Buscar

Simulado Cinesioterapia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602232500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um indivíduo de 65 anos em um tratamento fisioterapêutico é orientado pelo fisioterapeuta a alterar sua rotina diária com algum gasto energético e assim contribuir para sua recuperação funcional. Assim ele decide usar as escadas em vez do elevador e passear mais tempo com seu cachorro. Essa atitude está associada
		
	
	Aumento da prática exportiva
	
	Aumento do repouso e descanso
	 
	Aumento da atividade física diária
	
	Redução da atividade física diária e aumento do exercício físico
	
	Aumento do exercício físico
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601503910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para pacientes que apresentem restrições articulares e falhas na artrocinemática da Articulação Glenoumeral, acarretando perda de Amplitude Articular para flexão de ombro, qual das técnicas de mobilização articular é a mais adequada?
		
	
	Mobilização de Cápsula Articular Anterior que consiste em estabilização da Escápula e anteriorização da cabeça umeral.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Inferior que consiste em estabilização da Escápula e inferiozação da cabeça umeral.
	
	Mobilização de Cápsula Articular Superior que consiste em estabilização da Escápula e superiozação da cabeça umeral.
	 
	Mobilização de Cápsula Articular Posterior que consiste em estabilização da Escápula e posteriorização da cabeça umeral.
	
	Mobilização Escapular no sentido caudal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602111338)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente de 65 anos com diagnóstico de AVE encontra-se internado na unidade de terapia intensiva(UTI). O paciente está sedado, mas estável clinicamente.Deverá ser realizado, com o objetivo de manter as amplitudes de movimento e amenizar os efeitos da imobilização, o exercício do tipo:
		
	
	movimento ativo-assistido
	
	movimento ativo-resistido
	
	movimento auto passivo
	
	movimento ativo-livre
	 
	movimento passivo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601503508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mobilização sem impulso é uma técnica de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utiliza três recursos de alongamento: alongamento lateral, alongamento longitudinal e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. Selecione qual destas alternativas NÃO corresponde a um efeito desejado desta técnica.
		
	 
	Diminuição do Processo Inflamatório Agudo
	
	Recuperação da Mobilidade
	
	Recuperação da elasticidade e plasticidade dos tecidos moles
	
	Recuperar a coordenação e força muscular
	
	Reeducação Funcional
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602214651)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um teste para indicar encurtamento dos flexores de quadril é avaliá-lo em pé e analisar a curvatura da lombar, após pede-se que o paciente fique ajoelhado e verifica-se se a curvatura se mantém, caso ela aumente, significa um encurtamento dos flexores de quadril. Em relação ao encurtamento muscular e exercícios de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, ge¬rando o encurtamento muscular. Desta forma, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros. Portanto, um músculo bem alongado pode ser um músculo forte.
	
	Técnicas de alongamento com Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado. Quando aplicada, ocorre relaxamento muscular reflexo que, associado com alongamento passivo, promove aumento no ganho de amplitude de movimento.
	
	O maior ganho da flexibilidade proporcionado pela associação do calor seria explicado pelo aumento da extensibilidade das fibras colágenas, diminuição da viscosidade e tensão tecidual, favorecendo o relaxamento das propriedades mecânicas do músculo, diminuindo, assim, o espasmo muscular.
	 
	O alongamento estático não ocasiona alterações na perfomance muscular e, realizado antes do exercício, pode prevenir lesões e a dor muscular tardia.
	
	Os fatores que afetam a flexibilidade são o sedentarismo, a imobilidade prolongada, a prática de atividades repetitivas e, no caso dos músculos isquiotibiais, a permanência prolongada na postura sentada, podendo causar alterações na mecânica dos membros inferiores e coluna vertebral.
	
	 1a Questão (Ref.: 201602215643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Exercício resistido pode ser definido como contrações musculares realizadas contra resistências graduáveis e progressivas. A resistência mais comum são os pesos, mas também é possível utilizar resistência hidráulica, eletromagnética, molas, elásticos e outras. Quanto a este tipo de exercício, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Os exercícios pliométricos são utilizados na fase final dos estágios de reabilitação, no qual inclui o alongamento excêntrico e rápido do músculo, seguido logo depois por uma rápida contração concêntrica, a fim de facilitar e desenvolver um movimento explosivo vigoroso durante curto período.
	 
	O exercício resistido é contra indicação absoluta em distensões musculares e em pós operatório tardio de cirurgia ortopédicas de fraturas expostas com implante metálico.
	
	Na reabilitação, o uso de técnicas de fortalecimento em cadeia fechada tornou-se preferido pelos fisioterapeutas devido ser a maioria das atividades funcionais incluírem algum aspecto de sustentação do peso com o pé em contato com o solo ou a mão na posição de sustentação do peso.
	
	A utilização de maiores amplitudes articulares aumenta a intensidade do movimento, promovendo maiores ganhos de força e massa muscular.
	
	Nenhuma alternativa está incorreta
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601507008)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se mobilizar a articulação do cotovelo de maneira artrocinemática, percebemos a necessidade de se encontrar uma ligeira flexão para facilitar o deslizamento acessório esperado. Assim sendo, marque a alternativa que traduz uma correta justificativa.
		
	 
	Ao realizarmos a flexão, alcançamos mais congruência articular, o que permite, mais facilmente, o deslizamento acessório desejado.
	
	A flexão facilita maiores ganhos de espaço intra-articular, deixando-a suscetível a qualquer forma de mobilização artrocinemática, inclusive o giro e o rolamento.
	
	Entendendo que no cotovelo as 2 estruturas articulares são convexas, não há possibilidades de execução artrocinemática de outra forma.
	
	Ao se movimentar a articulação do cotovelo pelo antebraço, realizando a flexão e a extensão, soltamos inicialmente o osteocinemático, contribuindo indiretamente para o ganho acessório.
	
	Apesar de se afirmar essa necessidade, é incorreta a execução artrocinemética com flexão do cotovelo, já que o deslizamento só ocorre em extensão total do mesmo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601503912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para pessoas que apresentam como alteração postural os Ombros Deprimidos, qual das alternativas abaixo é eficiente para corrigir, melhorar ou até mesmo evitar que o mesmo desvio postural continue a se perpetuar?
		
	
	Alongamento passivo do Músculo Trapézio Superior, seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Elevador da Escápula.
	
	Alongamento através de Técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva do músculo Elevador da Escápula seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Trapézio Superior.
	
	Alongamento balístico do músculo Elevador da Escápula seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo TrapézioSuperior.
	
	Reforço Muscular enfatizando bastante a fase excêntrica dos músculos Grande Dorsal e Peitoral Menor associado com alongamento passivo e estático dos músculos Muscular Trapézio Superior e Elevador da Escápula.
	 
	Reforço Muscular em posição de Encurtamento Muscular dos seguintes músculos: Trapézio Superior e Elevador da Escápula, associado com alongamento muscular passivo de Peitoral Menor e Grande Dorsal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601503754)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A eficiência de um alongamento passivo em um músculo ou grupo muscular, vai depender da boa capacidade de se afastar os pontos de origem e inserção deste músculo ou grupo muscular, por isto, o posicionamento dos diversos segmentos corporais e a postura do paciente que está sendo alongado são fatores que interferem nesta eficiência de alongamento e na proteção de lesões em casos de posicionamento incorreto realizado durante o alongamento. Qual das alternativas abaixo promove uma otimização do alongamento dos isquiosurais (isquiotibiais) e evita que o paciente tenha uma lesão decorrente de um alongamento realizado de forma incorreta?
		
	
	Deve-se incluir a flexão de joelho ao máximo para o alongamento deste grupo muscular.
	
	Durante o alongamento deste grupo muscular é importante manter a retificação da coluna lombar ao máximo.
	
	Deve-se incluir a extensão de quadril ao máximo para o alongamento deste grupo muscular.
	 
	Quanto maior estabilização lombo pélvica com a lordose fisiológica mantida em estado neutro, melhor será a eficiência do alongamento e também será mais seguro em termo de lesões na coluna.
	
	Durante o alongamento deste grupo muscular é importante aumentar a lordose lombar ao máximo, pois, será melhor a eficiência do alongamento e, também, será mais seguro em termo de lesões na coluna.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602137604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a aplicação de um exercício resistido, podemos utilizar, de forma manual três tipo de de contração muscular: Concêntrica, excêntrica e isométrica. Diante do exposto, assinale a alternativa errada:
		
	
	A contração concêntrica caracteriza-se quando a força muscular do paciente foi maior do que a resistência externa, ocasionando uma aproximação da origem e inserção do músculo.
	
	Na contração isométrica não existe variação da amplitude de movimento durante a contração muscular.
	 
	A contração isométrica é contra-indicada nas fases iniciais da reabilitação.
	
	A contração excêntrica exige maior esforço do paciente quando comparada a uma contração concêntrica.
	
	Na contração excêntrica, os músculo gera tensão durante seu afastamento de inserção proximal e distal.
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201601500586)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	EXERCÍCIO ATIVO-ASSISTIDO é o exercício no qual o paciente realiza o movimento com auxílio do terapeuta; este auxílio vai ser dado somente depois que o paciente realizar o que consegue, e de acordo com a capacidade do músculo solicitado. Assinale as indicações para seu uso.
		
	
	para trabalhar com músculos com grau de força muscular 4 ou 5
	 
	aumentar a resistência à fadiga: consegue-se isto repetindo-se o exercício diversas vezes, com uma resistência média e com maior velocidade;
	
	aumentar a força muscular: para isso a contração muscular precisa ser resistida ou receber uma carga para promover a hipertrofia;
	 
	obter relaxamento ou estimulação muscular, ou alongamento; com músculos com grau de força 0 e 1; para manter a mobilidade articular já existente, como em pacientes de UTI, comatosos, hemiplégicos ou em articulações dolorosas;
	
	aumentar o volume do músculo (hipertrofia)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601503448)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os exercícios de Williams têm como objetivo restabelecer o equilíbrio lombo-pélvico através dos quatro quadrantes que se cruzam na altura do trocânter maior e eliminar o quadro álgico lombar. Esse desequilíbrio e o quadro álgico causam um mau posicionamento da região lombo-sacral (o sacro fica horizontalizado), causando um estiramento dos ligamentos ilio-lombares e sacro-tuberais. O quadrante póstero-inferior é composto pelos seguintes músculos:
		
	 
	Paravertebrais lombares, quadrado lombar e grande dorsal
	
	Tensor da Fáscia Lata, adutores, sartório e reto femoral
	 
	Glúteo máximo, piriforme, pelvitrocanterianos e ísquios tibiais
	
	Músculos abdominais e iliopsoas
	
	Paravertebrais lombares, quadrado lombar, adutores, sartório e reto femoral
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601535835)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Williams têm como objetivo reestabelecer o equilíbrio lombo-pélvico através dos quatro quadrantes que se cruzam na altura do trocânter maior e eliminar o quadro álgico lombar. Uma das etapas do conceito Willians envolve exercícios de fortalecimento muscular tais como um no qual o paciente em decúbito dorsal com os joelhos fletidos e os pés apoiados na maca deve elevar a pelve o máximo possível, em seguida deve sustentar por 10 segundos e voltar para a posição inicial. DENTRE OS DIVERSOS MÚSCULOS ENVOLVIDOS NESTE MOVIMENTO, OBSERVA-SE QUE HÁ CONTRAÇÃO DO:
		
	
	Semitendinoso e psoas
	
	Glúteo máximo e psoas
	
	Glúteo máximo, psoas e sóleo
	
	Semitendinoso e sóleo
	 
	Glúteo máximo, semitendinoso e sóleo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601500574)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A recuperação do ritmo lombo-pélvico proporciona a melhora do desempenho funcional para a pelve e o segmento lombar. Durante a prática dos exercícios de Willams é possível recuperar este ritmo através do treino dos quadrantes musculares. Assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	essa técnica consiste na aplicação de exercícios, divididos em três etapas, que incluem o alongamento sustentado, fortalecimento muscular e o treino coordenado e ritmado.
	 
	a estabilização do segmento lombo-pélvico, durante a utilização desses exercícios, deve-se ao fortalecimento do quadrado lombar que é integrante do quadrante ântero-inferior.
	
	o treinamento funcional permite a recuperação do ritmo lombo-pélvico quando o paciente executa exercícios de tranferência, variando entre a postura bípede e a postura sentada.
	
	é possível realizar, durante os exercícios de Willams, o treino unilateral dos quadrantes.
	
	o condicionamento da musculatura dos quadrantes musculares que afetam o equilíbrio pélvico proporcionam um melhor desempenho funcional para o segmento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602145347)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Referente a imobilização responda:
		
	 
	Se um músculo é imobilizado por um período prolongado, ele não é usado durante atividades funcionais, e em razão disso, as cargas físicas (estímulos) colocadas sobre ele aumentam substancialmente.
	 
	Cada tipo de tecido (contráteis e não contráteis) tem propriedades únicas que afetam sua resposta a imobilização e sua habilidade de recuperar a extensibilidade após a imobilização.
	 
	Normalmente não ocorre adaptações morfológicas (estrutura) dos tecidos na imobilição.
	 
	Na maioria das vezes, é a diminuição da extensibilidade do tecido conjuntivo (estruturas articulares), e não dos elementos contráteis do músculo (fibras), a causa primaria da ADM limitada, tanto em pessoas saudáveis quanto em pacientes com comprometimento de mobilidade resultante de lesão, doença ou cirurgia.
	 
	Os tecidos que podem se tornar restritos e comprometer a mobilidade são os músculos, com seus elementos contráteis e não contráteis, e vários tipos de tecidos conjuntivos (tendões, ligamentos, cápsulas articulares, fáscias, pele).
	
	 1a Questão (Ref.: 201601502851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A manipulação (ou uso das mãos no processo de tratamento de umpaciente), instruções e manobras para alcançar máximo movimento indolor do sistema músculo esquelético e equilíbrio postural têm sido apontadas como forma de tratamento eficaz, com poucos riscos e muitos benefícios, dessa forma, analise as assertivas abaixo e a seguir marque a alternativa correta. I. A técnica conhecida por energia muscular, quando efetuada sem impulso, também pode ser chamada de isométrica, ela mantém uma forte relação com a facilitação neuromuscular proprioceptiva. II. A terapia manipulativa craniossacra é uma abordagem baseada no conceito de um mecanismo respiratório principal, dito uma onda cíclica, palpável, rítmica de movimento inerente, mais facilmente apreciado nas regiões craniana e sacra. III. O ¿Thrust¿ ou impulso final adotado em algumas técnicas de manipulação é fundamentado por um movimento de alta velocidade combinado a uma grande amplitude. IV. Dentre os efeitos colaterais advindos da terapia manipulativa, pode-se destacar um aumento transitório no desconforto durante 6 a 72 horas depois da terapia.
		
	
	As assertivas I, II e III estão corretas
	
	As assertivas I e II estão corretas
	 
	As assertivas I, II e IV estão corretas
	
	As assertivas I e IV estão corretas
	
	As assertivas II e IV estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602215643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Exercício resistido pode ser definido como contrações musculares realizadas contra resistências graduáveis e progressivas. A resistência mais comum são os pesos, mas também é possível utilizar resistência hidráulica, eletromagnética, molas, elásticos e outras. Quanto a este tipo de exercício, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Os exercícios pliométricos são utilizados na fase final dos estágios de reabilitação, no qual inclui o alongamento excêntrico e rápido do músculo, seguido logo depois por uma rápida contração concêntrica, a fim de facilitar e desenvolver um movimento explosivo vigoroso durante curto período.
	
	Na reabilitação, o uso de técnicas de fortalecimento em cadeia fechada tornou-se preferido pelos fisioterapeutas devido ser a maioria das atividades funcionais incluírem algum aspecto de sustentação do peso com o pé em contato com o solo ou a mão na posição de sustentação do peso.
	
	A utilização de maiores amplitudes articulares aumenta a intensidade do movimento, promovendo maiores ganhos de força e massa muscular.
	
	Nenhuma alternativa está incorreta
	 
	O exercício resistido é contra indicação absoluta em distensões musculares e em pós operatório tardio de cirurgia ortopédicas de fraturas expostas com implante metálico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601535835)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Williams têm como objetivo reestabelecer o equilíbrio lombo-pélvico através dos quatro quadrantes que se cruzam na altura do trocânter maior e eliminar o quadro álgico lombar. Uma das etapas do conceito Willians envolve exercícios de fortalecimento muscular tais como um no qual o paciente em decúbito dorsal com os joelhos fletidos e os pés apoiados na maca deve elevar a pelve o máximo possível, em seguida deve sustentar por 10 segundos e voltar para a posição inicial. DENTRE OS DIVERSOS MÚSCULOS ENVOLVIDOS NESTE MOVIMENTO, OBSERVA-SE QUE HÁ CONTRAÇÃO DO:
		
	
	Semitendinoso e psoas
	 
	Glúteo máximo, semitendinoso e sóleo
	
	Semitendinoso e sóleo
	
	Glúteo máximo, psoas e sóleo
	
	Glúteo máximo e psoas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601566879)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O tecido conjuntivo forma uma rede contínua responsável pelas relações espaciais entre as células, os tecidos e os órgãos do corpo. Os constituintes do tecido conjuntivo são quase sempre os mesmos: fibras (colágenas, elásticas e reticulares); substância fundamental amorfa ou matriz extracelular, e células. As características do tecido conjuntivo dependerão da função de cada região. A combinação de proporções específicas dos constituintes resulta em tipos de tecido conjuntivo estruturalmente diferentes, com propriedades mecânicas próprias: o frouxo ou areolar e o denso. São os estresses mecânicos da atividade motora normal que determinam a constituição do tecido conjuntivo. Avalie as afirmações a seguir: I. O tecido conjuntivo frouxo adapta-se com o encurtamento e contração de suas fibras caso não haja movimento adequado, como no caso das imobilizações. II. As cicatrizes são formadas por tecido denso e sem orientação, se não forem submetidas a estímulos mecânicos. III. As fáscias musculares estão em continuidade com os tendões e aponeuroses musculares, formando um sistema interligado, adaptado à transmissão de tensões mecânicas. IV. As diversas fases do processo de reparo do tecido conjuntivo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas. V. O tecido conjuntivo pode apresentar maior proporção de fibras e se tornar denso se houver necessidade de resistência. Se a resistência é requerida em direção preferencial, haverá orientação das fibras colágenas segundo esta orientação. Estão corretas: ENADE 2010
		
	 
	I, II, III e V.
	
	I, III, IV e V.
	 
	I, II, IV e V.
	
	II, III, IV e V.
	
	I, II, III e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601501860)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O conceito P.N.F. é um conceito positivo (explora o que o paciente tem de melhor) que utiliza o potencial do paciente para ajudar o segmento deficiente e promover mais função e motivação. O padrão de membro superior para extensão, adução e rotação medial com a 1ª variante é realizado:
		
	 
	A mão proximal do terapeuta é colocada no terço distal do úmero (em concha) e a mão distal é colocada sobre a palma da mão do paciente (pegada lumbrical); a partir da posição final do exercício anterior, o terapeuta realiza um pré-estiramento do cotovelo e do punho e solicita: aperte minha mão, dobre o punho, estique o cotovelo e leve a mão em direção ao quadril oposto
	
	O terapeuta posiciona a mão proximal no ombro do paciente (em concha) e a outra mão no terço médio do úmero (em concha). O terapeuta realiza um pré-estiramento na direção de póstero-depressão e solicita ao paciente que eleve seu ombro em direção à bochecha
	 
	O terapeuta posiciona a mão proximal no ombro do paciente (em concha) a outra mão no terço médio do úmero do paciente (em concha). O terapeuta realiza um pré-estiramento na direção de ântero-depressão e solicita ao paciente que eleve seu ombro em direção à nuca
	
	A mão proximal do terapeuta é colocada no terço distal do fêmur, acima do músculo vasto medial (em concha) e a mão distal é colocada sobre o dorso do pé do paciente (pegada lumbrical). O terapeuta realiza um pré-estiramento em extensão, abdução e rotação medial do quadril, com flexão plantar e eversão do pé
	
	A mão proximal do terapeuta é colocada no terço distal do úmero (em concha) e a mão distal é colocada sobre o dorso da mão do paciente (pegada lumbrical). O terapeuta realiza o pré-estiramento e leva o membro superior do paciente em direção ao quadril oposto em uma extensão, adução e rotação medial de ombro com uma flexão de punho e dedos.

Continue navegando