Buscar

AD2 ALFA2 FEITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e 
Licenciatura em Pedagogia 
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 2
ALFABETIZAÇÃO 2
Aluno (a): 
Matr.:
 Polo: 
Questão 1( 3 pontos)
Com base em seus estudos sobre projetos pedagógicos, responda as questões: 
Quais os benefícios desta proposta de trabalho?
Atende às necessidades e interesses dos alunos que se comprometem com as atividades pois ajudaram a escolher o tema. É real, pois traz temas atuais do cotidiano dos alunos, trabalha-se em grupo auxiliando na formação de valores cooperativos, utiliza diversos materiais e possibilita variadas formas de registro. Coautoria entre professor e alunos na construção do conhecimento.
Por que o trabalho com os Projetos Pedagógicos na alfabetização é uma alternativa metodológica coerente com a concepção sociointeracionista?
A perspectiva sociointeracionista, faz parte da concepção epistemológica interacionista sobre o aprendizado da criança. O sujeito tem um papel ativo em seu processo de aquisição do conhecimento e o motor para aprendizagem está na interação do indivíduo com o meio.Apoiada na teoria Vygotsky de Zona de Desenvolvimento Proximal defende a construção do conhecimento individual em cooperação com o outro, ou seja, a criança fará sozinha amanhã o que é capaz de fazer hoje com o auxílio do outro. As práticas pedagógicas nessa abordagem partem da crença na interdependência dos processos de pensamento e linguagem, ou seja, as atividades a nível interpsíquico passam para o nível intrapsíquico, dessa forma, a criança internaliza os sistemas de signos constituídos socialmente, o que permite que seus processos mentais mudem. O professor se coloca como mediador do processo de aprendizagem, apresentando à criança situações que promovam a superação de seus limites, e esse é o objetivo dos projetos pedagógicos.
Você concorda que o trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem, e na postura do professor? Por quê?
Sim. O professor precisa sair do papel de transmissor do conhecimento para assumir lugar de mediador da construção do conhecimento realizado pela criança.
Questão 2 ( 2 pontos)
Da mesma forma que as crianças já chegam à sala de aula trazendo suas leituras de mundo, também já trazem suas experiências relacionadas ao uso de vários aparelhos tecnológicos. 
Por que a tecnologia hoje é cada vez mais importante na educação?
As mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente e as informações são passadas de forma cada vez mais rápida, esmiuçada, mastigada; temos apenas absorvido conteúdos e vivido nesse ritmo acelerado sem pararmos para refletir, muitas vezes, criticamente. Creio que seja função da escola, nos dias atuais, ensinar para a tecnologia, ou seja, desenvolver em seus alunos as habilidades necessárias para se apropriarem dos recursos tecnológicos a favor do desenvolvimento, conhecimento e crescimento pessoal.
Questão 3 ( 2 pontos)
Enquanto erra, o aluno formula hipóteses para chegar à escrita ortográfica. Em alguns casos, educadores não permitem a livre produção da criança restringindo seu trabalho ao treino e à repetição. 
 Redija um texto argumentativo de no mínimo 15 linhas abordando a necessidade de o professor reconhecer as causas dos erros ortográficos.
Crescemos com medo de errar, o erro geralmente é apontado como fracasso e aprendemos grande parte desse sentimento na escola. É comum que as escolas ensinem as regras ortográficas e a escrita esteja pronta antes de dar oportunidade aos alunos de utilizá-la de forma funcional, na criação de textos.Porém, errar constitui parte fundamental da aprendizagem. Os erros ocorrem por motivos diversos que apontam os caminhos que devem ser percorridos para chegarmos ao acerto. Dessa forma, é fundamental que o professor reconheça o motivo que levou seu aluno a cometer um erro ortográfico. Os erros de segmentação, por exemplo, podem ser de hiposegmentação ou hipersegmentação e os motivos dessa segmentação inadequada são diversos, podendo derivar da percepção baseada na tonicidade, na entonação das palavras, baseada na oralidade e pode ser resultado de uma didática mal conduzida pela escola. Saber qual motivo que leva o aluno ao erro, auxilia o professor a criar estratégias para que o aluno descubra o caminho para o acerto. Essa análise somente poderá ser feita com o incentivo à criação textual espontânea dos alunos que os auxiliará não somente a reconstrução de suas hipóteses ortográficas, com o auxílio do professor, como também ao gosto pela escrita, pela leitura, pela língua.
Descreva duas atividades que auxiliem a apropriação da escrita ortográfica pela criança.
A construção das regras ortográficas com os alunos, a partir de situações propostas para o aluno solucionar a fim de mostrar os princípios geradores: biunívocos, contextuais e morfológicos, ou ainda apontar a inexistência de regra para certas palavras que precisarão ser decoradas.
Ex: Biunívocos – poema com diversas palavras com “r” com som de “r” e “rr”, apresentando-as e grifando o “r” e colocando os alunos para pensar nos sons que esses erres apresentam em cada palavra, levando-os a separar em dois conjuntos esses sons e observando o que essas palavras apresentam em comum umas com as outras.
Dessa forma, através do lúdico, podemos levar os alunos à reconstrução de conceitos sobre a ortografia quando fazemos brincadeiras como baú de palavras com M/N, por exemplo em roda e discutimos seus aspectos usando forca, jogo da velha, etc.
 
Questão 4 ( 2 pontos)
”A idéia de reflexão surge associada ao modo como se lida com problemas da prática profissional, à possibilidade da pessoa aceitar um estado de incerteza e estar aberta a novas hipóteses dando, assim, forma a esses problemas, descobrindo novos caminhos, construindo e concretizando soluções.” (OLIVEIRA, Isolina; SERRAZINA, Lurdes. A reflexão e o professor como investigador. In: GTI – Grupo de Trabalho de Investigação (org.). 
Qual a relevância para a educação de desenvolver uma postura investigativa na formação do professor?
A postura investigativa se faz necessária desde o primeiro dia em sala de aula com a turma. O professor precisar se colocar diante daqueles novos alunos como um detive a desvendar os mistérios trazidos por cada um deles, seus anseios, experiências, suposições, etc. Após esse primeira observação, precisará investigar os melhores meios de auxiliar esses alunos específicos a aprenderem em conjunto, facilitando descobertas coletivas e individuais, e mais do que isso, precisará a todo tempo investigar a si mesmo, suas ações, suas verdades, a fim de conseguir concretizar seus objetivos com seus alunos.

Outros materiais