Buscar

1AULA CONCEITOS DE ADM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Conceitos de Administração.
*
*
*
OBJETIVO DE HOJE! 
Identificar conceitos e categorias no âmbito da Administração salientando a importância da qualidade do trabalho administrativo.
*
*
*
ALGUNS CONCEITOS...
“Um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização” ( Eunice Kwasnicka, 1955, p.17);
“O processo que tem como finalidade garantir a eficiência ( processos adequados) e a eficácia ( produtos, resultados esperados) de um sistema” ( Antonio César Maximiano, 1955,p.60);
*
*
*
“O trabalho envolvendo a combinação e direção da utilização dos recursos necessários para atingir objetivos específicos” (David Hapton, 1983,p.7);
“Um conjunto de 4 processo básicos: planejamento, organização, liderança e controle...” (Henry Mintzberg, 1973, apud David Hapton, 1983, p.30);
*
*
*
“Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização , direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e e todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação” (Idalberto Chiavenato, 1998, p.9)
*
*
*
OU SEJA...
Administração é o processo de reunir pessoas e recursos materiais de forma a atingir fins desejados, por meio de uma organização.
*
*
*
		Eficiência e Eficácia
Eficácia É uma medida do alcance de resultados
Eficiência É uma medida da utilização dos recursos nesse processo
*
*
*
LOGO...
Eficiência esta voltada para a melhor maneira ( the best way ) pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas ( métodos) a fim de que os recursos ( pessoas, máquinas, matérias primas) sejam aplicadas da forma mais racional possível.
Eficiência preocupa-se com os meios, com os métodos e procedimentos mais indicados que precisam ser devidamente planejados e organizados a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis.
*
*
*
AINDA A EFICIÊNCIA ...
A Eficiência não se preocupa com os fins,mas simplesmente com os meios. O alcance dos objetivos visados não entra na esfera da competência da Eficiência: é um assunto ligado a Eficácia.
*
*
*
AINDA EFICIÊNCIA....
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer.
 Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. 
*
*
*
A EFICÁCIA...
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo. 
*
*
*
METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO
*
*
*
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.). 
*
*
*
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água. 
*
*
*
AGORA COMPARANDO...
*
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Estes conceitos, às vezes se sobrepõem ou se completam para compor o conjunto de macro-indicadores pois "somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito." (Aristóteles). 
*
*
*
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, I. Gerenciamento pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. 2ª ed. São Paulo: Makro Books, 1994.
Introdução à Teoria Geral da Administração-7a edição Chiavenato - 2004 - books. google.com ... Clássica da Administração ORGANIZANDO A EMPRESA 79 Objetivos de aprendizagem 79 caso introdutório: A Castor Comércio e Indústria 79 A Época 80 AO bradeFayol 80 1. As funções básicas da empresa 80 2. Conceito de Administração 81 3. Proporcionalidade das ... Acesso em 23 jul 2012. 
http://www.baguete.com.br/colunistas/colunas/51/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais