Buscar

PIM 2 Marketing unip

Prévia do material em texto

6
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
 SUPERIOR TÉCNICO EM MARKETING
RAIANA CRISTINA DA SILVA FARIA – RA 2074328
PIM II – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 
STARBUCKS
BAURU – SP
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
A EMPRESA
SUA ATUAÇÃO
1.	ECONOMIA E MERCADO	5
1.1	QUESTÕES MICROECONÔMICAS	5
1.2	QUESTÕES MACROECONÔMICAS	6
2.	RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS	6
3.	MATEMATICA APLICADA	7
4.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	7
5.	REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS	8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentado tem como objetivo um estudo de caso sobre a empresa Starbucks, apresentada para a pesquisa desenvolvida no projeto multidisciplinar, tendo como característica a elaboração de um projeto onde o aluno aplica o conhecimento adquirido através das disciplinas aplicadas no curso sendo essas: economia e mercado, recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada.
O proposito do projeto é demonstrar as necessidades de aperfeiçoar o funcionamento de uma empresa, através da gestão de produtos, compra e venda. Sendo o Starbucks uma empresa multinacional norte-americana com a maior cadeia de cafeterias no mundo.
A EMPRESA
	A Starbucks surgiu em 1971, em Seattle, como iniciativa de três sócios apaixonados por café. A princípio, a empresa vendia apenas grãos de café, vindo de várias partes do mundo, e outras mercadorias que possuíam relação com o café no varejo.
 Em 1981, à procura de um desafio maior, Howard Schultz, na época vice-diretor de uma empresa de utensílios domésticos, ficou interessado na pequena empresa verejista. Já na primeira visita à Starbucks, Schultz empolgou-se com o clima e com a qualidade do café ali vendido. Um ano depois, ele largou o emprego e assumiu o cargo de diretor de operações de varejo e marketing na Starbucks.
Durante uma viagem à Itália em 1983, Schultz entrou em contato com o conceito de Coffee bar (bar de café expresso ou cafeteria), que já era muito popular no país. Ao ver o enorme sucesso dos Cafés italianos, resolveu incorpora-lo ao Starbucks. Essa experiência bem-sucedida deu origem à companhia, Il Giornale, fundada em 1985 por Schultz. Esta passou a oferecer café normal e expresso, além de outras bebidas feitas com grãos de café da Starbucks. 
Em 1987, a Il Giornale adquiriu a Starbucks e passou a se chamar Starbucks Corporation, começando assim um rápido processo de expansão. Em 1992, a Starbucks passou a participar do Mercado Nacional Nasdaq, onde é indicada pelo símbolo “SBUX”. Já em 1995, a Starbucks abria uma nova loja quase diariamente. No fim dos anos 90 e início de 2000, era possível tomar uma xícara de café da Starbucks em diferentes localidades e culturas como: Canadá, Japão, Havaí, Cingapura, Filipinas, Taiwan, Tailândia, Nova Zelândia, Malásia, Reino Unido, China, Kuwait, Coréia, Líbano, Dubai, Hong Kong e Changhai.
SUA ATUAÇÃO
São mais de 15 mil lojas espalhadas pelo mundo. No ano de 2007, a marca bateu seu próprio recorde e foram abertas 2.571 lojas, em média 7 lojas por dia.
Transformar seus produtos em emoção, envolvendo seus consumidores tornando-os fiéis à marca e os conduzindo aos consumidores. Fazer com que os seus produtos evoquem e envolvam as emoções dos consumidores e alimentem as pretensões de uma vida melhor.
As lojas do Starbucks são conhecidas nos Estados Unidos como “terceiro lugar”, pois os americanos consideram as lojas como um terceiro lugar favorito para passarem seu tempo, ficando atrás somente de suas residências e empresas.
A Starbucks, leva sua cultura empresarial de forma séria, fazendo que os funcionários se mantenham sempre alinhados e comprometidos com a missão da empresa. Parte delas são:
· Oferecer um excelente ambiente de trabalho, tratando uns aos outros com respeito, dignidade e igualdade.
· Altos padrões de compra dos insumos, fazendo um produto de melhor qualidade.
· Gerar sentimentos de entusiasmo e satisfação aos seus clientes o tempo todo.
· Contribuir positivamente para as comunidades e para o meio ambiente.
· Reconhecer que a sustentabilidade é uma das palavras chaves para se obter sucesso futuramente.
É evidente aos consumidores que entram em qualquer uma das lojas Starbucks, o cuidado e zelo existente no estabelecimento. Independente de sua fama mundial, todas as lojas são exatamente iguais à primeira loja em Seattle.
As cafeterias ficam localizadas em locais estratégicos, com uma grande circulação de pessoas. A decoração das lojas é voltada para oferecer sensações de romance, conforto e bem-estar. Parte disso, envolve-se as poltronas totalmente macias e aconchegantes.
As lojas também fazem questão de trabalhar fortemente no aroma de café do ambiente, desta forma, os funcionários são proibidos de utilizarem perfumes de fortes fragrâncias, que possam inibir ou se misturar com o aroma de toda a loja. 
ECONOMIA E MERCADO
Sobretudo a economia se constitui nas formas de conduta humana, que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, este conhecimento está profundamente ligado à política das nações e a existência das pessoas. 
A economia visa a analise dos principais problemas econômicos da sociedade, o que produzir para quem produzir, quando produzir e em qual quantidade. Isto é, a análise da eficiência e da equivalência. 
A ciência econômica é estudada em dois níveis a microeconomia e a macroeconomia.
1.1 QUESTÕES MICROECONÔMICAS
A rede Starbucks atua em diferentes regiões do mundo, em alguns lugares a população não tinha o hábito do consumo do café. Porém, a Starbucks levou seu conceito diferenciado, fazendo com que as pessoas tomassem gosto pelo café. E nas regiões onde as pessoas já apreciavam o café comum, a Starbucks entrou como um novo conceito social, com o objetivo de complementar o hábito, fazendo de um produto que embora seja mais caro, tem um valor agregado superior. 
1.2 QUESTÕES MACROECONÔMICAS
 Apesar de que modificar conceitos e sentimentos seja uma coisa tão simples, a Starbucks, devido sua seriedade, qualidade do produto e destaque da marca, a franquia abre uma média de 50 lojas por mês por todo o mundo. Além de, traçar um objetivo de refúgio e impessoalidde aos seus consumidores, diferente de como são tratados em centros urbanos.
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 
A disciplina em questão tem relação com diversos conceitos de grande importância. O objetivo desses recursos é prover processo com materiais importantes e indispensáveis para a conclusão de um produto produzido pela empresa e satisfazer o ciente interno da companhia. 
O recurso material diz respeito ao capital da empresa, toma-se como amostra, os prédios, veículos, maquinas entre outros. Materiais esses que podem ser classificados como tangíveis e intangíveis.
Os recursos tangíveis são todos aqueles que podem ser tocados, isto é, coisas físicas como equipamentos, terreno e etc. O recurso intangível se classifica o oposto, ou seja, imateriais patentes, logotipo, softwares e etc. Consequentemente é de extrema importância administrar esses recursos, pois esses são essenciais para o produto final.
Para uma boa movimentação do produto a organização precisa gerenciar o estoque e as compras, pois é através dessa área que será definido o que e quanto será necessário comprar, além de conceder informações necessárias sobre a venda dos produtos. Já que uma boa gestão de estoque representa economia e lucro.
Em 2018 a Starbucks fechou uma grande parceria com uma grande empresa chinesa que garante aperfeiçoar suas operações no mercado chinês, assim como otimizar sua gama de suprimentos e seu gerenciamento de estoque.
MATEMATICA APLICADA 
A matemática aplicada é utilizada em grande parte das áreas do conhecimento cientifico e tecnológico, os conhecimentos básicos dessa disciplina são de extrema importância para a solução de cálculos complexos. O termo “aplicada” refere-se ao fato de utilizamos rotineiramente para resolver questões do dia-a-dia, podendo a mesma ser usada em grandes empresas, assim como em pequenos comércios, a matemática não se restringe apenas a coisas especificas, como números,ela esta presente em nosso cotidiano e está presente nas coisas mais simples, como por exemplo fazer compras no supermercado.
 A marca Starbucks é seu principal ponto forte, em seguida o valor em que está avaliada, aproximadamente 44 bilhões de dólares. Por ter um posicionamento bem contundente, a marca influencia muito em seu publico isso faz com que a demanda de procura seja grande, a exigência de qualidade faz com que agregue valor e aumente a lealdade á marca. Pode- se verificar que o preço dos produtos seja uma fraqueza na marca, pois determina o volume de suas economias em escala, mesmo que o consumo e a procura sejam significativos, o preço ainda lidera e desacelera o crescimento disponível para concorrer. O crescimento da marca pode se desenvolver atrás de novas verticais, como inaugurar novas lojas menores para públicos cientes do valor, principalmente em cidades menores onde o recall da marca pode se ajustar muito bem ao preço.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A realização desse estudo proporcionou melhor entendimento sobre as disciplinas abordadas nesse semestre. O estudo de caso sobre a Starbucks foi desafiador, já que se trata de uma multinacional, conciliar seus dados, estrutura de mercado e estruturas organizacionais foi de suma importância, pois proporciona outras perspectivas sobre as matérias estudadas. 
1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
QUEIROZ, Adolpho et al. STARBUCKS: um fenômeno mercadológico em dose diária. Dourados: Unigran, 2012. 14 p.
STARBUCKS. Starbucks Company Profile. Seattle: Online, 2015.
STARBUCKS. Sobre: Nossa empresa. Seattle: Site da Empresa, [s.i].
GRACIOSO, Alexandre. STARBUCKS: estudo de caso. São Paulo: Espm/exame, 2008.
 Analise Swot do café Starbucks. Disponível em: <https://digitalwale.com/analise-swot-do-cafe-starbucks/>. Acesso em: 25 maio 2020
CONSUMO, Imprensa Mercado &. Starbucks fecha parceria para investimentos em tecnologia na China. 2020. Disponível em: https://www.mercadoeconsumo.com.br/2020/04/28/starbucks-fecha-parceria-para-investimentos-em-tecnologia-na-china/. Acesso em: 25 maio 2020.
 ECONOMISTA, O. Conceito de Economia. 2009. Disponível em: https://www.oeconomista.com.br/conceito-de-economia/. Acesso em: 23 maio 2020
 Livro texto das disciplinas.

Continue navegando