Buscar

CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0350_AV_» CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2016 14:57:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201501586451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descreva a forma como as primeiras creches foram implantadas no Brasil:
	
	
	
Resposta: As primeiras creches implantadas no Brasil, foi devido a entrada da mulher no mercado de trabalho. Tinha uma visão assistencialista e atendia a população carente.
	
Gabarito: O atendimento nas creches, durante muito tempo no Brasil, em especial aquele destinado às classes populares, foi marcado por um caráter assistencialista, exclusivo para filhos de mães pobres, numa perspectiva de controle dos filhos da classe desfavorecida economicamente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501580993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns exemplos de trabalhos de qualidade na educação infantil partem da premissa que as crianças devem ser livres para se expressar utilizando qualquer material disponível no ambiente, sendo incentivadas pelo educador ao desenvolver trabalhos em grupo. Partindo dessa ideia cite 2 aspectos fundamentais que o educador deve considerar ao realizar um trabalho que envolva a arte nesse segmento do ensino.
	
	
	
Resposta: O educador deve trabalhar na integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança. Realizar atividades que envolva a coordenação motora e o desenvolvimento, como desenho livre, dança, teatros, brincadeiras livres e dirigidas, trabalhar de forma lúdica.
	
Gabarito: Descartar o critério de obter um resultado bonito pelo mero fato da destreza manual e da riqueza do material empregado e potencializar a criatividade e imaginação da criança, ao invés da mera reprodução de uma forma aparente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501573848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A construção de infância, historicamente, depende muito da construção de outros sujeitos". Com relação a essa afirmativa a mudança de infância para categoria social, no lugar de categoria familiar, está relacionada a:
	
	
	
	o reconhecimento dos casamentos gays
	
	o reconhecimento do papel dos avós
	
	a mudança de representação do papel dos homens na família
	
	a instabilidade de muitas uniões conjugais
	 
	entrada da mulher no mercado de trabalho
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501615621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil preconiza, para o atendimento das crianças em creches e pré-escolas, o seguinte aspecto:
	
	
	
	o desenvolvimento das crianças a partir da realização de estímulos aos aspectos cognitivos.
	
	a articulação entre os fazeres cognitivos e racionais das crianças.
	 
	a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais das crianças.
	
	a aprendizagem de aspectos cognitivos como ênfase do trabalho nas escolas.
	
	o desenvolvimento afetivo das crianças a partir das atividades de brincar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501569257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cuidar e educar as crianças de forma integrada exige a cumplicidade a todo momento de adultos e crianças. Os adultos devem proporcionar espaços de ação e compartilhamento em que todos possam interagir trocando experiências significativas em que ¿corpo¿ e ¿cabeça¿ não sejam percebidos separadamente, mas com o mesmo valor. Portanto, pensando nos aspectos que envolvem o cuidar e o educar está INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	 
	não existem muitas diferenças no planejamento das atividades pedagógicas considerando as diferentes faixas etárias: 0 a 3 anos e 5 a 7 anos.
	
	todas as crianças, independente de religião, sexo, raça são consideradas cidadãs e, portanto, devem ter direitos ao brincar e à educação de qualidade.
	
	a organização da rotina e do ambiente familiar são aspectos fundamentais para estimular e favorecer o desenvolvimento da aprendizagem, a autonomia e a criatividade das crianças.
	
	o uso do banheiro deve ser planejado pensando na altura da pia, a disponibilidade de sabonetes e toalhas de rosto, a quantidade de vasos sanitários e chuveiros.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501569272)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um ponto importante é procurar atuar como mediador/a entre a criança, as suas emoções e o seu ambiente. Desta forma queremos dizer que isso significa:
	
	
	
	estimular os alunos a disputarem os brinquedos com agressividade
	 
	ser capaz de interpretar e compreender o que uma criança está sentindo
	
	valorizar somente as produções bonitas e bem coloridas
	
	dirigir atenção apenas às crianças que tiram notas baixas
	
	oferecer atividades fora do alcance da criança
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501700262)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Brincar na Educação Infantil é um comportamento reconhecido como legitimo e necessário, que garantirá uma organização mental saudável quando acontece diante de condições adequadas. É importante dar um destaque especial a brinquedoteca, pois esse é um espaço:
	
	
	
	restrito à brincadeiras dirigidas e planejadas pelos adultos.
	
	onde as professoras não participam das brincadeiras, pois na maioria das vezes são iniciadas e inventadas pelas próprias crianças.
	
	sempre arrumado e organizado pelos adultos, onde nada pode ser quebrado. Ensinando assim, as crianças a cuidarem.
	
	planejado para o conteúdo pedagógico ser desenvolvido de forma lúdica.
	 
	cheio de brinquedos, adereços, fantasias, lugar as crianças são livres para escolher com o que brincar, com quem brincar ou mesmo não brincar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501569293)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ASSINALE COM UM X A ALTERNATIVA INCORRETA: Uma das mais recentes maneiras de oferecer a criança a oportunidade de expressar múltiplas linguagens tem sido o trabalho com projetos pedagógicos. Os projetos são planejados para serem desenvolvidos através de atividades com significado, que permitam a construção diária de novos conhecimentos, bem como a aquisição de novas habilidades. Por isso, é muito importante:
	
	
	
	escolher tópicos que se relacionem com experiências previas e procurar um local relacionado nas proximidades para que possam visitá-lo quando necessário.
	 
	não enfatizar muitas conversas com as crianças, pois o importante é que o professor se atenha ao seu planejamento procurando responder as respostas mais importantes.
	
	adequar o tópico a ser investigado garantindo que sejam mais concretos do que abstratos e que coloquem as crianças em contato com objetos reais que elas possam manipular.
	
	integrar conteúdo e currículo, fazendo um planejamento preparatório que permita pensar cuidadosamente sobre as direções que um projeto pode tomar ou sobre as oportunidades de aprendizagem que podem ocorrer.
	
	Respeitar o nível cognitivo do aluno, vendo o erro como um desafio cognitivo a ser vencido.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501575437)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequencia básica de atividades diárias é, antes de mais nada, é o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades. BARBOSA E HORN (2001, P. 67). Com base no texto, a creche Tia Nastácia pretende organizar o ambiente e sua rotina, e com relação a esse aspecto NÃO É NECESSÁRIO preocupar-se com: a )a promoção de identidade pessoal, o desenvolvimento de competência e a oportunidade para movimentos corporais. b)o oferecimento de atividades mais agitadas e mais calmas, sempre
com flexibilidade. c)possuir o mobiliário adequado as crianças no sentido de treiná-las a maior parte do tempo em que estiverem na instituição para a leitura e a escrita de letras cursivas. d)garantir que o ambiente diante do despreparo da criança possa reter seu acesso ao ensino fundamental. ESTÃO CORRETAS:
	
	
	 
	c - d
	
	a - c
	
	a - b
	
	b - d
	
	a - d
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502225771)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É importante ressaltar que o PPP (Projeto Político Pedagógico) está atrelado às políticas públicas voltadas para a infância brasileira e as diretrizes nacionais curriculares da educação infantil, portanto, o seu texto deve apresentar a ideia de:
	
	
	
	avaliação como um processo classificatório que poderá indicar a reprovação da criança quando necessário.
	 
	a educação infantil como direito da criança, entendendo como princípio o cuidar e o educar como ações indissociáveis.
	
	uma visão assistencialista que foi construída e que representou a maioria dos trabalhos desenvolvidos nas creches e pré-escolas de nosso país.
	
	alfabetização como preparação para o ensino fundamental.
	
	como os pais devem educar seus filhos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando