Buscar

Estudo Dirigido G1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido G1
Aula 03 - Filosofia da Idade Antiga – A psicologia entre os gregos
1) Sobre Sócrates: qual a influência de suas duas frases mais famosas (“Conhece-te a ti mesmo” e “Sei que nada sei”) para o início dos primeiros problemas para a psicologia?
2) Explique sobre o que vem a ser a maiêutica, método pedagógico utilizado por Sócrates.
3) Quais são as idéias de Platão sobre o dualismo mente e corpo? Quais são os efeitos dessas idéias sobre a valorização/desvalorização dos aspectos intelectuais e materiais?
4) Para Aristóteles, a criança ao nascer é uma “tábula rasa”. Explique no que consiste essa afirmação.
Aula 04 - Filosofia da Idade Média, Moderna e o desenvolvimento da ciência
5) Quais as características e influências para a história da psicologia da passagem do período antropocêntrico grego para o período teocêntrico da idade média?
6) Caracterize o positivismo, espírito dominante na ciência do século XIX e fundamental para estabelecer a “fundação” da psicologia em Wundt.
Aula 05–Precondições socioculturais para o aparecimento da psicologia como ciência no século XIX
7) Como surge a experiência de uma subjetividade/interioridade psicológica? Quais os elementos que permitiram o advento e valorização da subjetividade na modernidade?
8) Quais as influências do sistema mercantil/capitalismo para a experiência do individualismo e da subjetividade privatizada? O que significa a ideia da “liberdade negativa”?
9) No que consiste o sistema de controle social, definido por Figueiredo como Regime Disciplinar? Como isso se relacionada com a ideia da crise da subjetividade?
10)Figueiredo afirma que para existir o interesse em conhecer cientificamente o psicológico são necessárias duas condições: a) a experiência de uma subjetividade privatizada e b) a crise dessa subjetividade. Sintetize no que consistem essas postulações.
11)O que significa a idéia de que a psicologia ao nascer como disciplina e ao criar um saber sobre o indivíduo, contribui para seu controle/disciplina, isto é, a ideia de privatização da subjetividade? 
Aula 06- Fundação da Psicologia como ciência
12)Por que Wundt foi considerado o fundador da psicologia enquanto disciplina independente e científica?
13)“Como tema de estudo a psicologia é antiga; como ciência, moderna”. Explique no que consiste esta afirmação.
14)Wundt dividiu seu trabalho em psicologia em dois projetos independentes. Explique detalhadamente suas ideias sobre cada uma dessas subdivisões.
15)Por que os historiadores da ciência que sucederam Wundt desconsideraram parte de sua obra?
16)Quais os motivos apontados para que Wundt ficasse conhecido como o fundador da institucionalização da psicologia?
Aula 07 – A função social inicial da psicologia
17) A psicologia, no início do seu desenvolvimento, contribuiu para governar a sociedade e, consequentemente, seus cidadãos. Explique no que consiste essa afirmação e quais são as características dessas formas de governo.
18) Para governar condutas, é preciso a criação de discursos sobre a sociedade, as famílias e os indivíduos, especialmente sobre a dimensão do anormal. Explique as características envolvidas na construção desse saber/discurso no início da psicologia.
19) Como a psicologia contribuiu para o incremento da ideia de individualização, característica/valor central nas sociedades liberais contemporâneas?
20)Ao criar um discurso sobre o psicológico, a psicologia sugere tambémum guia do que é normal em termos satisfação, realização, produtividade, sendo as pessoas livrem para fazerem tais escolhas. Como se deu esse processo de construção de tecnologia sutil de controle sobre a alma?
Texto complementar: 21) A psicologia, historicamente, faz do indivíduo o lugar privilegiado da crise (psicologia como política de individualização) Explique essa afirmação.
Respostas Estudo Dirigido:
1 – Conhece-te a ti mesmo: indica o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento: o conhecimento de nos mesmo, se queremos conhecer o mundo a nossa volta, primeiro devemos conhecer a nós mesmos.
Sei que nada sei: indica o reconhecimento da nossa própria ignorância, não é possível saber de algo com certeza absoluta.
2 – Associada ao ato de esclarecer ou “dar a luz” a novos conhecimentos.
3 – O Corpo é o há de mais impuro no ser e no universo, obstáculo para o conhecimento, mundo material é a cópia imperfeita do mundo imaterial.A alma é imortal, perfeita e fonte de tudo o que é bom e, quando ligada ao corpo é dividida em 3 partes; 1: CARNAL. 2: SENTIMENTAL, 3: RACIONAL.
4 - Com essa frase, mostra a condição de que a criança não traz nenhum aprendizado, nada conhece.Apenas irá adquirir conhecimento com as experiências que tiver após seu nascimento. 
5 – Aparecimento e desenvolvimento do cristianismo.Deus é o centro de tudo. Conhecimento monopolizado pela igreja.A psicologia com bases religiosas.Sistema: Feudalismo.Não havia idéias de liberdade.Ser humano massificado. Santo Agostinho: mantinha as idéias de Platão sobre a distinção de alma e corpo. A alma era a manifestação divida no homem, eram imortal e ligava o homem a Deus.
São Tomás de Aquino: Ruptura da Igreja Católica.Traz questionamentos da Igreja e dos conhecimentos produzidos por ela.Somente Deus seria capaz de unir a essência e existência, a busca da perfeição do homem seria a busca em Deus. 
6 – Base da ciência moderna: só se reconhece como verdade o que é passável de testes (físicos)e observação (Experimento) centralizada em sete termos e significados, de acordo com Comte: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.
7 – Surge com a perda das referências coletivas da idade média (feudalismo, religião), que produziu a liberdade necessária para os aparecimentos de idéias de valorização do indivíduo, com isso o homem descobre que é responsável por seus próprios atos e que toma suas próprias decisões, passa a ter consciência da sua própria existência.
8- O capitalismo permitiu que o indivíduo fosse livre e responsável por sua própria sobrevivência, conforme sua vontade , inteligência e capacidade,tem a liberdade para lutar por condições melhores e mudar sua posição na sociedade.Liberdade negativa traz a idéia de que o sujeito ao ser livre perde apoios e meios de sustentação, a solidariedade do grupo, a proteção do seu senhor (empregador); sente-se sozinho.Garante um poder de escolha, porém limitada.
9 – O regime disciplinar envolve a elaboração de técnicas científicas de controle social e individual. Relaciona de forma a buscar a redução dos inconvenientes da liberdade, das diferenças singulares.
10- A modernidade abre espaço para a liberdade, onde o indivíduo se conhece como livre , diferente e capaz de experimentar sentimentos e pensar, independente dos demais membros da sociedade. A crise da experiência subjetiva privatizada surge quando o indivíduo descobre que essa liberdade é mera ilusão
11- A psicologia ao trazer técnicas de controle e conhecimento psicológico sobre o indivíduo tem o objetivo de controlar e prever atitudes dos sujeitos e saber como treiná-los e educá-los aos trabalhos e convívio social.
12- Pela fundação do laboratório de psicologia na Universidade de Lipzig e pela incorporação do método positivista.
13- Como estudo a psicologia é antiga pois desde a época dos filósofos gregos ela já era um assunto em destaque, mais tratada como filosofia. E como ciência é moderna pois passou a ser estudada com métodos científicos experimentais apenas a partir do século XIX.
14- 1:Experimento: a psicologia individual utiliza como análise dos processos psíquicos mais simples, estuda o ser humano com os mesmo métodos positivista das ciências naturais
2:Observação dos produtos mentais , através da qual a psicologia dos povos investida os processos psíquicos superiores (Estudo dos processos mentais coletivos)
15- Pois os historiadores só consideravam o que como ciência a psicologia positivista,que pode ser aplicada como experimento e ser observada.
16- Sucesso e influência do seu laboratório de psicologia, elaboração de uma revista cientifica, a intenção de criar uma psicologia científica,e ele próprio se intitulou como fundador.
17- O governo dependia do saber da psicologia para tornar-se um governo liberal, precisa de conhecimento sobre família, educação para produzir o autocontrole das condutas.Este tipo de governo tem como característica o respeito pela autonomia da sociedade civil, família,, mercado de trabalho e do cidadão livre.
18- * Trouxe conhecimentos que permitiam a tradução da subjetividade humana para as novas linguagens do governo, das escolas, prisões, fábricas, mercado de trabalho, economia.
*fornece linguagens para se falar de inteligência, desenvolvimento, higiene mental, ajustamento e desajustamento, relações familiares, dinâmicas em grupo, constituindo a subjetividade como objetos passíveis de gerenciamento racional.
*trouxe a possibilidade de pensar na realização do objeto desejado através do governo sistemático do domínio psicológico.
*constrói o conhecimento do anormal
19- Com a invenção de categorias de avaliações estimativas e testes de caráter diagnóstico, cálculos e quocientes , dispositivos de inserção para individualizar sujeitos problemáticos , tornando a alma humana inteligível na forma de traços calculáveis.Ex: Testes psicológicos.
20 – Através de uma construção de redes de tecnologias visando a fabricação e a manutenção do autogoverno do cidadão. 
21- O individuo tem o lugar privilegiado por ser o único capaz de externá-la e buscar o conhecimento necessário para bem solucioná-la, sendo conhecimento esse produzido pela psicologia baseada no individuo e concebida para lhe fornecer instrumentos e padrões de comportamento que servem de subsidio para a resolução de questões psicológicas sociais e individuais.Reforça a idéia segundo a qual só resta ao indivíduo se adaptar às novas exigências produzidas pelas constantes transformações das regras impostas pela dinâmica do capitalismo.

Continue navegando