Buscar

Introdução a radiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

introducao a radiologia
	Como médicos, devemos saber indicar um exame de imagem, como solicitar, o padrão desse exame e o que avaliar. Quando você vai solicitar um exame? Eu tenho que ter indicação clínica. Por que eu to pedindo esse exame? Reconhecimento do risco prévio de exame, custo-benefício, reconhecimento do espectro de exames, etc. Tem que saber como é feito. As vantagens e as desvantagens. Terminologia, tem que saber os termos técnicos para entender o relatório. Na prova de imagem só cai tórax!!
	→ Métodos: Radiologia convencional é o Raio X, exemplo, radiologia de tórax, de pé, da mão. Tomografia computadorizada usa raio X também, mas na TC você usa um aparelho diferente. Ultrassonografia não usa raio X. Ressonância magnética já usa radiofrequência. Medicina nuclear é outra especialidade medica. Densitometria óssea é outro exame muito especifico que avalia a densidade óssea. Quem pede muito é o ginecologista pra avaliar a idade óssea de mulheres que já estão na menopausa. Qual o melhor método de diagnóstico por imagem? Depende. O melhor método é o que resolve o problema do paciente. 
	→ Radiologia convencional: É importante saber o espectro eletromagnético dos raios. O raio X e os raios gama são considerados raios de alta energia. O problema dos raios de alta energia é que eles vão causar algum dano celular, podendo ser mínimo ou não. Os raios gama, por exemplo, são usados na medicina nuclear, o médico faz uma radioterapia pra destruir o câncer, ele destrói a célula, agride o tecido. O raio X também, porem em menor quantidade. Então, o raio X é utilizado na radiologia convencional, na tomografia computadorizada e na densitometria óssea. Qual a diferença da radiologia convencional pra tomografia? A tomografia usa muito mais raio X. Ela aumenta a quantidade de raio X pois o raio X que passa dá a volta no corpo todo, enquanto a radiografia é só no local. A ressonância é baixa energia, nem usa raio X, mas sim radiofrequência. Raios gama e raios X são radiações ionizantes, eles ionizam a célula. Gestante deve se preocupar com os raios gama e X por causa do feto que está em desenvolvimento, o que não quer dizer que eu não possa indicar. Luz visível, infravermelho, micro-ondas, radar (ultrassom, não tem radiação, onda mecânica) são outros métodos. Os efeitos biológicos que a radiação ionizante pode causar é na pele, no olho, neoplasia, efeito agudo, imunodepressão, etc. A imagem são tons de cinza. Pois é mais agradável, agride menos os olhos, tem um aspecto maior de tonalidade que possamos trabalhar nos aparelhos, etc. 
	Quais são as densidades que a gente tem em radiologia convencional? A gente trabalha com 5 densidades: a primeira é o metal, a cor vai ser branco, brilhante. A absorção nós dizemos que é T, que quer dizer tudo. Como é metal, ele reabsorve todo o raio X. A gordura a absorção é pouca, vai ser um cinza escuro, quase preto. A agua vai ter uma absorção media, e a cor vai ser cinza claro. O ar não vai ter reabsorção nenhuma, então a cor vai ser preta. PROVA!!! Exemplo: o metal é branco. O cálcio seria os ossos, é branco também, mas não é tão branco quanto o metal. Partes moles é a mesma coisa que agua. Partes moles é tecido de qualquer víscera, musculatura, etc. É um cinza claro ao redor dos ossos, na loja tenar, que é a musculatura do polegar. Gordura na mão quase não tem, o subcutâneo é muito fino. O ar é o preto. 
	Quanto as densidades da radiologia convencional, o ar eu digo que a imagem que aparece preta é uma imagem radiotransparente. A gordura, que é o cinza escuro, é radiotransparente também. Então, a diferença da gordura pro ar, você olha na imagem, o ar é preto e a gordura é cinza escuro. A agua eu considero uma imagem hipotransparente. O osso e o metal são brancos, eu descrevo como imagem radiopaca. Então, em uma radiografia vai aparecer: lesão hipotransparente medindo tantos centímetros, localizado no local tal, e você vai ver o que ela sugere. Tem também os sinônimos: radiotransparente é a mesma coisa que transparente, que é a mesma coisa que hipertransparente, que é igual a lucente, que é igual a radiolucente. As estruturas que podem ser descritas desse jeito são o ar e a gordura. Hipotransparente são as partes moles e a agua. Opacidade é a mesma coisa que opaco e radiopaco, que é o branco, que é o cálcio e o metal. O problema da radiografia é que ela só tem um plano, logo, ela achata as estruturas. Tem a sobreposição de imagens. Não tem profundidade. Por isso na radiografia eu tenho que ter duas incidências, dois planos para eu poder avaliar. Você diz que as imagens são projetadas, pois é uma imagem em cima da outra, não tem profundidade. Eu preciso saber os planos das radiografias. Na maioria das vezes é frontal e lateral. As incidências são: AP (anteroposterior), PA (póstero-anterior), perfil direito, perfil (lateral) esquerdo, obliquo direito/esquerdo, etc. É necessário saber as básicas apenas.
 Vantagens da radiografia: acessível, tem em todo lugar; é barato; serve como documento inicial, de arquivo, as imagens são digitalizadas, você pode guardar. Desvantagens: radiação; sobreposição de planos, eu não tenho profundidade; e as dimensões.
 → Tomografia computadorizada: o paciente tem que ficar deitado e imóvel, sendo assim, não é indicado para síndromes convulsivas, por exemplo. Os cortes são sempre feitos em cortes axiais. Eu faço um corte axial e vou reconstruir em um corte sagital e coronal. Na tomografia, eu programo a espessura, eu não tenho mais a sobreposição de imagens. Os cortes são menores de 1mm. Terminologia: densidade. Pra radiografia eu usava transparência. A tomografia mede a densidade. Uma lesão hipodensa é uma lesão com baixo poder de atenuação, logo, a cor vai ser cinza ou preto. Hiperdenso é branco, vai ter um alto poder de atenuação, vai absorver mais. No raio X o osso é branco, chamado de radiopaco; na tomografia é igual, também vai ser branco, porem será hiperdenso. Sangue vivo, hemorragia também é hiperdenso. Isodenso é igual/semelhante a. isodensa é a densidade igual ou parecida com. Se eu to no fígado, e eu tenho uma lesão isodensa, ela é isodensa ao parênquima adjacente em que ela está. Eu vou precisar também de contraste. Após o contraste, eu descrevo a lesão como não captante, hipocaptante, hipercaptante ou isocaptante. Vantagens: elimina a sobreposição de imagens; dimensões são precisas, eu consigo aferir muito bem; pode ser realizado em qualquer momento; existe um arquivo de mais ou menos 5 anos das imagens, ficam arquivadas. Desvantagens: radiação; tipo do meio de contraste (em caso de alergia). Outros recursos da TC: a unidade de medida é de unidade Hounsfield, que foi quem criou o tomógrafo. A TC é o melhor método pra avaliar um AVE hemorrágico.
 → Ressonância magnética: Não tem radiação, é radiofrequência. Laudo da ressonância magnética. A gente trabalha com intensidade do sinal. Tem haver com radiofrequência. Hiperintenso é um sinal forte, a cor na imagem é branco. Hipointenso é um sinal fraco, logo a cor na imagem é cinza. Isointensa é igual ao parênquima adjacente. E um sinal intermediário é entre o hiperintenso e o hipointenso. Uma curiosidade é sobre T1 e T2 se refere ao tempo, tempo curto e tempo longo. A agua, em T1 a cor vai ser cinza, e em T2 vai ser branca. Cálcio não tem sinal nem em T1 e nem em T2. O que cai é saber ler o laudo!!! É o padrão ouro pra observar o crânio. Contraindicações relativas: você pode indicar mas com cuidado. São pacientes claustrofóbicos ou com síndrome do pânico; gravidez; monitorização intensiva, presença de corpo estranho (ferro magnético). As contraindicações absolutas são pacientes com marca-passo; estimuladores neurossensoriais; clipes vasculares de aneurisma; corpo estranho metálico. PROVA!!! Vantagens da ressonância: não utiliza radiação; qualidade do contraste é excelente; utiliza qualquer um dos planos anatômicos; o meio de contraste é um dos mais seguros, quase não tendo reação. As desvantagens são os riscos potenciais dos projeteis; torção de objetos (se tem aparelhotem que tirar pra não atrapalhar a imagem); o exame demora. O contraste é o gadolínio, por isso não tem muita reação. Reações adversas são raras. Contraindicação para o contraste é a insuficiência renal. 
 → Ultrassonografia: Trabalha com ultrassom, que é uma onda mecânica que não podemos ouvir. Possui um cristal que muda formas diferentes de energia, ele pega energia mecânica e transforma em energia elétrica. Cada sonda tem uma função especifica de cada área. Vantagens: não utiliza radiação; é portátil; imagem em tempo real; posso fazer em qualquer lugar; o custo é barato. Desvantagens: operador e relatório. O ultrassom depende de quem faz. Terminologia: ultrassonografia trabalha com ecogenicidade. Hiperecogenico ou hiperecoico a cor é branco. Hipoecogenico ou hipoecoico a cor é cinza. Anecogenico ou anecoico a cor é preto. O melhor método pra avaliar líquidos é a ultrassonografia. O cinza pode ser qualquer víscera do corpo, e o branco pode ser gás ou calcificação.
 → Medicina nuclear: Só precisa saber que trabalha com cintilografia.

Outros materiais