Buscar

Discursiva Psicologia e Teorias Aprend. 1 1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS APRENDIZAGEM
Questão 1: Ao estudarmos uma teoria, é importante contextualizarmos historicamente como quando ela foi elaborada e, também, conhecermos possíveis equívocos ou distorções de que ela é alvo. Isso ocorre, por exemplo, com a Teoria Construtivista de Jean Piaget. Embora tenha uma base solida no interacionalismo, ela é comumente confundida com uma concepção inatista sobre o conhecimento e sobre o desenvolvimento humano. Explique em que consiste essa distorção e como ela atinge o papel do professor.
R: É muito importante, pois, uma distorção comum que se faz a respeito das concepções. A atividade do aluno é fundamental para que construa conhecimento. Ela atinge o professor como condutor que realiza experiências, reflexões e sisteses. É fundamental que o professor entenda o processo do sujeito
Questão 2: Segundo Carl Rogers, principal teórico da abordagem Humanista, o ser humano deve ser valorizado em sua liberdade e autenticidade. Este autor utiliza uma expressão bastante significativa, ao afirmar que o ser humano é o “arquiteto de si mesmo”. Descreva com sua palavras o significado dessa expressão
R: O ser humano se faz, não nasce pronto, e com o tempo aprende tudo que lhe é ensinado.
Questão 3: Numa reunião entre a equipe de professores e a coordenadora pedagógica de uma escola de Ensino Fundamental, uma das professoras iniciantes leva para discutir com o grupo as primeiras provas que aplicou em seus alunos em processo de alfabetização. Ela se mostra bastante preocupada com os erros cometidos pela maioria deles, pois, conforme ela diz: “Se eu for anular cada erro, vai ter aluno que vai tirar nota negativa:-3.0, -4.0...” a coordenadora pedagógica bem como a escola, fundamenta sua pratica na teoria construtivista e, dessa forma, esclarece para a professora que, nessa teoria, o erro tem um valor diferente do que tem para a escola tradicional.
Diante da situação apresentada e colocando-se no lugar da coordenadora, escreva um pequeno texto em que você explique qual o papel do erro na teoria construtivista e em que ele difere do da escola tradicional.
R: O construtivismo cria modos e ambientes para o aluno apreender possibilitando a aprendizagem do modo simplificado. Enquanto o tradicional se aprende o que o professor passa para ele e do modo que o professor quer
Questão 4: Na abordagem Humanista temos como carcteristica a valorização da dimensão afetiva e interpessoal da relaçãoe professor-aluno, ao defender que as experiências pessoais e subjetivas de ambos formam a base para a construção do conhecimento. Assim, uma das condições facilitadoras de aprendizagem é o desenvolvimento da empatia. Explique o que significa dizer que o professor deve desenvolver uma postura empática frente aos alunos, dando um exemplo concreto de sala de aula.
R: Desenvolver uma postura empática frente ao aluno é acreditar em sua capacidade de aprendizagem, incentiva-los através de elogios, estar disponível para ouvi-los, o professor deve deixar de lado suas próprias idéias valores e opiniões, ser sensível, amoroso e carinhoso.
Questão 5: Um dos importantes teóricos nacionais sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizagem e seus desdobramentos para a pratica docente é Fernando Becker. Analise atentamente a seguinte citação:
“ a critica epistemológica é insubstituível para a superação de praticas pedagógicas fixistas, reprodutivas e conservadoras – sustentadas por epistemologias empiristas e aprioristas ( BECKER 2001, P 30)
Elabore um pequeno texto em que você explique, com suas palavras o sentidodesta citação e qual motivo ele é pertinente a nossa disciplina.
R: Com esta citação Becker afirma que a epistemologia deve ser constantemente criticada para que se estude e se aprofunde no como o conhecimento cientifico ocorre, desmontando conceitos pedagógicos conservadores, baseados em uma pedagogia empirista ou aprioristas sejam de fato substituído por uma pedagogia adequada ao século XXI
Questão 6: Um dos aspectos em que se evidenciam as diferenças entre as varias abordagens psicológicas e suas implicações para o campo educacional é o modo como cada uma compreende a função docente e, portanto, a relação professor-aluno. Nesse sentido, escreva um breve texto no qual você descreva e compare três diferentes características atribuídas ao professor nas abordagens comportamental e humanista.
R: O professor deve sempre compreender o aluno, ele deve criar um vinculo que favorece a aprendizagem de ambos e o professor tem que ser um facilitador de aprendizagem e não um ditador de regras.
Questão 7: Em nosso livro-texto, destacamos uma das afirmações muito conhecidas do educador Alexander Neill, qual seja: “gostaria antes ver a escola produzir em varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico”. Explique qual o sentido dessa afirmação e como ela se relaciona com os pilares educacionais defendidos por esse autor.
R: Segundo o autor ele preferia ver uma pessoa feliz naquilo que se faz, e que o sucesso e dinheiro, não trazem felicidade para ninguém, portanto a erudição não é garantia de felicidade
Questão 8: Analise a seguinte situação vivida por uma professora hipotética do ensino fundamental
Mara está preocupada com seu aluno Julio de 10 anos, que apresenta grandes dificuldades nas aulas de matemática, na resolução de problemas que envolvem cálculos, proporções e etc. Conversando com ele fica sabendo que Julio gosta muito de montar quebra-cabeças e jogos de encaixe e nos finais de semana ele costuma ajudar seu pai na Marcenaria que ele possui. Diz que também quer ser marceneiro e que o pai elogia suas habilidades, ajudando-o na construção de caixas e de pequenos armários.
Com base na teoria de inteligências múltiplas, qual conceito é bastante útil para auxiliar Mara a ensinar matemática para seu aluno? Explica sua resposta como este conceito se aplica a situação vivida por ela.
R: A professora deve motiva-lo através das habilidades vividas dia-a-dia, quando Julio diz que gosta de quebra-cabeça e blocos de encaixe, são jogos lógicos e através dessas brincadeiras Mara pode ensinar matemática para Julio.
Questão 9: Daniel Goleman (1995), ao desenvolver a Teoria de inteligência emocional, defende que as escolas devem ter como meta não apenas o ensino das habilidades cognitivas e linguísticas, mas alfabetização Emocional dos alunos. Responda qual deve ser o papel dos adultos (sejam os professores, sejam os pais) nesta alfabetização e descreva ao menos dois tipos de atitude que compõem este papel.
R: Segundo Daniel Goleman os adultos (pais e professores) devem motivar as crianças a persistir diante as frustrações, controlar os impulsos, apropriar situações de emoção, praticar gratificação e motiva-los.

Continue navegando