Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0241_AV_ » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9012/AB
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2016 14:59:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201502435550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conhecendo o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, por suas características, etiologia e impacto para o processo de aprendizagem, cite três características que a criança com TDAH pode apresentar.
	
	
	
Resposta: A criança com TDAH pode apresentar dificuldades de concentração, desmotivação, falta de atenção. Por isso, a inclusão dessas crianças com necessidades educacionais especiais é uma tarefa cotidiana que requer engajamento do professor, pois, os alunos que mais trazem enfrentamentos, desafios e problemas são os que mais precisam de mediação diferenciada para alcançar os objetivos educacionais.
	
Gabarito:
Não concluem as tarefas;  Cometem muitos erros; Não se concentram; Parecem não escutar quando se fala com ela;  Tem dificuldade quanto à organização pessoal e dos pertences;  Evitam tarefas que exigem esforços; Perdem objetos com frequência;  Distraem-se facilmente;  Esquecimento nas atividades cotidianas;  São descuidadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501768744)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ADOLESCÊNCIA É UMA FASE DE TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS NO CORPO, NA MENTE E NA FORMA DE RELACIONAMENTO SOCIAL DO INDIVÍDUO. TRATA-SE DA ETAPA DA VIDA EM QUE OCORREM A MATURAÇÃO SEXUAL, O ACIRRAMENTO DOS CONFLITOS FAMILIARES E O PROCESSO DE FORMAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO DE ATITUDES, VALORES E COMPORTAMENTOS QUE IRÃO DETERMINAR SUA VIDA FUTURA E NA QUAL INICIA-SE A COBRANÇA DE MAIORES RESPONSABILIDADES E A DEFINIÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL. QUAL O PAPEL DA ESCOLA PARA QUE OS EFEITOS DE TANTAS MUDANÇAS NÃO AFETEM NA APRENDIZAGEM?
	
	
	
Resposta: A adolescencia é uma fase de mudanças, a escola deve trabalhar numa perspectiva de mediação dessa fase. De forma, de prevenir e orientar, pois é uma fase de desafios. Além disso, sem as devidas prevenções os adolescentes desde cedo começam a usar drogas ou até mesmo engravidam, por isso o ensino de ser de mediador do professor. Trabalhar temas atuais de acordo com a vivência do aluno.
	
Gabarito:
AJUDAR O ALUNO A POTENCIALIZAR SEUS RECURSOS INTERNOS, VALORIZAR QUALQUER POSSIBILIDADE DE ESFORÇO OU CONQUISTA, PROMOVER O DIÁLOGO E BUSCAR AJUDA EXTERNA, QUANDO A SITUAÇÃO DEMONSTRA SINAIS DE AGRAVAMENTO. ALÉM DISSO, O PROFESSOR PODE GERAR UMA REFLEXÃO ENTRE OS ALUNOS SOBRE AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM COMPORTAMENTOS, CONFLITOS E ATITUDES INADEQUADAS, POSSIBILITANDO O ENVOLVIMENTO DOS JOVENS NA CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502151052)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem de Jean Piaget, analise as afirmativas abaixo: 
I. Piaget considera que a aprendizagem é o oposto do desenvolvimento. Ela é provocada por situações desafiadoras. Ela é provocada, em geral, como oposta ao que é espontâneo.
II. O processo de aprendizagem relaciona-se ao contexto biológico.
III. O desenvolvimento é visto pelo autor como um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento.
IV. Considera o desenvolvimento do conhecimento como um processo espontâneo, ligado ao processo global da embriogênese.
Assinale a opção correta:
	
	
	 
	apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiras.
	 
	apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	apenas as alternativas II e IV são verdadeiras.
	
	apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502151329)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como base a teoria piagetiana, analise as afirmativas:
I. Segundo Piaget, o principal teórico desta visão há quatro períodos de desenvolvimento cognitivo: Sensório Motor, Pré-operacional, Operacional Concreto e Operacional Formal.
II. Para Piaget, cada pessoa tenta fazer com que as novas experiências façam sentido conciliando-as com seu conhecimento já existente.
III. No ponto de vista do autor, este processo é conduzido pela necessidade humana de equilíbrio mental, denominado, por ele, como equilíbrio cognitivo.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a alternativa I é verdadeira.
	
	Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501697758)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ausubel é um importante teórico da Cognição. Para ele, os subsunçores apresentam grande importância na aprendizagem significativa. Das alternativas abaixo, assinale aquela que melhor representa a importância dos subsunçores no processo de construção de conhecimento.
	
	
	
	São conceitos que devem ser memorizados para servirem de base para a memorização de conceitos mais complexos.
	 
	São concepções prévias que atuarão como âncoras para que novos conceitos sejam apreendidos.
	
	São os conceitos fixados pelo professor através dos exercícios preparatórios para a avaliação.
	
	São concepções ilógicas e inconscientes que ajudarão muito na compreensão dos novos conceitos
	 
	São conceitos que ajudam o aluno re-significar o conteúdo aprendido à medida que ele se tornará mais crítico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502187449)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais é uma tarefa cotidiana que requer o engajamento do professor, pois os alunos que mais trazem enfrentamentos, desafios e problemas são os que mais precisam de uma mediação diferenciada para alcançar os objetivos educacionais. Dos manejos abaixo, qual pode, efetivamente, diminuir o mau rendimento do aluno com TDAH?
	
	
	
	Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de forma autônoma.
	
	Aumento das atividades em grupo, pois elas favorecem a internalização dos pensamentos e conclusões dos demais alunos que apresentam mais preparo.
	 
	Estímulo ao foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
	
	Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
	
	Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos estudos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502257862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A creche Piscis, está em processo de planejamento e formação do seu berçário. Para tanto, vem estudando as características das crianças na faixa etária de 4 a 18 meses de idade para saber quais seriam os melhores elementos para composição desse espaço e dessa proposta pedagógica. Marque uma importante característica do desenvolvimento psicossocial desse bebê.
	
	
	 
	Interação social com os colegas da mesma faixa etária
	
	Aumento do tamanho do cérebro e das conexões neurológicas
	
	Aquisição da fala
	
	Atividade psicomotora fina
	
	Preferência por determinados paladares
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502387686)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em um estudo de crianças da zona rural brasileira, Leite (2002) observou que grande parte dos brinquedos disponíveis (bonecas, peteca, casinha, bola) era feita pelas próprias crianças ou havia reapropriação de instrumentos: paus, carrinhos de mão, cabos de vassoura e latas. Elas brincam ao puxar lata, rodar pneu, colher fruta, andar na bicicleta dos pais, catar capim na horta, recolher o gado, cuidar do bebê, amarrar a cabra no pasto, brincar de bola, de comprar na venda, de correr. O trabalhar e o brincar da criança também aparecem em tarefas cotidianas diversas, dando a essas atividades
um caráter lúdico e singular. Em uma pesquisa sobre o brincar da criança indígena brasileira, Oliveira e Menandro (2002) observaram brinquedos dos mais variados tipos e naturezas. Eram brinquedos artesanais, como o estilingue, o pião, a zarabatana ou chocalhos. Os autores identificaram uma diversidade de vivências lúdicas que transformam objetos em brinquedos, com base na experimentação e na fantasia. Essas pesquisas estão sintetizadas na afirmativa
	
	
	
	A perspectiva acerca da infância e da criança nos estudos culturais é baseada num ideal de pureza e de ingenuidade, que deve ser submetido a estudos experimentais.
	
	As transformações nos modos de viver o lúdico na infância mostram a importância dos brinquedos nos centros urbanos das grandes cidades.
	 
	A perspectiva sobre a natureza infantil é homogênea, adotando um modelo que busca enquadrar a criança num universo sociocultural já constituído e marcado pela diversidade.
	
	As diferenças na vivência da infância aparecem nas pesquisas, pois tanto as crianças da zona rural quanto as indígenas transformam objetos em brinquedos.
	 
	A apropriação de objetos e sua transformação em brinquedo caracterizam a experiência lúdica nos dois grupos, embora sejam brinquedos impregnados pelo contexto cultural.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502149893)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leiam a carta recebida pelo professor João Carlos após retirar de sua sala de aula Allan, um jovem de 16 anos, repetente que apresenta muitas dificuldades de concentração e motivação para estudar: "Cada aluno tem um ritmo e uma forma diferente de aprender. A aprendizagem é um complexo processo que sempre envolve a mediação de outra pessoa. Muitas vezes, quem mais precisa de estratégias diversificadas de mediação para construir e sistematizar os conhecimentos, é alijado do processo educativo sob rótulo do desinteresse e da rebeldia. Allan está ainda mais desmotivado e com vergonha de voltar para a escola". Essa carta foi escrita pela mãe do jovem Allan e reflete a expectativa da família que a escola compreenda e auxilie as dificuldades do jovem.
Das atitudes abaixo que foram tomadas pelo professor João Carlos, qual (is) estaria (m) incorreta(s) para o manejo acadêmico do TDAH?
 I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas do jovem, trazendo para o processo educativo as mais exemplares punições quando ele não alcançar os objetivos propostos para a sua idade.
III)Iniciar o processo de exposição oral das matérias motivando-o, focando a sua atenção, através da sua participação sistemática em todo o processo explicativo.
	
	
	 
	Apenas as alternativas II e III
	 
	Apenas as alternativas I e III
	 
	Todas as alternativas
	 
	Apenas a alternativa I
	 
	Apenas a alternativa III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502151708)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Chamamos de adolescência o período psicossociológico que se prolonga por vários anos, e se caracteriza pela transição entre:
	
	
	 
	a infância e a idade adulta
	
	a infância até os 18 anos
	
	a adolescência e a fase adulta
	
	o período de 11 aos 17 anos
	
	a infância e a adolescência

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais