Buscar

Aula7_26082013

Prévia do material em texto

Aula 7 – 26/08/2013
Dilemas dos prisioneiro/Política de preços no oligopólio 
●	Jogo não cooperativo Jogo no qual a negociação e a execução de contratos vinculativos não são possíveis.
●	Dilema dos prisioneiros Exemplo na teoria dos jogos no qual dois prisioneiros devem decidir separadamente se confessam o crime; se um deles confessar, receberá uma sentença mais leve e seu cúmplice, uma mais pesada, mas, se nenhum deles confessar, as sentenças serão mais leves do que se ambos tivessem confessado.
●	Matriz de payoff Tabela que mostra o lucro (payoff) que cada empresa obterá em razão de sua decisão e da decisão de sua concorrente.
Matriz de payoff
O dilema dos prisioneiros
IMPLICAÇÕES DO DILEMA DOS PRISIONEIROS 
PARA A DETERMINAÇÃO DE PREÇOS 
OLIGOPOLISTAS
Rigidez de preços
●	Rigidez de preços Característica dos mercados oligopolistas pela qual as empresas se mostram relutantes em modificar os preços mesmo que os custos ou a demanda sofram alterações.
●	Modelo da ‘curva de demanda quebrada’ Modelo de oligopólio no qual cada empresa se defronta com uma curva de demanda quebrada no preço que prevalece atualmente: para preços superiores, a demanda é bastante elástica, enquanto para preços inferiores ela é inelástica.
Cada uma das empresas crê que, se aumentar seu preço além do preço P* atualmente praticado, nenhuma de suas concorrentes a acompanhará e, portanto, ela poderá perder a maior parte de suas vendas. 
Cada empresa acredita também que, se tornar seu preço menor do que P*, todas as demais podem acompanhá-la e suas vendas somente aumentarão à medida que a demanda do mercado crescer. 
Consequentemente, a curva da demanda da empresa, D, é quebrada no ponto correspondente ao preço P* e sua curva de receita marginal, RMg, é descontínua em tal ponto. 
Se o custo marginal aumentar, passando de CMg para CMg’, a empresa ainda assim continuará produzindo a quantidade Q* e cobrando o preço P*.
A curva de demanda quebrada
Figura 12.7
*
*
*

Continue navegando