Buscar

Anatomia OSSOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

04/03/2015 
Anatomia 
Esqueleto = sustentação, estrutura solida, se interliga com cartilagem.
Total de ossos => Padrão -> 206 ossos, podendo variar +-
O que influencia o nr de ossos, -> fatores etários / fatores individuais / critérios de contagem
Criterio de contagem -> exemplo orelha media tem 3 ossiculos auditivos, alguns autores classificam em 199 ossos, que não incluem eles.
Osso patelar não estabelece ligação com nenhum osso.
Funçoes do esqueleto => sustençao, proteção, locomoção, armazenamento de sais minerais, produção de celular sanguíneas, 
Proteção => dos órgãos vitais, apendicular e ......?
Funções do esqueleto => locomoção , através da locomoção/ alavanca, tem a interação dos ossos longos com o sistema de tendões, promove a redução do gasto energético, 
Produção de células sanguíneas => medula óssea esta presente nos ossos longos, ex : fêmur-> maior e segundo mais resiste osso do corpo humano. 
Medula óssea vermelha, produz celular, sanguíneas, glóbulos brancos, é ativa -> compõe toda a extensão do osso longo entre 20 e 25 anos de idade. Medula amarela, perde a capacidade de produzir células brancas/vermelhas/ e plaquetas, e passa a produzir lipídios, fica funcional entre 25 e 60 anos, a partir dos 60 anos se transforma em medula parda e vai perdendo essa capacidade.
Armazena sais minerais, reposição, disponibilizados ao longo da vida para funções fisiológicas. Deste sais temos, (cálcio, sódio potássio) cálcio pra composição bruta do osso, mas é um dos, se não tem cálcio vc compromete suas células. Sódio e potássio são exenciais vao controlar canais celulares e proteínas ( fibras de colágeno).
Clasisficao dos ossos quanto a forma -> osso longo onde comprimento maior que a largura e espessura -> EX fêmur, úmero, radio, ulna, tíbia, fíbula e as falanges. Um osso longo tem que ter 2 epifeses articulares
Classificação dos ossos quanto a forma > ossos laminares => placas osseas alongadas e com uma espessura muito branda, a excessao da escapula e do quadril, os mais característicos são os da caixa craniana -> proesso de formação diferente se formam por deposição de cálcio da região intramembranosa do encéfalo , 
Osso curto apresenta equivalência nas 3 dimensoes, -> ossos do carpo e os ossos do tarço, são exclusivos a essas regiões, e eles são específicos da mao e do pé, combinação de 5 a 6 ossos em cada região. 
Ossos irregulares, são a correspondecia de formas conhecidas => vertebras “medula, tem 5 regioes diferentes, e são completamentes diferentes, com variações estruturais” osso temporal -> região da orelha, tem uma região escamosa que tem fixação muscular, de outro lado tem um processo zigomático que é o ancoramento da mandíbula que faz o movimento da mandíbula. * Osso pneumático, revestido de mucosa, sinos quando pequena, seios quando maiores são revestidos por um tipo de mucosa=> função de lubrificar, pode ter infecção, gripe mau curada induz a uma pseudosinusite => inflamação do osso que o liquido/mucosa, recebe bactéria ou vírus q vc tem uma inflamação local que vc tem uma sinusite. 
Processos de ossificação, feto -> osso longo (endocondral condral = cartilagem, endo= dentro), na região cefálica tem placas / membrana se formando, processo intramembranoso, uma sobreposição de membranas, dentro dela começa acumulo de cálcio, são espiculas de cálcio que são deposidatdas, e vao sedimentando e formando uma placa óssea.
Processos de ossificação endocondral => na cartilagem, tem um molde -> nas bordas começa a aparecer alguns indicativos amarelados e no centro tbm, esta acontecendo que na região amarela os condroblastos que produz cartilagem sofrem algum tipo de sinalização e vira osteoblasto (célula mae/tronco de clula óssea), osteocito ( celular óssea, cresce acumula cálcio”vai sedimentando até a fisiologia acabar e morre gradativamente “).
Tem matriz óssea se formando, precisa acumular cálcio, precisa ter um suporte energético nutricional significativo de cálcio, começa a ter uma irrigação mais acentuada de cálcio. 
Osso longo tem uma ipifise, uma diáfise, uma matriz óssea densa e uma porosa.

Outros materiais