Buscar

Teste 2 Filsofia da Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a passagem a seguir:
“O historiador e o poeta não se diferenciam pelo fato de um usar a prosa e o outro, versos. A obra de Heródoto poderia ser versificada, com o que não seria menos obra de história, estando a métrica presente ou não. A diferença está no fato de o primeiro relatar o que aconteceu realmente, enquanto o segundo, o que poderia ter acontecido. Consequentemente, a poesia é mais filosófica e mais séria do que a história, pois a poesia se ocupa mais do universal ao passo que a história se restringe ao particular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARISTÓTELES. Poética. In: Aristóteles. São Paulo: Nova Cultural, 2011 (Coleção Os Pensadores), p. 55.
Uma das passagens mais famosas da Poética, de Aristóteles, é aquela em que o filósofo faz uma comparação entre a obra do poeta (escritor) e a do historiador. E a inesperada conclusão do filósofo é que a literatura teria um potencial mais filosófico do que a história, já que esta última estaria presa aos fatos enquanto a literatura não. De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, Aristóteles afirma que a poesia é mais filosófica que a história porque...
	
	A
	a poesia permite explorar mais a fundo as possibilidades do ser humano,
 enquanto a história se atém aos fatos.
	
	B
	a poesia está mais próxima dos deuses.
	
	C
	a história é uma imitação em terceiro grau do mundo das ideias.
	
	D
	a história não é escrita em versos.
	
	E
	a poesia não tem nenhum compromisso com a verossimilhança.
Questão 2/2 - Estética e Filosofia da Arte
Leia a citação a seguir:
“O ideal na Idade Média é o santo: precisamente aquele que aniquila o sensual e o animal. [...] O inverso disto é a concepção do Renascimento. A beleza sensual glorifica na sua própria raiz as manifestações mais altas da arte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978, p. 103.
O termo Renascimento surge do fato de que os artistas europeus daquele período histórico buscaram retornar aos ideais estéticos gregos como uma maneira de se desvencilhar da estética cristã do período medieval. De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte sobre a posição do homem no Renascimento, é correto afirmar que:
	
	A
	o homem é uma criação divina por isso deve “amar a deus sobre todas as coisas”.
	
	B
	o homem é o lobo do homem.
	
	C
	o homem é um instrumento do Diabo capaz de levar a humanidade à perdição.
	
	D
	que a arte é ilusória e afasta o homem da verdade divina
	
	E
	o homem é a medida de todas as coisas.

Outros materiais