A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 01

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina(s):
Sistemas de Informações Gerenciais
Comunicação Organizacional
	Data de início:
	
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.  
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise categorizando as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
Nota: 20.0
	
	A
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende-se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08-09).
	
	B
	Cálculo
	
	C
	Condensação
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Um tema que está sendo muito discutido ultimamente é a geração de informações que agreguem valores às instituições, isto é, informações com qualidade e que deve ser uma das principais preocupações que uma instituição deve ter. Essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas. De acordo com os nossos estudos, assinale “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas listadas abaixo.
(      ) O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente
(      ) As vendas superaram em 24% o ano anterior
(      ) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado
(      ) A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior
(      ) As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2-1-1-2-2;
Você acertou!
Informações quantitativas podem ser medidas, expressas em números e são geralmente usadas para comparar metas e resultados, especificar recursos ou produtos finais. As informações qualitativas têm natureza subjetiva e são representadas de forma descritiva, expressando julgamentos de valor ou opiniões. As informações qualitativas são: “O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente”, “A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior” e “As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período”. As informações quantitativas são: “As vendas superaram em 24% o ano anterior” e “) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado” (Aula 02, p. 5-6).
	
	B
	2-2-1-2-2;
	
	C
	1-2-2-2-1;
	
	D
	1-2-1-1-2;
	
	E
	2-2-1-2-1;
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A tarefa de se planejar adequadamente as TICs não se resume apenas a definir os tipos de equipamentos ou softwares. Os desafios são muitos e tendem a ficar complexos ao longo do tempo. Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Dentre alguns, relacione os itens da coluna da direita com a coluna da esquerda:
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 - 1- 3
Você acertou!
Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Gerenciar os impactos da obsolescência é um grande desafio, ainda mais para empresas que trabalham com estratégias inovadoras e precisam lançar novos produtos constantemente. É necessário que os sistemas contratados desempenhem uma agenda de atualização, tanto para novas características a serem atendidas pelos softwares, quanto para atualizações de segurança ou adequação a equipamentos. As plataformas de software precisam ter alto grau de conectividade e portabilidade, e sistemas mais antigos tem dificuldades em se adequar às novas realidades (Aula 01, p. 
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 - 2 - 1
	
	D
	3 - 1 - 2
	
	E
	2 - 3 - 1
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas e estas têm sua devida importância em um planejamento integrado dentro da companhia. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores.
Identifique na coluna da direita o nível que corresponde à coluna da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3.
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores. No nível operacional, são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato. No nível tático ou gerencial as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos. No nível estratégico, os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas (Aula 01, p. 3-4).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 3 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Quando nos referimos ao Gerenciamento das Informações as seguintes afirmações são corretas:
I) As informações tem o potencial de proporcionar agilidade e auxiliar a garantia do sucesso das organizações;
II) Além de manter e cuidar do que possuem, é necessário também que as organizações cuidem do que elas sabem ou conhecem, ou seja, do capital intelectual;
III) O volume de informações crescente tratado nas organizações, assim como a sua dinâmica inerente não exigem que sua gestão seja suportada por tecnologias.
É correto o que se afirma:
Nota: 0.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Dos anos 70 em diante, com o uso intensivo das tecnologias de armazenamento e redes de computadores, o gerenciamento das informações tornou-se altamente especializado. Gerentes de tecnologia se tornaram gestores da informação, lidando com os sistemas tecnológicos e com as políticas destinadas para garantir que as informações sejam devidamente captadas, organizadas, armazenadas, acessadas, mantidas e protegidas (Aula 01, p. 17).
	
	E
	I e III, apenas.