Buscar

Território na Geografia: Conceitos e Perspectivas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TERRITÓRIO
DISCENTES: NAIARA LOBATO, RHAYSE FLAUSINO, ROSA YLÊ, TAMIRES APARECIDA, VITOR ROSA
DOCENTE: EDUARDO PAULON GIRARDI
TURMA 058, METODOLOGIA EM GEOGRAFIA
DEFINIÇÃO 
“É um termo geral utilizado para descrever uma porção do espaço ocupado pela pessoa, grupo ou Estado. Quando associado com o Estado o termo tem duas conotações especificas. A primeira é aquela da soberania territorial, através da qual um Estado reivindica controle de legitimidade exclusivo sobre uma dada área definida por fronteiras claras. A segunda conotação refere-se ao fato de que uma área não está inteiramente incorporada na vida politica de um Estado.”
“Em muitas formas de uso em Geografia Social, o território refere-se a um espaço social definido ocupado e utilizado por diferentes grupos sociais como uma consequência de sua prática de territorialidade ou o campo de força exercitado sobre o espaço pelas instituições dominantes.”
The Dictionary of Human Geography (1994, p 620)
Refere-se à base geográfica de um Estado.
O que o território abrange?
O conjunto dos fenômenos físicos: rios, mares e solos;
O conjunto dos fenômenos decorrentes das ações da sociedade: cidade, portos, estradas.
Torna-se concreto quando associado a sociedade em termos jurídicos, políticos ou econômicos.
TERRITÓRIO NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA CLÁSSICA 
Historicamente o conceito de território é tratado sobre relações de poder;
Sobre a concepção clássica de território também está vinculado ao domínio de uma determinada área, sob a perspectiva voltada à identidade nacional, onde Ratzel ( 1982) diz que o conceito de território refere-se ao Estado, onde o tamanho da população está associado ao tamanho do território;
 
Ao referir-se à concepção do território Heidrich diz:
“ A diferenciação do espaço em âmbito histórico tem início a partir da delimitação do mesmo, isto é por sua apropriação como território;”
( Heidrich 1998, p. 10-11)
 
Em âmbito contemporâneo trata-se do conceito de território como campo de força, “ teias ou redes de relações sociais; 
“ Uma superposição tão absoluta entre espaço concreto com seus atributos materiais e o território como campo de forças” ( Souza 1995, p. 86)
Este conceito norteou na Geografia perspectivas vinculadas à ideia de poder sobre um espaço e seus recursos.
 
TERRITÓRIO MATERIAIS E IMATERIAIS 
Dimensão Material, diz à respeito do território aos objetos geográficos influenciados, dominados e apropriados pelos sujeitos territoriais. 
Dimensão Imaterial, corresponde às estratégias do sujeitos para a construção do território: sao as ações, representações espaciais, as disputas de força com os outros sujeito para imprimir o poder. 
TERRITÓRIO E REDES 
Uma nova realidade na formação de território, a multiterritorialidade permite a possibilidade de acessar ou conectar vários territórios, que pode se dá através do deslocamento físico ou virtual. 
Fonte: imagem retirada do google
TERRITÓRIO CÍCLICO 
Tem como característica a alteração dos tipos de acordo com o ciclo em uma ação ou outra seja conveniente para o sujeito territorial. 
Ex: A produção de grãos não é favorável, mas as terras são utilizadas para a criação de gado, assim que a primeira atividade torna-se mais lucrativo há uma troca.
Fonte:Fonte: Geografia Conceitos e Temas - Cap: O Território - Pag 69 
TERRITÓRIO SOB DOMÍNIO DO ESTADO 
Esta abordagem, inclui as divisões administrativas/malhas estabelecidas pelos países para a gestão. Cada unidade dessas divisões pode ser tomada como um território. Essa concepção de território é comum nas ações do governo em políticas de ordenamento territorial. 
Fonte: retirada do Google 
Território como objeto de poder e fundamentalmente caracterizado como um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder.
ARENDT (1985) diz que “o poder se manifesta quando um grupo organizado se mantêm no controle”.
O poder seria inerente a existência de qualquer comunidade política. A palavra território se baseia no poder do estado como gestor nacional, e como estado-nação. São criados e construídos nas mais diversas escalas não só pelo estado mas também por sua organização e dominação.
TERRITÓRIO E PODER
TERRITORIALIDADES FLEXÍVEIS 
Território da prostituição;
Territórios móveis;
Território do tráfico de drogas;
Territórios amigos.
Fonte: Geografia Conceitos e Temas - Cap: O Território - Pag 79
TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO 
O conceito de território e desenvolvimento está quase que sempre atrelado ao econômico porém é de extrema importância avaliar o desenvolvimento que estruturaliza o social. 
O território é sinônimo de construção do espaço social porém ele nem sempre é sinônimo desse espaço delimitado.
Ex: cidade “fantasma” 
TERRITÓRIO COMO CONCEITO CULTURAL E ECONÔMICO 
Cultura (simbolismo, as teias de significados, as identidades, etc).
Economia (trabalho, processos de produção e circulação de bens)
As razões e motivações para se conquistar ou defender um território podem ser fortemente ou até primariamente de cunho econômico.
Não são sempre de ordem estritamente política (ou ainda estratégico - militar).
Analisar os fatores por trás de processos de territorialização. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O espaço é territorializado pelo estado, o uso do conceito de território é uma vertente político-administrativa ligada ao estado, e a visão cultural de apropriação, ligado ao espaço vivido por uma população. o povo de um país se apropria do espaço sob jurisdição do estado e os países sao expressoes desses territórios. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
SUERTEGARAY,	D.	M.	A.	Conceitos	geográficos:	concepções	e	significados. In.:	Notas	sobre	Epistemologia	da	Geografia.	Cadernos	 Geográficos.	Florianópolis:	Imprensa	Universitária,	n.1,	1999.
SPOSITO,	E.	S.	Conceitos.	In.:	SPOSITO,	E.	S.	Geografia	e	Filosofia.	São	Paulo:	UNESP,	2004.	pp.
. GIRARDI,	 E.	 P.	 Espaço	 geográfico	 e	 território:	 conceitos-chave	 para	 a	 Geografia. In. GIRARDI,	 E.	 P.	 Proposição	 teóricometodológica de	uma	Cartografia	Geográfica	Crítica	e	sua	aplicação	no	desenvolvimento	do	Atlas	da	Questão	Agrária	Brasileira. 2008.	 Tese	(Doutorado	em	Geografia)	– Faculdade	de	Ciências	e	Tecnologia,	Universidade	Estadual	Paulista,	Presidente Prudente,	2008.	pp.	 29-41.	Disponível	em:<www.fct.unesp.brneraatlas>
SOUZA,	M.	 J.	L.	de.	O	território:	sobre	espaço	e	poder,	autonomia	e	desenvolvimento. In.:	CASTRO,	 I.	E.	De.;	GOMES,	P.	C.	da	C.;	 CORRÊA,	R.	L.	(org.).	Geografia:	conceitos	e	temas.	Rio	de	Janeiro:	Bertrand	Brasil,	2003.	pp. 77-116.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando