Buscar

SIMULADO SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Prévia do material em texto

APOL
Questão 1/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A ideia de desenvolvimento do educando nestas etapas que formam um conjunto orgânico e sequencial é o do reconhecimento da importância da educação escolar para os diferentes momentos destas fases da vida e da sua intencionalidade maior já posta no art. 205 da Constituição Federal [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12929.pdf> Acesso em 20 abr. 2015.  De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, no que diz respeito às finalidades de cada uma das etapas da educação, relacione corretamente tais etapas às suas características: 
 Educação infantil
 Ensino fundamental
 Ensino médio
(  ) Desenvolvimento da capacidade de aprender, principalmente o domínio do ler, escrever e calcular.
(  ) Desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físico, psicológico, social e intelectual.
(  ) Desenvolvimento e aprimoramento da formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 3
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: “Diz a LDBEN 9.394/96 que ‘a jornada escolar no ensino fundamental será de pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliada para o tempo integral, associada a programas suplementares de alimentação, assistência à saúde, material didático-escolar e transporte’ ”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALIÉRI, Ana Maria Villela. Uma escola para a modernidade em crise: considerações sobre a ampliação das funções da escola fundamental. In.: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 116.  Conforme os conteúdos apresentados no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, a jornada escolar anual é determinada pelas escolas, mas deve obedecer a parâmetros pré-estabelecidos em relação à quantidade de horas e dias letivos. Segundo a legislação atual (LDBEN), as instituições escolares devem oferecer no mínimo 800 horas anuais distribuídas em certa quantidade de dias letivos. Sendo, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a quantidade correta desses dias letivos:
	
	A
	100 dias.
	
	B
	150 dias.
	
	C
	180 dias.
	
	D
	200 dias.
	
	E
	230 dias.
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:  “ Na educação infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental ”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educ_infantil.jsp?ACAO=acao2> Acesso em 20 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos abordados em aula e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre a avaliação, analise as assertivas a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) Segundo a LDBEN, os aspectos quantitativos da avaliação devem prevalecer sobre os aspectos qualitativos nesta etapa de ensino.
II. ( ) Conforme a LDBEN, essa proposta de avaliação aponta para uma mudança de paradigmas, confrontando questões da cultura escolar.
III. ( ) O modelo de avaliação proposto na LDBEN alterou positivamente a relação estabelecida entre pais, estudantes e professores.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – V
Questão 4/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: “O investimento de recursos públicos na área educacional compreende os valores financeiros brutos aplicados pelo setor público no atendimento de demandas educacionais, como no custo de bens e serviços - inclusive bens de capital - e nas transferências, excetuando-se a depreciação e a amortização dos investimentos em estoque. O conceito utilizado para a agregação corresponde à finalidade dos recursos alocados por área de atuação”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.inep.gov.br/estatisticas-gastoseducacao> Acesso em 01 jun. 2015. A respeito do controle de aplicação dos recursos públicos na educação, leia as afirmações a seguir, analisando-as a partir do conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil:
I. A utilização dos recursos públicos, sempre que destinada a fins educacionais, é considerada regular.
II. Quando existe a suspeita de irregularidade nos gastos, o Ministério Público pode ser acionado para investigar o fato.
III. Os governos devem controlar internamente a prestação de contas, mas há também um controle externo, feito pelo poder legislativo.
IV. Quando uma das instâncias governamentais comete irregularidades, pode ser punida e proibida de estabelecer convênios.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	I e II apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“Há cerca de dez anos vem ocorrendo em vários pontos do Brasil a implantação de projetos no setor público de educação fundamental que se caracterizam pela dilatação da jornada escolar diária e pelo aumento das responsabilidades educacionais da escola. Entre essas iniciativas, destacam-se os CIEPs do Rio de Janeiro, os CEIs da prefeitura de Curitiba, os CAICs em âmbito nacional, além de outras de menor repercussão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALIÉRI, Ana Maria Villela. Uma escola para a modernidade em crise: considerações sobre a ampliação das funções da escola fundamental. In.: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 115. 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as assertivas a seguir sobre a jornada e o calendário escolar, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O calendário escolar deve, segundo a LDBEN, ser adequado ao contexto no qual a escola se insere, podendo, inclusive, haver redução de carga horária se autorizado pelo sistema de ensino.
II. ( ) A legislação, no que concerne o calendário e jornada escolar, diz que todas as instituições devem, obrigatoriamente, ofertar no mínimo 900 horas anuais, distribuídas em 280 dias letivos.
III. ( ) A legislação prevê a ampliação progressiva da jornada escolar, e, nesse sentido, aos poucos a oferta diurna da educação básica deverá atender aos alunos em período integral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – F
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V
	
	
	
	
	
Simulado 1
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os movimentos sociais por moradia, transporte, saúde, educação, terra etc. reiteradamente marcam presença no cenário sociopolítico brasileiro. Além disso, houve um aumento da participação privada na educação nacional, em especial na educação superior. Acrescentemos que os programas de educação de jovens e adultos (EJA) sofreram impulso nos anos de 1990, mediante parcerias dos governos municipal, estadual e federal com os diversos atores organizados da sociedade civil [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,ele está disponível em: SOUZA, Maria Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 55. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, sobre os princípios e finalidades da Educação para a EJA, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Embora pensada para os que não tiveram acesso na idade considerada adequada, a legislação para EJA deixou de fora as questões relacionadas ao acesso e permanência na escola.
II. ( ) A educação de jovens e adultos é uma modalidade de educação ofertada gratuitamente para aqueles que não tiveram acesso à educação escolar na idade apropriada.
III.  (  ) A LDB determina que a educação de jovens e adultos seja ofertada em modalidades e características que sejam adequadas às necessidades dos estudantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: “[...] A LDBEN de 1996 determinou, ainda, a oferta de educação escolar regular 
para jovens e adultos “com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, 
garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola”. As afirmativas 
II e III são VERDADEIRAS: “Sobre os alunos que frequentam o ensino fundamental fora da idade 
considerada apropriada — a CF 1988 e a LDBEN de 1996 garantem o direito ao ensino fundamental 
‘assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiverem acesso na idade própria’. 
A LDBEN de 1996 determinou, ainda, a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos ‘com
 características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem 
trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola ‘ ”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas
 educacionais no Brasil, p. 127)
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – V – F
	
	E
	F – V – F
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte extrato de texto: 
“As políticas monetaristas ganharam terreno, como se pode ver pelas atitudes permissivas diante do enorme volume de crédito externo e pela introdução de reformas financeiras internas afrouxando as regras relativas às taxas de juro, à composição das carteiras de títulos, aos prazos de vencimento e ao uso dos recursos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRENCH-DAVIS, Ricardo; MUNOZ, Oscar; PALMA, José Gabriel. As economias latino-americanas 1950-1990. In.: BETHEL, Leslie. História da América Latina: a América Latina após 1960: economia e sociedade. São Paulo: EDUSP / Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. p. 210. 
As políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implementadas a partir do ano de 1988.  Conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre tal fato, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a opção que contém a assertiva correta:
Nota: 50.0
	
	A
	Como resultado da implementação da política monetarista neoliberal, foram suspensas as 
privatizações e terceirizações de empresas estatais.
	
	B
	A ideologia predominante veiculada na implementação do monetarismo neoliberal era semelhante 
à da política de Estado de bem-estar.
	
	C
	Na implementação das políticas monetaristas neoliberais na América Latina, obteve-se sucesso 
apenas em alguns países como Chile e Argentina.
	
	D
	Na América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal data do ano de 1989,
 e ficou conhecida como Consenso de Washington.
Você acertou!
“A expressão mais acabada dessa estratégia política, para a América Latina, se deu em novembro de 1989, 
quando funcionários do governo estadunidense reuniram-se com os especialistas em assuntos 
latino-americanos do FMI, Bird/Banco Mundial e BID, num evento que ficou conhecido como o ‘Consenso 
de Washington’ ”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 61)
	
	E
	Uma das proposições das políticas monetaristas neoliberais é o retorno da intervenção estatal sobre
 a economia dos Estados Nacionais.
 
Simulado 2
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Os principais programas do FNDE são: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar”.   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:< http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912>. Acesso em 15 abr. 2015.  
O livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil trata da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sendo assim, leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a assertiva correta sobre a oferta de transporte escolar: 
Nota: 50.0
	
	A
	O transporte escolar destina-se, especialmente, às cidades cujas escolas ficam todas localizadas em
 regiões de educação do campo.
	
	B
	Embora algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, ele é dispensável nas
 capitais e regiões metropolitanas.
	
	C
	Esse benefício aplica-se a casos específicos, quando é comprovada a sua necessidade por questões 
de limite de locomoção dos alunos.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada aos estudantes que não encontram escolas ou 
vagas em escolas próximas a sua residência.
Você acertou!
“A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população
 em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da
 zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é 
utilizado, principalmente em áreas do crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da
 educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar
 o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional”. (Livro-base
 Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)
	
	E
	É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
 
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A maioria dos gestores de escolas privadas não enxerga competição entre escola pública e particular. Eles não querem receber alunos só porque não conseguiram vaga nas escolas estaduais ou municipais. Era o que acontecia há 30 ou mesmo há 80 anos, quando a instituição que dirijo surgiu para atender estudantes excluídos da rede pública”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/particular-publica-meta-qualidade-425472.shtml>. Acesso em 02 jun. 2015. 
As escolas podem ser públicas ou privadas e serem classificadas em diversos tipos. Nesse contexto, conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, relacione corretamente os tipos de escolas às suas características:
1. Filantrópicas
2. Confessionais
3. Cooperativas
4. Empresariais
5. Comunitárias 
(  ) Escolas privadas mantidas pelos pais dos alunos, que se associam para gerir, em conjunto, a instituição.
( ) Tipo de escola mantida pela comunidade  e comumente administrada pela associação de moradores do bairro.
( ) É característica dessa escola ser mantida por empresas ou associações, mas suaatuação não visa fins lucrativos.
( ) Possuem regulação legislativa diferenciada quanto à tributação e costuma ser mantida por instituições religiosas.
( ) Instituições mantidas por proprietários, caracterizados como investidores, e que têm o lucro como finalidade. 
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	2 – 4 – 5 – 1 – 3
	
	B
	3 – 5 – 1 – 2 – 4
Você acertou!
Filantrópicas: “As escolas filantrópicas são mantidas por instituições sem fins lucrativos e tendem a atuar cm 
áreas com déficit educacional e atender as populações de baixa renda. As escolas filantrópicas podem ser 
mantidas por empresas ou instituições que disponibilizam recursos ou reúnem colaboradores para oferecer 
serviços educacionais a populações não atendidas pelos governos “ [...]. Confessionais: “As escolas 
confessionais são as mantidas por instituições religiosas, que, por esse caráter, possuem regulações 
específicas quanto a suas formas de ação e de tributação”. Cooperativas: “As escolas cooperativas são 
mantidas por país que se associam para manter as instituições. E um tipo de escola privada, cujos proprietários 
são todos os pais, que decidem os rumos da escola coletivamente [...]”. Empresariais: “As escolas privadas 
do tipo empresarial são aquelas constituídas por investidores que têm por finalidade obter lucro atuando na
 área educacional”. Comunitárias: “As comunitárias são mantidas pelas próprias comunidades, 
geralmente, administradas por associações de moradores”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas 
educacionais no Brasil, p. 148-149)
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	D
	5 – 3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
Simulado 3
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“No Brasil existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 113.
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na educação infantil? Assinale a resposta correta, de acordo com o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o tema: 
Nota: 50.0
	
	A
	Na educação infantil, a ausência de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação 
impede que os alunos sejam avaliados.
	
	B
	Para avaliar a criança na educação infantil, o professor deve conhecer os critérios previstos nos 
Referenciais Curriculares Nacionais.
	
	C
	Na educação infantil, a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, 
prevalecendo os aspectos quantitativos.
	
	D
	Na educação infantil, a avaliação objetiva o registro e acompanhamento do desenvolvimento da 
criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
Você acertou!
“A avaliação na educação infantil é definida como ‘acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, 
sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental’ (LDBEN, art. 31). A frequência 
mínima é de 75% da jornada escolar (LDBEN, art. 24, VI), que também é utilizada como critério de promoção
 escolar e intrinsecamente vinculada aos processos avaliativos”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas 
educacionais no Brasil, p. 171)
	
	E
	Na educação infantil, as avaliações têm, como base, a observação dos professores sobre a adaptação 
da criança ao ambiente escolar.
 
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“ Na educação infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educ_infantil.jsp?ACAO=acao2> Acesso em 20 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos abordados em aula e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre a avaliação, analise as assertivas a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Segundo a LDBEN, os aspectos quantitativos da avaliação devem prevalecer sobre os aspectos qualitativos nesta etapa de ensino.
II. ( ) Conforme a LDBEN, essa proposta de avaliação aponta para uma mudança de paradigmas, confrontando questões da cultura escolar.
III. ( ) O modelo de avaliação proposto na LDBEN alterou positivamente a relação estabelecida entre pais, estudantes e professores.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – F – F
	
	E
	F – V – V
Você acertou!
A assertiva I é FALSA: “[...] A LDBEN de 1996, (art. 24, V) explicitamente determina que ‘os aspectos
 qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos e trata as provas finais como ‘eventuais’ ”. [...] 
A assertiva II é VERDADEIRA: “ [...]. Portanto, aponta para uma mudança de paradigma avaliativo, que 
entra em confronto direto com segmentos significativos da cultura escolar. [...]”   A assertiva III é 
VERDADEIRA: “No entanto, esse paradigma de avaliação aponta para outra direção educacional, em que 
os resultados efetivos têm mudado positivamente a relação entre professores, familiares e estudantes”. 
(Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 171)
 
Simulado 4
uestão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Nas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org). A educação no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 32-33.
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II. ( ) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III. (  ) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a sua divisão do trabalho em micro tarefas.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – F
Você acertou!
A afirmativa I é falsa: “O taylorismo se generalizou pelo mundo e passou a impactar as políticas 
educacionais, pois requeria que os sistemas educativos formassem trabalhadores alfabetizados e adestrados 
para as tarefas repetitivas[...]    
A afirmativa II é verdadeira:  No final do século XIX, com a implantação de técnicas racionalizadas de 
gestão do trabalho nas empresas, da qual o taylorismo foi o modelo mais utilizado, passaram a ser exigidos 
do trabalhador os seguintes pontos: [...]ser obediente ao modelo de gestão de pessoal, cumprindo os 
horários da sua respectiva jornada de trabalho, obedecendo aos seus respectivos supervisores e se adaptandoàs mudanças de tecnologia [...] A afirmativa III é falsa: O princípio do taylorismo era o de que o trabalhador 
deveria atuar num posto de trabalho, realizando tarefas específicas e repetindo-a o maior número de vezes 
possível em sua jornada diária de trabalho. Assim, o trabalho foi racionalizado, dividido em micro tarefas
 assumidas, cada uma, por um trabalhador”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no 
Brasil, p. 44 e 45)
	
	C
	V – V – F
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – F – F
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“Há cerca de dez anos vem ocorrendo em vários pontos do Brasil a implantação de projetos no setor público de educação fundamental que se caracterizam pela dilatação da jornada escolar diária e pelo aumento das responsabilidades educacionais da escola. Entre essas iniciativas, destacam-se os CIEPs do Rio de Janeiro, os CEIs da prefeitura de Curitiba, os CAICs em âmbito nacional, além de outras de menor repercussão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALIÉRI, Ana Maria Villela. Uma escola para a modernidade em crise: considerações sobre a ampliação das funções da escola fundamental. In.: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 115. 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as sentenças a seguir sobre a jornada e o calendário escolar, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O calendário escolar deve, segundo a LDBEN, ser adequado ao contexto no qual a escola se insere, podendo, inclusive, haver redução de carga horária se autorizado pelo sistema de ensino.
II. ( ) A legislação, no que concerne o calendário e jornada escolar, diz que todas as instituições devem, obrigatoriamente, ofertar no mínimo 900 horas anuais, distribuídas em 280 dias letivos.
III. ( ) A legislação prevê a ampliação progressiva da jornada escolar, e, nesse sentido, aos poucos a oferta diurna da educação básica deverá atender aos alunos em período integral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – F
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V
Você acertou!
As afirmativas I e II são falsas: “Todas as instituições escolares de educação básica devem ofertar pelo 
menos 800 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos (em existindo exames finais, os tempos reservados 
para eles não são incluídos nas 800 horas) (LDBEN, art. 24, I). O calendário escolar deve ser adequado às
 situações locais, às peculiaridades climáticas e econômicas, mas sem a redução da carga horária e com
 autorização do respectivo sistema de ensino (LDBEN, art. 23, § 2°)”.  A afirmativa III é verdadeira: 
“A LDBEN de 1996, (art. 34 e art. 87, § 50) determinou que a jornada escolar diurna no ensino fundamental
 deverá ser progressivamente ampliada até alcançar o tempo integral (LDBEN, art. 34 e art. 87, § 5°)”. 
( livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 179-180)
 
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“Na evolução da normatização do sistema de ensino, o Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos ‘conteúdos mínimos’ para ‘diretrizes curriculares’ assim como se deslocasse a iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 137. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, como se dá a nomeação dos representantes que compõem o Conselho Nacional de Educação? Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que contém a resposta correta:
Nota: 50.0
	
	A
	Pelo presidente da República.
Você acertou!
“O CNE é regulado pela Lei n° 9.131/1995. É composto por conselheiros nomeados pelo presidente da 
República, que seleciona representantes de diversas áreas, como intelectuais da educação superior e 
básica, do setor privados etc. Alguns são indicados por entidades corporativas, como a Confederação Nacional
 dos Trabalhadores na Educação Pública”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no 
Brasil, p. 156)
	
	B
	Pelo ministro da Educação.
	
	C
	Pelos governadores de estado.
	
	D
	Por processos de eleição direta.
	
	E
	Pelo conselheiro da Câmara da Educação.
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O investimento de recursos públicos na área educacional compreende os valores financeiros brutos aplicados pelo setor público no atendimento de demandas educacionais, como no custo de bens e serviços - inclusive bens de capital - e nas transferências, excetuando-se a depreciação e a amortização dos investimentos em estoque. O conceito utilizado para a agregação corresponde à finalidade dos recursos alocados por área de atuação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.inep.gov.br/estatisticas-gastoseducacao> Acesso em 01 jun. 2015. 
A respeito do controle de aplicação dos recursos públicos na educação, leia as afirmações a seguir, analisando-as a partir do conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil: 
I. A utilização dos recursos públicos, sempre que destinada a fins educacionais, é considerada regular.
II. Quando existe a suspeita de irregularidade nos gastos, o Ministério Público pode ser acionado para investigar o fato.
III. Os governos devem controlar internamente a prestação de contas, mas há também um controle externo, feito pelo poder legislativo.
IV. Quando uma das instâncias governamentais comete irregularidades, pode ser punida e proibida de estabelecer convênios.
São corretas as afirmativas:
Nota: 50.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: “A utilização de recursos, mesmo que para ?ns educacionais, pode ser considerada 
inadequada e irregular e, nesse caso, autoridades e funcionários públicos podem ser penalizados”. 
A afirmativa II é CORRETA: “O ministério público também pode ser acionado para investigar gastos 
irregulares e processar os governantes e funcionários que fizeram uso indevido dos recursos públicos”. [...] 
A alternativa III é CORRETA: “Os governos distrital, estaduais e municipais que recebem dinheiro público 
devem manter um sistema de controle interno com prestações de contas específicas. Geralmente, a 
Controladoria Geral do Município, do Estado e do Distrito Federal são responsáveis por fiscalização e
 regularização das prestações de contas desses recursos. O controle externo é realizado pelo poder 
legislativo (as Câmaras de Vereadores, Câmara Distrital e Assembleias Legislativas) que julgam 
periodicamente os gastos públicos com base cm pareceres do pelos Tribunais de Contas “ [...] 
A afirmativa IV é CORRETA: “As penalidades para os governos estaduais e prefeituras são: proibição de 
celebrar convênios e receber recursos do governo federal (e para os municípios também dos governos 
estaduais) [...] “. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p.296- 297)
	
	E
	I, II e III apenas.
Simulado 6
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcançam o nível 2 de desempenho na avaliação que tem o nível 6 como teto. Isso significa que eles não são capazes de deduzirinformações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura> Acesso em 09 dez. 2015.
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) objetiva o dimensionamento do desempenho escolar dos brasileiros, e, para tanto, aplica testes aos estudantes da educação básica. Pensando nesse tema e, tomando como referência o conteúdo do livro-base, relacione corretamente os tipos de avaliação às suas características:
ENEM
ENCCEJA
ANEB
 ANRESC
 Prova Brasil 
(  ) Certificação destinada a estudantes que são provenientes dos diversos programas de educação de jovens e adultos.
(  ) Avaliação institucional que busca conhecer os dados advindos das redes públicas de educação básica.
(  ) Prova aplicada aos estudantes do ensino médio e que tem finalidades diversas  como, por exemplo, o ingresso em cursos superiores.
(  ) Aplicada a cada dois anos, busca conhecer as habilidades dos estudantes no que diz respeito à Língua Portuguesa e Matemática.
(  ) Combinação dos dados provenientes do rendimento estudantil e os fluxos escolares, avaliando as unidades escolares.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	3 – 4 – 2 – 5 – 1
	
	B
	5 – 1 – 4 – 3 – 2
	
	C
	1 – 3 – 5 – 2 – 4
	
	D
	2 – 3 – 1 – 5 – 4
Você acertou!
“O Enem consiste em prova aplicada aos educandos do ensino médio, com o tempo passou a servir 
para outras finalidades, inclusive como base de acesso a programas seletivos de instituições de educação 
superior e mais recentemente ao Programa Universidade para todos (ProUni). O Encceja foi implementado 
em 2002 como instrumento de certificação dos educandos advindos dos diversos programas de educação de
 jovens e adultos. [...] A Aneb tem por foco a avaliação das redes públicas de educação, enquanto a Anresc
 produz a avaliação das unidades escolares, combinando os dados de rendimento estudantil (pela Prova Brasil)
 com os de fluxo escolar (com base em dados do Educacenso). A Prova Brasil é formulada com base na 
Matriz Curricular de Referência, articulando tanto o domínio de saberes como de operações mentais, 
baseando-se no modelo de habilidades e competências. Foi instituída em 2005 e é aplicada a cada dois anos 
(sempre em anos ímpares). O objetivo da Prova Brasil e a avaliação das habilidades em língua portuguesa
 (como foco na capacidade de leitura) e em matemática (como foco em resolução de problemas). São 
avaliados os estudantes do quinto e nono anos do ensino fundamental”. (Livro-base Sistemas de ensino e 
políticas educacionais no Brasil, p. 255 - 256)
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/> Acesso em 01 jun. 2015. 
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, a avaliação, nos preceitos propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pode ocorrer de três formas. A respeito dessas formas de avaliação, analise as assertivas a seguir:
I. A avaliação pode ocorrer com base no aproveitamento do aluno na sua respectiva fase escolar.
II. A avaliação escolar pode ocorrer de forma automática, independente do resultado dos alunos.
III. A escola pode definir a etapa escolar adequada para o aluno, de acordo com o seu desenvolvimento.
IV. A escola não precisa seguir a sequência curricular, em casos de progressão parcial dos alunos.
São corretas as afirmativas:
Nota: 50.0
	
	A
	I, II e III.
Você acertou!
As assertivas I, II e III estão CORRETAS: “A progressão escolar pode ocorrer por três formas segundo a 
LDBEN de 1996: • por promoção, em função de aproveitamento na respectiva fase escolar; • “mediante 
avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua 
inscrição na série ou etapa adequada”, independente de escolarização anterior, e, neste caso, é necessário 
que o respectivo sistema de ensino regulamente este processo; • progressão regular (automática) (LDBEN, 
art. 24)”.  A assertiva IV é INCORRETA: “A definição da forma de progressão depende das instituições ou 
das redes escolares. Nos casos da progressão regular, o regimento escolar pode prever formas de progressão
 parcial, que devem ser aprovadas pelo respectivo conselho de educação. A legislação determina, no entanto, 
que essas regulamentações garantam a preservação da sequência do currículo (LDBEN, art. 24,111)”.
 (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 177)
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e IV.

Continue navegando