Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Aula 3 e Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Aula 3: Empresa e ética: o caráter das organizações
		
	
Ao final desta aula, você será capaz de:
1) Definir o que é o caráter de uma organização
2) Descrever como se forma o caráter de uma organização;
3) Estabelecer claramente o conceito de empresa.
Com certeza, você já ouviu dizerem que o caráter do indivíduo que diz quem ele é. 
Muitas vezes, inclusive, quando um indivíduo tem um comportamento que foge ao padrão estabelecido pela sua comunidade, é considerado “sem caráter”.
Mas, afinal o que é caráter?
Esta é a primeira pergunta sobre a qual devemos refletir. Aliás, refletir não é um hábito dos ocidentais. Somos pouco reflexivos. Mas, no mundo competitivo em que vivemos, precisamos exercer a capacidade de pensar, meditar e refletir. É isso que procuraremos fazer nesta aula, quando refletiremos sobre nós mesmos e sobre as organizações das quais fazemos parte.
É definido pelo dicionário Michaelis como:
“Caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais e que não se tornam hereditários. Fatores que distinguem uma espécie de outra ou de todas as outras do mesmo gênero.”
CARÁTER
Assim, podemos entender que caráter é um conjunto de fatores que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da sua própria espécie.
Entendemos que caráter de um indivíduo é a sua maneira de ser, suas características próprias, seus impulsos, seu temperamento.
É um traço da personalidade, que mostra a forma usual do agir de cada indivíduo. Esse grupo de atributos, bons ou ruins, denota o comportamento, os valores morais e os princípios de cada indivíduo.
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO (EMPRESA)
Para compreendermos melhor as questões do cotidiano empresarial, vamos estudar primeiro o que é uma empresa:
• Semanticamente é um empreendimento, uma atividade produtiva, um negócio; 
• É uma sociedade organizada para a exploração de uma indústria, comércio ou serviços, tendo por objetivo final o lucro;
• No Direito Trabalhista, é a organização do capital e do trabalho, empenhada em atividade econômica.
Quando pensamos em economia, pensamos nas empresas, pois é através delas que a economia é ativada. Normalmente, diz-se que a economia está aquecida quando há demanda, isto é, quando há consumo significando que as empresas estão produzindo e colocando o seu produto no mercado, aquecendo assim a economia de um local, estado ou país.
Basta observarmos a questão de emprego. Ora, quem oferece o emprego? São as empresas, portanto é evidente a importância das empresas a nível mundial!
É importante destacar que algumas empresas chegam a um faturamento superior ao PIB de um país. 
Formação do Caráter de uma Organização
Construir Confiança
"Talvez porque o capitalismo renano, que conformava em tão alto grau o modo europeu de entender a empresa, induzisse a concebê-la não só como um negócio, mas como um grupo humano que leva adiante uma tarefa valiosa para a sociedade, a de produzir bens e serviços mediante a obtenção do benefício".
Veja, estamos falando em algo muito mais abrangente do que o marketing que objetiva apenas a imagem da empresa.
O fato é que a ideia de caráter de cada está intimamente ligada às pessoas que fazem parte da empresa. Logicamente, a alta direção da empresa, principalmente a CEO, terá influencia decisiva na formação deste caráter.
No fundo, é o somatório do caráter de cada componente da empresa que formará o caráter geral da empresa. Normalmente, os iniciadores da empresa forjam o seu caráter que, ao longo do tempo, vai sendo modificado de acordo com o pensamento daqueles que nela fazem parte.
Assim, cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado.
Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
AULA 4 – DILEMA DOS VALORES
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Descrever os conceitos de moral e ética;
2. Identificar dilemas éticos variados;
3. Reconhecer a importância da ética para sociedade.
EXXON VALDEZ
Em 1089, ocorreu um grande acidente ecológico com o petroleiro Exxon Valdez, no Alasca. Um vazamento causou tal acidente porque o capitão do petroleiro estava embriagado.
A empresa Exxon Corporation decidiu, a partir de então, submeter seus funcionários a um exame de detecção do uso de drogas e álcool, orientando todas as filiais espalhadas pelo mundo a fazerem o mesmo, respeitando as leis de cada país.
A decisão teve por objetivo assegurar um ambiente de trabalho saudável, garantindo a qualidade de vida dos colaboradores. Os indicadores foram bastante favoráveis. A prevenção funcionou a contento, Entretanto, houve resistência. Os críticos consideram que os resultados podem ser enganosos porque, além de invadir a privacidade dos funcionários, conferem uma falsa imagem de competência do empregador, sem de fato diminuir os prejuízos para a sociedade.
As responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos.
Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com a relação aos outros.
Assim, valores, moral e ética se complementam.
No mundo corporativo, empresarial, o que deve prevalecer?
O que deve prevalecer na empresa: o respeito aos prazos de entrega dos produtos ou a qualidade dos resultados?
O respeito estrito à privacidade dos funcionários, permitindo o acesso à internet, ou a “tolerância zero”, isto é, a proibição ao uso de equipamentos da empresa para qualquer finalidade particular?

Continue navegando