Buscar

AV 2016 Didática

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	Fechar
	CEL0304_AV_ » DIDÁTICA  
	Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1     Av. Parcial.: 2     Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 59306)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire, responda: a) qual a função da escola? b) qual o papel do professor? c) qual o papel do aluno?
		
	
Resposta: a) Local para troca de conhecimento entre professor e aluno e realização de debates sociais e políticos b) Transmitir conhecimento para o aluno, o capacitando a mudar a sua realidade social c) identificar os fatores que lhe oprimem, para tentar transformar a sua realidade social e política
	
Gabarito: 
a)Conscientização acerca da realidade, transformação da sociedade, libertação da condição de opressão; 
b) Autoridade competente e democrática, aquele que ao ensinar, aprende; 
c) Sujeito protagonista do processo de aprendizagem, protagonista da história. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 38605)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	É comum a substituição da palavra prática pela palavra práxis no contexto educacional; e ao se fazer a substituição, pensa-se estar resolvendo um problema teórico ao se colocar em prática o conhecimento científico. A prática, aqui, nesse sentido, é concebida como prática utilitária, isto é, aquela que é usada para satisfazer necessidades imedidatas da vida cotidiana. A práxis, por sua vez, corresponde:
		
	
Resposta: Ao modo de praticar, realização de algo.
	
Gabarito: Corresponde à atividade humana transformadora da realidade natural e humana; não é uma prática pedagógica qualquer, a prática pela prática e sim uma prática, uma ação docente refletida, fundametnada, consciente da realidade educacional, envolve refletir sobre e na prática para reorientar as ações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 90003)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Prof. Dr. Antônio Nóvoa , em entrevista feita pela Revista Salto, apresenta duas competências necessárias a pratica do professor: "o professor como um organizador do trabalho escolar, nas suas diversas dimensões e o professor como alguém que detém e compreende um determinado conhecimento e é capaz de o reelaborar no sentido da sua transposição didática, como agora se diz, no sentido da sua capacidade de ensinar a um grupo de alunos". Quanto a capacidade de ensinar a um grupo de alunos os conteúdos a serem ensinados, entendemos que:
1 - Não basta deter o conhecimento para o saber transmitir a alguém, é preciso compreender o conhecimento, selecionar o que é relevante para a (re) elaboração do aluno. 
2 - Não basta deter o conhecimento para o saber transmitir a alguém, é preciso compreender o conhecimento, ser capaz de o reelaborar e de transpô-lo em situação didática em sala de aula. 
3 - Não basta deter o conhecimento para o saber transmitir a alguém, é preciso ser capaz de ter domínio de turma e atenção dos alunos para a exposição do conteúdo a ser ensinado.
Estão corretas:  
		
	
	apenas a 3 está correta
	
	as afirmativas 1 e 3 estão corretas 
	
	somente a afirmativa 1 está correta
	
	as afirmativas 2 e 3 estão corretas
	
	as afirmativas 1 e 2 estão corretas
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 262894)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"O verbo ensinar é transitivo e admite tanto complemento direto, respondendo à pergunta: 'ensino o quê?', quanto indireto, indicando 'a quem' ensino. Ora, essa função de ensinar algo a alguém vai encontrar seu território preferencial na escola. Nesta, assume seu aspecto formal e as situações didáticas são organizadas, planejadas, deliberadas, escalonadas em etapas e subdivididas conforme as características dos produtos do ensino" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 16). Logo, o que contribui para a eficiência do ensino é:
		
	
	Apenas os conhecimentos do professor na disciplina que leciona.
	
	A competência das instituições de ensino para organizar os currículos.
	
	Apenas a utilização de métodos e técnicas de ensino em sala de aula.
	
	Apenas a definição de conteúdos e de técnicas de aprendizagem.
	
	A constituição de um corpo de conhecimentos sobre o ensino, denominado Didática.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 30256)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Aprender fazendo é o princípio básico da Escola Nova, também, denominada de escola ativa ou progressivista ou ainda pragmatista. Segundo os educadores progressistas, falta aos professores dessa prática pedagógica escolanovista voltar a atenção para:
		
	
	a constatação do fenômeno
	
	o objeto de estudos
	
	o rendimento escolar
	
	o domínio cognitivo
	
	a visão crítica de mundo
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 30436)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A seguir, são apresentadas quatro grandes tendências pedagógicas. Dentre elas, assinale aquela que NÃO está apresentada corretamente: 
		
	
	A Pedagogia Tradicional é uma proposta de educação centrada no aluno. Cabe ao aluno apresentar seus interesses e dúvidas para que o professor possa planejar a partir desta demanda. 
	
	A Pedagogia Libertadora tem em sua proposta a atividade escolar pautada em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata na busca de uma atuação para que se possa transformar a realidade social e política. 
	
	A Pedagogia Tecnicista tem como finalidade preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, valorizando resultado, sendo fundamentada na psicologia behaviorista. 
	
	A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos compreende que o conteúdo escolar não pode se restringir a questões sociais atuais, ou seja, questões do senso comum. Defende que o aluno precisa do domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa interpretar as experiências de sua vida e defender seus interesses de classe. 
	
	A Pedagogia Renovada inclui várias correntes que, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da Escola Nova, que tem por princípio norteador a valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 39697)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	São etapas imprescindíveis na elaboração do conjunto de planos de uma instituição que servirão à organização e à consolidação de um processo de planejamento. Entre as etapas de um plano de ensino destacam-se 
		
	
	Objetivos, instrumentos e atitudes
	
	Objetivos, conteúdos e avaliação
	
	Programação, objetivos e avaliação
	
	Avaliação, estratégias e atitudes
	
	Conteúdos, cronograma e atitudes
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 39679)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Dados os seguintes objetivos: "elaborar duas frases, aplicando a regra do uso da vírgula, consultando a gramática", "No período de cinco minutos escrever o presente do indicativo do verbo cantar", "Após uma hora de estudo definir quatro classes gramaticais". Considera-se como exemplo de objetivos: 
		
	
	amplos
	
	gerais
	
	críticos
	
	operacionais
	
	abstratos
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 47956)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	(CETRO/SP- 2008) Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é 
		
	
	sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e grupos involucrados. 
	
	realizado, essencialmente, por meio de apresentações de danças, músicas e outros aspectos das diversas culturas.uma preocupação apenas das disciplinas afins, como Sociologia, Filosofia, Língua Materna e Educação Artística. 
	
	mediado por um currículo específico e exclusivo para determinados subgrupos no interior da escola. 
	
	determinado pelos órgãos competentes, devendo a escola cumprir o planejamento educacional, independente do planejamento da escola.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 90030)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para Isabel de Alarcão (2001), a escola reflexiva reflete sobre si mesma e coloca em destaque a relevância da participação dos professores como principal elemento na compreensão do seu papel social e educacional. Paiva (2003) complementa a reflexão sobre a escola que se pretende reflexiva, que é: "a soma das subjetividades torna mais rico o discurso" (p.31). Correlacionando os dois pensamentos pode-se concluir que para a ação transformadora da escola torna imprescindível: 
		
	
	a formação continuada do professor para estudos de novas formas de abordagem técnica dos conteúdos que possam identificar o aluno criativo e habilidoso
	
	o planejamento da leitura polifônica da realidade para formação do aluno intelectual e preservador de sua realidade 
	
	a gestão voltada para a coordenação das ações pedagógicas a partir da preservação e manutenção de valores de respeito aos saberes do professor
	
	A formação continuada do professor para melhor compreender as normas educacionais naquele espaço educacional.
	
	a formação continuada do professor como espaço de reflexão sobre a realidade da escola deve ser garantida na organização da escola que queremos para a construção necessária à qualidade da educação
		
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
Parte inferior do formulário

Continue navegando