Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL exercício aula 8

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	Fechar 
	
	
		  EDUCAÇÃO ESPECIAL
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0249_EX_A8
	
	
	Data: 25/05/2016 09:31:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504894708)
	Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	O aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em classe comum de escola regular. No contexto escolar, o trabalho pedagógico proposto deve valorizar os seguintes aspectos. EXCETO:
		
	
	Desenvolver o seu processo de aprendizagem.
	
	Um ambiente estimulador e desafiante para o aluno.
	
	A segregação do convívio social na comunidade escolar
	
	Leituras e manejos adequados das regras sociais.
	
	Promover o bem-estar e oportunidades de interações sociais
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504694802)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (1) 
	
	Um importante número de crianças incluídas nas escolas da rede públicas são portadores dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. Marque a alternativa que caracteriza corretamente esses transtornos: 
		
	
	São alunos que apresentam interesses restritos, estereotipados e repetitivos além de prejuízo na interação social e na comunicação.
	
	São doentes psiquiátricos crônicos que mantém fraco contato coma realidade em função dos seus prejuízos cognitivos.
	
	São alunos psicopatas que não possuem superego que se desequilibram ao enfrentarem uma frustração e sua libido está fixada na fase oral.
	
	São os psicóticos que já sofreram uma sucessão de surtos em função dos seus desequilíbrios emocionais. 
	
	São todos os alunos que se enquadram no quadro de deficiência intelectual e apresentam o desenvolvimento abaixo do esperado em todos os aspectos da inteligência. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505219438)
	Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	O aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento apresenta variações e diferenças em relação à interação social, comunicação, comportamento, interesses repetitivos e estereotipados e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.
A inclusão do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, segundo  a legislação atual, deve acontecer :
		
	
	em escola regular acolhedora, que respeite as especificidades e particularidades de todos, inclusive dos alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento.
 
	
	unicamente em um centro educacional especializado, onde o atendimento deverá acontecer isoladamente devido a grande dificuldade do aluno em permanecer em grupos. 
 
	
	em centro educacional especializado, pois a escola regular não pode matricular crianças com comportamentos tão diferenciados.
 
	
	em escola especial, realizando um trabalho isolado, específico com o aluno e sua família.
	
	em escola especial, pois a legislação atual não garante o acesso e permanência do criança/jovem com TGD na escola regular.
 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505221050)
	Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	O americano Jason McElwain, 18 anos, diagnosticado com autismo e apaixonado por basquete, protagonizou uma história incrível. 
No dia 15 de fevereiro de 2006, o técnico da escola deu o uniforme do time a McElwain e o avisou de que se, no final da partida o time estivesse liderando o placar com folga, ele poderia entrar. Faltando quatro minutos para o fim da partida e com uma diferença de dois dígitos, Jason entrou em quadra. 
 McElwain acertou seis arremessos de três pontos e mais um de dois pontos, totalizando 20 pontos em pouco menos de quatro minutos. A cada cesta convertida, a torcida explodia no ginásio da escola. O time de McElwain venceu por 79 a 43. O show de Jason foi eternizado ao receber o prêmio ESPY de melhor momento do esporte em 2006.
Fonte:  http://www.espbr.com/busca/Mcelwain
A história de McElwain revela que o processo de inclusão educacional no desenvolvimento da pessoa com TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento):
 
		
	
	nada significa, pois o tratamento médico será o único responsável pelo avanço no processo de desenvolvimento da pessoa com TGD.
 
	
	prejudica o desenvolvimento do aluno com TGD, dificultando histórias de superação como a de McElwain.
 
	
	possui uma importância significativa, pois o ingresso da criança com TGD em um processo de inclusão escolar, marcará um enorme diferencial no desenvolvimento do indivíduo.
 
	
	revela que somente a estimulação familiar promoverá todo sucesso no desenvolvimento da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento.
 
	
	é significativo, desde que o aluno permaneça somente em uma escola especial, segregado do convívio com outros alunos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505398076)
	Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba (1 de 1) 
	
	De acordo com Decreto 7611 de 2011 e lei do autismo 2012, o aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em:
		
	
	classe comum de escola regular.
	
	centros de atendimento especial
	
	escola especializada em transtornos 
	
	classe especial de atendimento
	
	centros especializados municipais
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504694811)
	Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (1) 
	
	Transtorno Global do Desenvolvimento compromete 3 áreas: das habilidades de interação social; das habilidades da comunicação; presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. A única resposta que NÂO está incluída no Transtorno Global do Desenvolvimento é: 
		
	
	Hidrocefalia
	
	Autismo de Kanner
	
	Autismo
	
	Síndrome de Rett
	
	Ásperger
	
	
	
	
	Fechar 
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando