Buscar

CHLAMYDIA MICRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CHLAMYDIA
Sobre a doença
O que é uma infecção por clamídia?
 A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível comum (ITS) causada por bactérias. As pessoas que têm chlamydia muitas vezes não têm sintomas externos nos estágios iniciais. Isso pode fazer você pensar que não deveria se preocupar. No entanto, a clamídia pode causar problemas de saúde nas fases posteriores, incluindo a prevenção das mulheres de engravidar ou até mesmo pôr em perigo a sua gravidez.
Causas 
 Sexo sem um preservativo e sexo oral desprotegido são as principais formas de uma infecção por clamídia. Você não tem que ter a penetração para obtê-lo. Contato genital e sexo anal também podem transmitir as bactérias ou contraí-las.
 Os recém-nascidos podem adquirir clamídia da mãe infectada durante o parto e amamentação. A maioria dos testes pré-natais inclui um teste de clamídia, mas não faz mal verificar com o seu OB-GYN durante o seu primeiro exame pré-natal.
 Alguém pode ter uma infecção por clamídia no olho através de contato oral ou genital com os olhos, mas isso não é comum.
Fatores de risco
 Homens e mulheres podem contrair a infecção, mas as mulheres têm maior probabilidade de serem diagnosticadas, essa probabilidade aumenta quando se tem mais de um parceiro sexual. As taxas de infecção são mais altas entre as mulheres mais jovens, em parte porque suas células cervicais imaturas são vulneráveis à infecção, mas a idade mais avançada não é uma proteção. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que todas as mulheres sexualmente ativas de 25 anos e mais jovens sejam examinadas para clamídia todos os anos, bem como mulheres mais velhas com fatores de risco como: múltiplos ou novos parceiros.
Sinais e Sintomas 
Os sintomas aparecem, normalmente é de uma a três semanas depois de ter sido infectado. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Sensação de queimação durante a micção
Descarga do pênis ou da vagina (amarelo ou verde)
Dor no abdômen inferior
Dor nos testículos
Intercurso sexual doloroso em mulheres (dispareunia)
Em algumas mulheres, a infecção pode se espalhar para as tubas uterinas, o que pode causar uma condição chamada doença inflamatória pélvica (PID). PID é uma emergência médica. Os sintomas da PID são febre, dor pélvica grave, náuseas e sangramento anormal entre os períodos.
 Também é possível obter uma infecção por clamídia no ânus. Neste caso, os principais sintomas são frequentemente descarga, dor e sangramento desta área. Se você faz sexo oral com alguém que tem a infecção, você pode obtê-lo em sua garganta. Você pode notar uma dor de garganta, tosse ou febre, mas é possível levar a bactéria na garganta e não saber.
Diagnóstico 
 Se você não tiver nenhum sinal ou sintoma, seu médico pode perguntar por que você acha que pode ter a infecção. Neste caso, é importante falar sobre como você acha que foi exposto. Então será feito a coleta do material com um swab na vagina, anus ou garganta e teste da urina em homens. O exame da secreção uretral e sua cultura mostram a clamídia, mas podem ser necessários testes mais elaborados como a imunofluorescência, ensaios imuno-enzimáticos ou a deteção de anticorpos anticlamídia (IgM).
Tratamento
A clamídia é fácil de tratar. Uma vez que é de natureza bacteriana, é tratada com antibióticos. Azitromicina é um antibiótico geralmente prescrito em uma única dose, grande, mas a dose também pode ser espalhada ao longo de 5 dias. Doxiciclina é um antibiótico que deve ser tomado duas vezes por dia por cerca de uma semana.
 O seu médico pode prescrever outros antibióticos. Não importa qual antibiótico você é dado, você precisará seguir as instruções de dosagem cuidadosamente para certificar-se de que a infecção limpa completamente. Isso pode levar até duas semanas, mesmo com os medicamentos de dose única. Não faça sexo durante o tempo de tratamento. Infelizmente, você pode obter chlamydia novamente se você estiver exposto, mesmo se você já teve e foi tratada.
Prevenção
 O caminho mais seguro para uma pessoa sexualmente ativa para evitar a contração de clamídia é ter relações sexuais com um preservativo a menos que você esteja absolutamente certo de que seu parceiro não está portando a infecção. Você deve evitar ter sexo oral ou usar proteção durante o sexo oral até que você saiba que a outra pessoa não tem clamídia. Use proteção com cada novo parceiro e faça exames para clamídia e outras doenças sexualmente transmissíveis entre cada novo parceiro.
Sobre a Bacteria 
 A Chlamydia trachomatis é uma bactéria não usualmente corada pelo GRAM, mas determinada como gram negativa por conta de seu peptídeoglicano fino. É transmitida sexualmente, causadora da clamidíase. Esta bactéria vive obrigatoriamente dentro da célula do hospedeiro por ser incapaz de sintetizar ATP.

Continue navegando