as construções de objetos, habilidades e capacidades para o homem foi necessário para o seu bem o uso foi surgido e virou cultura. 
A compreensão sobre homem e seu desenvolvimento foi com todo entendimento na questão da educação, a teoria histico-cultural tem o processo de desenvolver a qualidade humana como caráter educacional o que surgi como reflexão a respeito de educação e prática pedagógica.
O desenvolvimento da inteligência e da personalidade é o resultado da aprendizagem suas características foram condições essenciais para o desenvolvimento não suficientes. Bom com a ausência da cultura, o desenvolvimento humano não acontece. O desenvolvimento não supera a aprendizagem e sim a aprendizagem supera, possibilita e impulsiona o desenvolvimento. Mas a aprendizagem é tão importante que é necessário que segundo Vygotsky as formas tradicionais de avaliação do desenvolvimento psíquico percebeu que utilizava apenas o que a criança era capaz de fazer sozinha, ele chamou isso de desenvolvimento de zona de desenvolvimento real. 
Vygotsky também percebeu que a zona de desenvolvimento próxima era aquilo que a criança não era capaz de fazer sozinha mas já era capaz de fazer em colaboração com uma pessoa que já tinha experiência preparando então para realizar as atividades sozinha, por tanto assim a aprendizagem do ensino ocorre na zona de desenvolvimento próximo, pois assim a criança já sabe ou precisara de ajuda de alguém quando não tiver aprendizagem e nem desenvolvimento. 
Um bom ensino era o que garante a aprendizagem e possibilita o desenvolvimento. O educador não deve fazer as atividades nem por si própria e nem para a criança, mas sim com a criança ajudando e mostrando o que deve ser feito. O papel da fala é feito pelo trabalho educativo para o desenvolvimento não alcançado pela criança, impulsionado novos conhecimentos e conquistas a partir da zona de desenvolvimento da criança, avançando a partir daquilo que já sabe com o resultado do que não sabe ou precisa da ajuda de uma segunda pessoa para poder fazer.
O educador não tem maior importância no processo educacional do que a própria criança, é também importante para o perfeito processo de aprendizagem quanto o educador. 
Para o adulto ensinar a aprendizagem deve levar sempre a relação de desenvolvimento real ao nível desenvolvimento próximo alcançado pela criança. Suas condições de fazer algo sozinha o que consegue fazer com ajuda de outra pessoa mais experiente sempre será ativo do ponto de vista da que aprende e no processo colaborativo. Para que exista uma reprodução do uso que a sociedade faz dos objetos, as artes, das relações sócias entre outros. O adulto tem que atuar junto com a criança mas esta tem que realizar as atividades por sim próprio. 
Os primeiros meses de vida a atividade principal da criança é a comunicação com os adultos em forma de choro. Porem na atividade com objetos a criança cria condições de desenvolvimento para fala. No próximo três anos a criança passar a fazer espelho da vida dos adultos imitando as relações sociais e com o mundo da cultura.
As atividades que não geram necessidade de leitura e escrita a criança então não busca iniciativa pois não faz sentido para a criança aprender, o bom ensino é aquele que causa interesse na criança causando atitude ativa em relação de conhecimento e que ao mesmo tempo conheça o lado novo onde o educador compartilha os passos didáticos e faz o objetivo das tarefas uma divisão possíveis onde iniciativa e a atividade faça uma participação na avaliação da atividade desenvolvida. Esse tipo de trabalho possibilita o aprendiz crescer nas habilidades e capacidades humanas. 
O educador deve ser o criador das necessidades que contribui par o desenvolvimento humano, criando assim novos motivos e interesses para as atividades do cotidiano. 
Surge então os estudos da teoria, capaz de que as interação com os adultos, com os objetos, capaz de criar novas ideias e sentimentos morais e éticos colocando então lugar dos adultos com plena compreensão dos diversos papeis em ralação social capaz de fazer teorias de fenômenos e interação sociais. Assim a criança torna a ser entendida como cidadã que é capaz de aprender. 
E para acabar a teoria histórico-cultural é o que estabelece o ensino da criança do zero aos seis anos de vida não deve se desenvolver a forma de lição escolar mas a forma de jogo utilizando a observação direta. Então a escola de Vygotski é a base sobre os quais deve ser realizado as formações de desenvolvimento da inteligência e da personalidade da criança fazendo então o desenvolvimento máximo das formas especificas infantis das atividades lúdica, pratica e plástica fazendo a comunicação das crianças entre si e entre os adultos.