Buscar

Metabolismo de ácidos graxos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metabolismo/biossíntese dos ácidos graxos 
Metabolismo/Biossintese
Refere-se ao conjunto de reações bioquímicas que controla a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo.
O metabolismo é dividido em Anabolismo (síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais, tais como proteínas de membrana, enzimas e hormônios. Fundamentais para o desenvolvimento de um organismo e para reparar danos nas células.) e Catabolismo (Reações que têm por função degradar substâncias orgânicas para obtenção de ATP, ou seja, para conseguir energia.)
Metabolismo de acidos graxos 
 Grande parte dos ácidos graxos usados pelo organismo é suprida pela dieta. Quantidades excedentes de proteínas, carboidratos e outras moléculas podem ser convertidas em ácidos graxos, que são armazenados como triacilgliceróis. A síntese de ácidos graxos ocorre principalmente no fígado. O processo incorpora carbonos da acetil-CoA na cadeia de ácido graxo em crescimento, usando ATP e NADPH.
Nosso organismo não tem deposito para reservar proteina, a partir do momento que a proteina está em excesso o nosso organismo converte proteina em lipideo(gordura) 
A sintese ocorre no figado ( no citosol, onde as enzimas estão localizados) o momento que ocorre isso é quando há abundancia de glicose e energia. A abundacnia de glicose libera como resposta insulina, que vai desencadear a sintese de acidos graxos 
3
  Via catabólica de degradação de ácidos graxos ocorre na matriz mitocondrial (citosol – fígado), após a ativação e a entrada dos ácidos graxos na mitocôndria. Pode ser dividida em 3 etapas: 
Produção de Acetil-CoA
Formação de malonil-CoA a partir da carboxilação de acetil-CoA
Ácido graxo-sintetase
4
Produção do Acetil-CoA
 A primeira etapa da síntese de ácido graxo é a transferência de unidades de acetato para o citosol, a Partir da acetil-CoA mitocondrial. A coenzima A, não pode atravessar a membrana mitocondrial. Somente a porção acetila pode ser transportada para o citosol. Isso acontece na forma de citrato (oxalato + acetil-CoA). Na matriz mitocondrial ocorre a clivagem do citrato pela ATP-citrato-liase, que o converte em oxalato e acetil-CoA novamente.
A glicose segue sua via normal de degradação, porem para acontecer a sintese acidos graxos é preciso de abundancia de energia ( grande quantidade de ATP E NADH sobrando). Então nessa etapa ocorre a paralisao do clico de krebs. 
No momento que a o ciclo de krebs para devido a grande quantidade de ATP e afins o citrato atravessa a mitocondria (onde essa porudção toda esta acontecendo) e vai para o citosol onde vai ocorrer a sintese de acidos graxos. No citosol o citrato sofre reação inversa e volta a formar acetil-CoA e Oxaloacetato 
5
MITOCÔNDRIA 
CITOSOL
Na matriz mitocondrial ocorre a clivagem do citrato pela ATP-citrato-liase, que o converte em oxalato e acetil-CoA novamente.
ACIDO PALMITICO
Formação de malonil-CoA a partir da carboxilação de acetil-CoA
 A energia para as condensações carbono-carbono na síntese de ácidos graxos é suprida pelo processo de carboxilação e descarboxilação dos grupos acetilas no sitosol. A carboxilação de acetil-CoA para formar malonil-CoA é catalisada pelaacetil-CoA carboxilase e requer HCO3- e ATP.
IMPORTANTE LEMBRAR: São necessários 3 substratos parar síntese de ácidos graxos. Acetil-CoA (que sai da mitocondria), o malonil-CoA (formado a partir da Acetil-CoA carboxilase e o NADPH que vai ser o composto redutor ( 1. pela enzima malica que transforma malato em piruvato ou 2. pela rota das pentoses fosfatos em que a glicose sofre a ação de uma enzima G6PD glicose-6-fosfato desidrogenase).
Nadph tem 2 formas de ser produzido, segue no slide.
8
Ácido graxo-sintetase
  Nesta terceira etapa ocorre um conjunto de sete reações comandadas pela enzima multifuncional Ácido graxo-sintetase. O resultado dessas reações é a produção de um composto com quatro carbonos (buritil). Esse ciclo de reação é repetido mais cinco vezes, cada vez incorporando uma unidade de dois carbonos. Quando ácido graxo atinge o comprimento de 16 carbonos, o processo de síntese é terminado com o palmitoil-S-ACP.
AGS- dimero com 7 sítios ativos 
9
1. ACP- Aceptor, vai receber o primeiro acetil e outros malonil que vão ser adicionados a cadeia, também é o local de clivagem.
2. ACP-transferase- Vai ficar transferindo os carbonos do sitio 1 para o 3.
3. Cisteina- nesse sitio e no 1 tem um enxofre onde o acido graxo em sintese vai ficar grudado assim vão ligar então os carbonos.
4. Hidratase 
5. Desidratase
6. NADPH - Redutor.
7.NADPH - Redutor .
Processos intermediários não
 importantes
IMPORTANTE SABER: Esse ciclo gera um composto de 4 carbonos, ou seja, esse ciclo tem que se repetir 4x para formar um composto PALMITATO (acido graxo com 16 carbonos e nenhuma ligação dupla). Quando se gera um palmitato todo o composto carbonado é liberado e acaba a sintese. 
Referencia:
https://www.youtube.com/watch?v=ShpcwPXKTXs
http://mundobioquimico.blogspot.com.br/2013/06/metabolismo-dos-acidos-graxos.html
http://estudarbioquimica.blogspot.com.br/2013/06/metabolismo-dos-acidos-graxos.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando