Buscar

Gabarito AD1 Gestão da Produção 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância 1 - AD1
Período - 2016/2º
Disciplina: Gestão da Produção
Coordenador: Prof. Marcelo Sales Ferreira
Aluno (a): GABARITO
Pólo: ......................................................................................................................................................
ATENÇÃO:
A AD1 deve ser respondida e enviada pela própria plataforma.
Para facilitar a resolução e o envio da AD1 para correção foram criados 2 links ("Arquivo para a resolução" e "Envio para correção"). No primeiro você vai responder a AD1 e salvar em um arquivo (DOC ou PDF) em seu computador. No segundo você vai enviar esse arquivo para a correção da AD1 pelo tutor presencial de seu pólo.
Data final para o envio: 21/08/2016 (domingo) até às 23:55h.
Boa prova!
Questão 01:
Após ler o texto da Starbucks que você encontra disponível abaixo e com base no que você estudou, responda o que se pede:
 
a)Explique como os objetivos de desempenho estão presentes na estratégia da empresa segundo o texto.
Espera-se que o aluno destaque alguns dos seguintes aspectos:
Flexibilidade de mix: exemplificada nas opções de escolha e variedades de cafés. Já a flexibilidade de produto é ressaltada pela importância da inovação e da auatlização dos produtos 
Rapidez: exemplificada na disponibilização de máquina automática de café e uso de cartão
Custo: exemplificada no agrupamento geográfico das lojas como estratégia de eficiência operacional
Qualidade: A preocupação com esse objetivo de desempenho é demonstrada nos serviços complementares, como internet, na motivação dos funcionários e no ambiente.
b) A Starbucks é produtora de bens ou serviços, justifique.
Espera-se que o aluno compreenda que operações dessa natureza produzem um pacote de bens e serviços. O texto ressalta a importância dos dois. Também poderia se aceitar a compreensão de que o processo de transformação é “predominantemente” produtos de serviço. A justificativa é a mistura de elementos tangíveis (bens comestíveis) e intangíveis (serviço de internet, por exemplo).
c) De que forma o perfil e os hábitos do consumidor brasileiro influenciam o mix de bens e serviços da empresa?
O aluno pode explorar a influência dos clientes na estratégia de produção e, consequentemente, nos objetivos de desempenho. Assim, consumidores diferentes demandam bens e serviços diferentes. É possível, ainda, por simples pesquisa de internet, complementar a resposta, ressaltando a presença de itens como pão de queijo nas prateleiras das lojas brasileiras.
Obs.: Você pode complementar sua pesquisa através da Internet.
A STARBUCKS
 Quer tomar um café? Quer algo especial, como um expresso ou um cappuccino? Então talvez devamos ir ao Starbucks, como fazem milhões de outras pessoas. Quem poderia imaginar que alguém pudesse transformar um produto trivial como um café em um luxuoso produto de consumo? O empresário Howard Schultz fez isso 15 anos atrás, quando comprou uma cadeia de 17 lojas em Seattle e a transformou em sucesso mundial. Em 2005, a rede possuía 9.571 pontos de venda em 28 países, o crescimento médio do lucro alcançou fenomenais 30 por cento ao ano. Ao que tudo indica, alguma coisa especial esta acontecendo. 
Qual é o segredo desse desempenho extraordinário? Muito dele tem haver com a estratégia de serviço da Starbucks. Pense no que você recebe quando compra na Starbucks, Certamente você tem a opção de escolher entre cafés exóticos, lattes, cappuccino ou expresso. Você pode, também, comprar um sanduíche, uma sobremesa, um CD de seu artista favorito ou até um pacote de café para uma ocasião especial, Para acelerar o serviço, você pode optar por uma máquina automática de café expresso ou um cartão pré-pago da Starbucks. Em algumas lojas, você pode ate usar o serviço Starbucks Express, que usa de banda larga da internet a fim de oferecer um serviço mais veloz. Os clientes podem pedir e pagar bebidas e doces por telefone ou no site da Starbucks, e o pedido estará disponível para ser retirado. Em cerca de 1.200 pontos de venda nos Estados Unidos e na Europa, você pode acessar a Internet enquanto saboreia seu java (café da ilha de Java). Também tem o ambiente Luxuoso, ou 'hip' (como dizem alguns clientes), que estimula a conversa e a socialização, além do serviço atencioso do quadro de 'baristas'. 
A estratégia da Starbucks vai além dos serviços e produtos oferecidos aos clientes. A empresa gosta de agrupar lojas em um bom mercado para aumentar a renda total e a participação nesse mercado, porque é mais barato administrar lojas localizadas próximas umas das outras. Por exemplo, ha uma loja Starbucks para cada 9.400 pessoas em Seattle. Os 62 quilômetros quadrados de Manhattan abrigam 124 lojas Starbucks, cerca de uma loja para cada 12.000 pessoas, A Starbucks é capaz de projetar e abrir uma nova loja em 16 semanas, ou menos e recuperar o investimento inicial em três anos. 
Embora o modelo de negócios da Starbucks tenha tido sucesso, ele enfrenta alguns desafios, Por exemplo, para manter seu crescimento em um mercado doméstico saturado, ela depende de mercados internacionais. A expansão global oferece riscos, e o menor deles não é a baixa lucratividade por loja. A maior parte das lojas internacionais são operadas por sócios, o que reduz a participação da Starbucks nos lucros. 
Além disso, o perfil dos clientes esta mudando. O sucesso da cadeia foi amplamente construído sobre os baby boomers (1). Uma nova geração de jovens clientes em potencial e mais avessa ao poder e a imagem da marca Starbucks e indiferente a imagem de sofisticados bebedores de café com leite e admiradores de rock estridente. Café a três dólares por xícara não é uma grande atração e isso faz com que eles se sintam indesejados nas lojas da Starbucks, onde as únicas pessoas que são como eles estão atrás do balcão. O modelo de negócios depende também de empregar muitos trabalhadores com salários baixos, Mantê-los felizes é o segredo do sucesso dos serviços oferecidos nas lojas Starbucks - um desafio importante em um ambiente que tradicionalmente oferece salários baixos em longas e árduas horas de trabalho. 
Muitas das inovações que a Starbucks esta fazendo em lojas selecionadas são projetadas para atrair a nova geração de clientes. As empresas de sucesso precisam avaliar constantemente suas estratégias e atualizar os produtos e serviços que oferecem para refletir as mudanças na faixa demográfica e nos desejos dos clientes.
Fonte. Stanley Holmes, "Planet Starbucks", Business Week, 9 set. 2002, p. 100-110. Disponível em: <www.starbucks.com>. 2004.
(1) Geração de indivíduos que nasceram após a geração da década de 1960 (Guerra do Vietnã). Pesquisas indicaram um alto índice de natalidade nesse período, como resultado do retorno dos combatentes de guerra a seus lares. (N. T,).

Outros materiais