Buscar

Exercícios A2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I
ESTUDO DIRIGIDO – A2
Conteúdo Contemplado:
Avaliação por bioimpedância;
Avaliação física (Semiologia);
Medidas Antropométricas (Silhueta);
Parecer Nutricional.
Na bioimpedância, como a resistência a passagem elétrica se relaciona com a massa gorda? Aponte se a relação é inversamente ou diretamente proporcional a resistência.
Quanto maior for a massa gorda, maior será a resistência.
A gordura é um péssimo condutor elétrico. Os melhores condutores elétricos são a mistura de água e eletrólitos. Logo, se o tecido possui muita gordura, há pouca água e eletrólitos e maior será a resistência. Então, a relação é diretamente proporcional. Quanto mais massa gorda o paciente tiver, maior será a resistência a passagem elétrica.
Na bioimpedância o resultado do paciente é influenciado pelo preparo do paciente para o exame. Justifique como o valor final é influenciado em cada situação (superestima ou subestima).
Atividade física extenuante no dia anterior;
Se o paciente realiza atividade física extenuante no dia anterior, a quantidade de água e eletrólitos será significantemente diminuída. Ao perder água e eletrólitos, a corrente elétrica terá sua passagem dificultada e o resultado do percentual de gordura será superestimado pela interpretação do equipamento.
Consumo de alimentos e bebidas pouco antes do exame;
Ao consumir alimentos e bebidas a tendência é que tenhamos mais água dentro do corpo. No entanto, essa quantidade de água adquirida pela alimentação não faz parte dos nossos tecidos e fibras musculares, levando a falsa impressão de estamos mais hidratados. O corpo mais hidratado tem a passagem da corrente elétrica facilitada e por isso o resultado da avaliação será subestimado.
Não urinar 30 minutos antes;
Haverá uma quantidade maior de água dentro do corpo, no entanto, como no exemplo anterior, essa água não pertence aos nossos tecidos e fibras musculares, por isso, o resultado do exame será subestimado.
Usar medicamento diurético.
O uso de medicamento diurético aumenta a quantidade e volume de urina, perdemos líquidos e isso faz com a passagem da corrente elétrica seja dificultada, logo, o resultado da avaliação será superestimada.
No caso de bebidas alcoólicas, se o indivíduo consumir bebidas destiladas, ele desidratará, se a bebida alcoólica tiver um percentual alcoólico baixo, o indivíduo tende a ter mais liquido retido no organismo.
Quais são as vantagens do equipamento de bioimpedância utilizado em sala com o auxílio da maca sobre o associado à balança?
Maior precisão.
A utilização dos eletrodos também nos membros superiores gera vantagem, já que a corrente elétrica vai passar por uma maior região do corpo. Gerando um resultado mais representativo, sofrendo menos influência de questões étnicas e de gênero.
O resultado oferecido pela bioimpedância (resistência e reactância) será aplicado na equação que será a mais adequada ao paciente em avaliação.
Como podemos avaliar os sinais físicos de:
Depleção de massa magra:
Região temporal;
Abdômen escavado;
Nos membros inferiores, parte interna da coxa;
Região escapular. Visualizar toda a escápula do paciente é um indício de depleção de massa magra;
Musculatura de peitoral. A visualização do externo e da clavícula é um indício de depleção de massa magra.
Depleção de massa gorda:
Abdômen escavado;
Pele flácida, principalmente na região dos braços. 
Edema:
Retenção liquida. Realiza-se a pressão sobre uma região com osso (pernas, braços, calcanhar, pulso, etc.) e avalia-se se a região pressionada permaneceu escavada por tempo “demais”.
Desidratação:
Lábios ressecados;
Pele ressecada;
Turgor da pele. Puxar a pela (das costas da mão, por exemplo) e verificar o tempo de retorno.
Deficiência de ferro:
Avaliação da coloração da mucosa (pálpebra inferior, cavidade oral). A baixa coloração indica uma baixa concentração de hemácias, relacionadas a anemia ferropriva. Uma anemia megaloblástica, por exemplo, não pode ser observada em mucosas;
Coloração da palma da mão.
Hipercolesterolemia:
É possível observar certa “bolsa” de colesterol, principalmente na região dos olhos. Este acúmulo de colesterol pode estar também nas articulações.
Diferencie os sinais físicos de lipodistrofia provocada por síndrome de Cushing e HIV.
A “corcunda de búfalo” é presente nos dois, porém a face dos dois é diferente. O paciente com Síndrome de Cushing tem a face edemaciada, já o paciente HIV/AIDS tem a face bastante depletada (semelhante a face do “Seu Madruga”).
Os braços e pernas de ambos possuem pouca gordura. Já o abdômen, é distendido, com boa quantidade de gordura em ambos os pacientes.
Calcule o peso ideal de uma paciente com edema em ambas as pernas (74 kg aferidos na balança).
Seguindo a tabela padrão para desconto de peso por edema:
O edema é localizado em ambas as pernas, por isso, extrai-se a medida padrão para “raiz da coxa” e subtrai-se os valores correspondentes:
74 – 5/6 = 68/69 kg (peso aproximado do paciente em questão.
Quais as situações em que podemos utilizar a interpretação de silhueta?
Quando não há possibilidade de aferir peso e estatura do paciente;
Identificar se há Distúrbios da Percepção da Auto Imagem Corporal. Se o paciente se observa de uma maneira muito diferente daquela que ele é, sugere-se que haja um Distúrbio da Percepção da Auto Imagem Corporal.
Descreva um parecer nutricional para o seguinte paciente: 
ARV; 52 anos; sexo masculino; 98,2 kg; 1,87m; 38% de gordura, circunferência de cintura de 108 cm.
	IMC =
	peso
	→
	98,2
	=
	98,2
	=
	28,08
	
	altura²
	
	1,87²
	
	3,4969
	
	
	IMG =
	Peso x % de gordura ÷ 100
	→
	98,2 x 38 ÷ 100 
	=
	98,2 x 0,38
	=
	37,316
	=
	10,67
	
	altura²
	
	1,87²
	
	3,4969
	
	3,4969
	
	
	Risco de Doença Cardiovascular = Muito elevado.
	Estado Nutricional do paciente: 
Paciente classificado como Obesidade Grau I, segundo o Índice de Massa Gorda, apresentando, de acordo com o Índice de Massa Corporal, Sobrepeso. Possuindo elevado risco de doença cardiovascular, segundo a circunferência de cintura no momento da avaliação.
A classificação como Obesidade Grau I, segundo o IMG e a classificação Sobrepeso, segundo o IMC, indica que o paciente encontra-se, provavelmente, com pouca massa magra. Se o paciente estivesse com uma quantidade de massa magra correspondente a quantidade de massa gorda, ele apresentaria Obesidade Grau I, também no IMC.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando