Acreditação
3 pág.

Acreditação


DisciplinaAcreditação Hospitalar77 materiais587 seguidores
Pré-visualização1 página
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Qual das descrições define o estágio de desenvoilvimento da Qualidade denominada Garantia da Qualidade ?
	
	
	
	
	
	Caracterizou-se, principalmente, por levar o controle também a outras etapas do processo produtivo.
	
	
	A adoção de padrões e tolerâncias para fabricação de produtos facilita o controle ao longo da produção.
	
	 
	Significa que os processos de elaboração de um produto, desde o seu projeto, estão suficientemente ajustados para obter os produtos dentro dos padrões esperados. XX Garantia
	
	
	Com um tamanho mínimo de unidades de produto amostrados, permite-se determinar e julgar a qualidade do produto controlado.
	
	
	Passa a ser possível a inspeção simultânea ao processo de fabricação, ou seja, a atividade de inspeção não mais precisa paralisar a produção.
	
	
	
		2.
		A Qualidade atravessou algumas fase de desenvolvimento denominadas ERA. Qual dos itens abaixo descreve a Era da Garantia da Qualidade ?
	
	
	
	
	
	Um ou mais atributos de um produto eram examinados, medidos ou testados, a fim de assegurar a sua Qualidade.
	
	
	Envolve a aplicação progressiva da Qualidade em todos os aspectos do negócio.
	
	
	Começa a se estruturar o estilo de gestão corretiva: identificar as causas reais e agir sobre elas.
	
	
	Desta forma, para prevenir a ocorrência de falhas futuras, era necessário o envolvimento de mais de uma área da empresa, desde o projeto do produto.
	
	 
	A prevenção passa a ser adotada na gestão dos processos produtivos tendo implicações positivas no nível qualidade resultante, mensurado pela redução de desperdícios.
	
	
	
		3.
		A Gestão da Qualidade percorreu várias etapas no seu desenvolvimento. Qual dos itens descreve as características da Qualidade Total ?
	
	
	
	
	
	A prioridade máxima das empresas passou a ser, então, o cumprimento dos prazos de entrega para garantir uma fatia maior do mercado
	
	 
	Neste sentido, a gestão da Qualidade é aplicada em tudo o que se faz na empresa e em todos os seus níveis e áreas, incluindo vendas, finanças, compras e outras atividades não ligadas à produção propriamente dita.
	
	
	Com o desenvolvimento da industrialização, e o advento da produção em massa, tornou-se necessário um sistema baseado em inspeções, onde um ou mais atributos de um produto eram examinados, medidos ou testados
	
	
	Começa a se estruturar o estilo de gestão corretiva: identificar as causas reais e agir sobre elas. Matéria prima, operador e equipamento são algumas das fontes de variabilidade
	
	
	A atividade produtiva era artesanal e em pequena escala. Os artesãos e artífices eram os responsáveis pela construção de qualquer produto e por sua Qualidade final.
	
	
	
		4.
		Em sua trajetória a Gestão da Qualidade percorreu vários estágios de desenvolvimento. Qual dos itens abaixo está relacionado com a Era do Foco no Processo ?
	
	
	
	
	
	Foram lançados no mercado, novos materiais e novas fontes de energia principalmente a fornecida pelas centrais nucleares, com seus requisitos tecnológicos bastante exigentes.
	
	
	É aplicada em tudo o que se faz na empresa e em todos os seus níveis e áreas, incluindo vendas, finanças, compras e outras atividades não ligadas à produção propriamente dita.
	
	 
	Através dos gráficos de controle de processo é possível identificar, minimizar e, algumas vezes, remover as causas especiais de variação.
	
	
	A atividade produtiva era artesanal e em pequena escala. Os artesãos e artífices eram os responsáveis pela construção de qualquer produto e por sua Qualidade final.
	
	
	Com o desenvolvimento da industrialização, e o advento da produção em massa, tornou-se necessário um sistema baseado em inspeções,
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A Acreditação Hospitalar é um processo de certificação direcionado para instituições da área da saúde. É voltada para?
	
	
	
	
	
	o aumento de salário dos profissionais de saúde
	
	
	o aumento do numero de atendimentos por dia
	
	 
	a garantia da qualidade
	
	
	a redução de gastos
	
	
	a diminuição do tempo de atendimento
	
	
	
		6.
		Com base no que estudamos nas aulas, complete as lacunas da frase a seguir: "A Acreditação Hospitalar é um processo de certificação de ________ direcionado para instituições ___________________. Como é voltada para _____________ da qualidade, sua compreensão depende do entendimento prévio dos aspectos que se relacionam com a qualidade. "
	
	
	
	
	
	qualidade - hospitalares - processo
	
	 
	qualidade - da área da saúde - a garantia
	
	
	resultados - de todas as áreas - garantia
	
	
	qualidade - hospitalares - processos
	
	
	resultados - da área da saúde - processos
	
	
	
		7.
		Após a II Guerra Mundial (nos anos 50/60). a ideia de estruturação de sistemas de qualidade já estava amadurecida.Assim, em relação à qualidade , e considerando a influencia japonesa, altamente disciplinada, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	 
	foram incorporadas novas técnicas para a gestão da qualidade
	
	
	iniciou-se a inspeção por amostragem como nova forma de verificar qualidade
	
	
	a preocupação com a qualidade reduziu-se drasticamente
	
	
	a qualidade voltou-se apenas para os projetos, pois de nada adiantava implementar qualidade na operação das organizações pois as pessoas não estavam capacitadas
	
	
	aumentaram as atividades de controle e inspeção
	
	
	
		8.
		As crises econômicas e incertezas dos anos 70 e 80 ajudaram a consolidar a gestão da qualidade, um dos principais desafios deste período era:
	
	
	
	
	
	aumentaram as atividades de controle e inspeção como única forma de melhoria qualitativa dos processos
	
	 
	conciliar redução de custos com manutenção da satisfação dos clientes
	
	
	a preocupação com a qualidade reduziu-se drasticamente, visto que não ajudavam mais a gerenciar as crises existentes
	
	
	incorporar novas técnicas para a gestão da qualidade, pois as todas as existentes já estavam completamente obsoletas
	
	
	a inspeção por amostragem surge como uma nova forma de verificar qualidade