Buscar

AV2 TÓPICOS EM LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308330948)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
		
	
Resposta: a) mitos são como crenças que criamos com a nova vivencia sobre assuntos diversos, mas que na verdade nao possuem uma comprovação científica. b) as pessoas surdas são vistas como incapazes de entender e de conseguirem um aprendizado nas escolas comuns ou até mesmo de produzirem cultura. c) o intérprete não deve se sobrepor aos professores e sim trabalhar desmistificando todo esse entendimento errado que se tem sobre as pessoas surdas.
	
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308326910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1- EM Língua Portuguesa o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)
		
	
Resposta: os adverbios indicam o tempo verbal da frase (futuro, presente, passado) e geralmente são colocados no início da frase para o melhor entendimento.
	
Gabarito: R: São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308702668)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à Língua de Sinais, que exige uma associação entre língua e os sinais, normalmente as pessoas apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
		
	
	Haveria uma única língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
	
	A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial com conteúdo restrito.
	
	A Língua de Sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos.
	 
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção e percepção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visual-espacial.
	
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade semelhante às línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva é estabelecida através do canal oral-auditivo também.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308702575)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A lei 10.436/02, no artigo primeiro, parágrafo único, dispõe que entende-se como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Assinale a ÚNICA opção correta:
		
	
	Língua Gestual Brasileira
	
	Língua de Sinais Kaapor
	 
	Língua Brasileira de Sinais
	
	Linguagem Brasileira de Sinais
	
	Linguagem Gestual Brasileira
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308713222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A LIBRAS é considerada pela Lingüística como língua natural, ou seja, um sistema linguístico legítimo e não como uma patologia da linguagem. Comparando-a com as línguas orais, apenas sua modalidade se difere. Marque a opção que denomina corretamente a que tipo de modalidade a LIBRAS se estrutura:
		
	
	Modalidade motora-manual.
	 
	Modalidade visual-espacial.
	
	Modalidade oral-espacial.
	
	Modalidade visual-auditiva.
	
	Modalidade oral-auditiva.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308716530)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os advérbios de tempo são utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase. Marque a ÚNICA opção que NÃO apresenta exemplos dessa categoria gramatical:
		
	
	Cedo, depois, antes, sempre.
	
	Ontem, hoje, amanhã, já.
	
	Cedo, depois, agora, sempre.
	
	Antes, já, cedo, anteontem.
	 
	Mais que, como, amar, sobre.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308326903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A formação de sentenças em LIBRAS ocorre seguindo uma estrutura própria das Línguas de Sinais, ou seja, na LIBRAS a ordem básica é a ordem direta, seguindo a ordem a sentença é Sujeito - Verbo - Objeto. Das sentenças abaixo, identifique a que mais é utilizada, isto é, aquela que aparece Na LIBRAS sem restrições.
		
	
	A fruta, o menino comeu.
	
	A bola, João jogou na parede.
	
	Uva, Pera, Maçã, o menino gosta dessas frutas.
	 
	O Menino comeu a fruta.
	
	No cesto de lixo, a bola caiu.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308702604)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como:
		
	
	Verbos direcionais.
	
	Verbos espaciais.
	 
	Verbos não-direcionais.
	
	Verbos visuais.
	
	Verbos manuais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308670777)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para melhor entendimento do diálogo numa interação comunicacional em Libras se faz necessário enfatizar o que está sendo dito por meio dos sinais. Assim, qual o melhor recurso para garantir que a comunicação ocorra de forma efetiva?
		
	
	As configurações de mãos
	
	Os classificadores
	 
	A orientação
	
	A datilologia
	 
	As expressões faciais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308332446)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando que a literatura surda possui valor social, algumas iniciativas literárias produzidas para surdos e por surdos têm contribuído para ampliar e divulgar a cultura surda. Como exemplo, pode-se citar:
		
	
	Dançando no escuro
	 
	O som do silêncio
	
	O Enigma de Kaspar Hauser
	
	O silêncio
	 
	Janela da alma

Outros materiais