Buscar

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
	
�
 1a Questão (Ref.: 201306728966)
Pontos: 1,0  / 1,0
Pedro Gonçalves é dono de uma empresa que fabrica refrigerantes. A escola de Pâmela escolheu a empresa de Pedro, por ser de fácil acesso, para levar os alunos para uma visitação, afim de que eles conheçam como é uma indústria por dentro. Ela levará 15 alunos para a visita, que ocorrerá de manhã, e será a única responsável por eles. Serão utilizdas passarelas, que passam sobre as máquinas e toda a linhagem de produção, mas, apesar disso, há sinalizações para o uso do EPI. Após confirmar a visita, a secretária de Pedro ficou em dúvida sobre quantos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) deveria mandar providenciar ou se seria mesmo necessário esses equipamentos. De acordo com as Regras Básicas de Saúde e Segurança no trabalho, o que Betina, secretária de Pedro, deverá fazer?
Resposta: De acordo com as Regras basicas de Saude e segurançã no trabalho, Betina tem que exejir 16 EPIs, sendo 15 para os alunos e um para ela como responsavel. A secretaria de Pedro tem que providenciar EPIs para todos os visitantes.
Gabarito: Providenciar o fornecimento de EPI's a todos os visitantes.
�
 2a Questão (Ref.: 201306174311)
Pontos: 1,0  / 1,0
Líquidos combustíveis são substâncias que possuem o ponto de fulgor igual ou superior a 70,0 C e inferior a 93,3 C. Dê um exemplo de liquido combustível.
Resposta: Oleo disel ou oleo lubrificante.
Gabarito: Óleo diesel ou óleo lubrificante.
�
 3a Questão (Ref.: 201306658179)
Pontos: 1,0  / 1,0
Assinale a opção verdadeira, para a palavra que é definida pela seguinte frase "É um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidades".
Zen
Segurança
 
Saúde
Atitude
Postura.
�
 4a Questão (Ref.: 201306659049)
Pontos: 1,0  / 1,0
Por diversos anos, João exerceu atividade como trocador de ônibus numa dada empresa. Após conseguir a sua carteira de habilitação, a empresa deu-lhe a chance de ocupar a vaga de motorista, desde que antes realizasse o exame médico
de retorno ao trabalho
admissional.
periódico
demissional
 
de mudança de função
�
 5a Questão (Ref.: 201306257665)
Pontos: 1,0  / 1,0
EM UM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE, A RESPONSABILIDADE DO ACIDENTE DO TRABALHO ERA COLOCADA NOS TRABALHADORES, ATRAVÉS DOS ATOS INSEGUROS, ESSA TENDÊNCIA ACABOU CRIANDO UMA ¿CONSCIÊNCIA CULPOSA¿ NOS MESMOS, POIS ERA COMUM A NEGLIGÊNCIA, O DESCUIDO, A FACILITAÇÃO E O EXCESSO DE CONFIANÇA SEREM APONTADOS COMO CAUSAS DOS ACIDENTES. ATUALMENTE COM O AVANÇO E A SOCIALIZAÇÃO DAS TÉCNICAS PREVENCIONISTAS O QUE QUEREMOS É APURAR QUAIS SÃO AS VERDADEIRAS CAUSAS E NÃO OS CULPADOS PELOS ACIDENTES DO TRABALHO, PORTANTO, NÃO É QUE NÃO EXISTA O ATO INSEGURO E A CONDIÇÃO INSEGURA, MAS O QUE PRECISAMOS É COMPREENDÊ-LOS MELHOR. MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA A MELHOR PRÁTICA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO.
BONIFICAR O TRABALHADOR QUE NÃO SOFREU ACIDENTE DE TRABALHO.
 
TREINAR OS TRABALHADORES IMPLEMENTANDO POLÍTICAS INTERNAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS RISCOS.
PUNIR OS TRABALHADORES QUE APRESENTAM ATESTADOS ORIUNDOS DE DOENÇAS OCUPACIONAIS.
FISCALIZAR O TRABALHADOR, PUNINDO-O PELOS SEUS ATOS INSEGUROS E DISPENSANDO-OSN EM SEGUIDA.
DESCONTAR DO SALÁRIO DOS TRABALHADORES SEMPRE QUE OCORREREM ACIDENTES.
�
 6a Questão (Ref.: 201306057777)
Pontos: 1,0  / 1,0
Considerando o disposto na NR-4, observadas as exceções previstas, deve-se considerar para o dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
apenas o número total de empregados.
Todas questões estão corretas.
apenas o grau de risco da atividade principal da empresa.
 
a gradação do risco da atividade principal e o número total de empregados do estabelecimento.
a estrutura organizacional da empresa.
�
 7a Questão (Ref.: 201306057647)
Pontos: 0,5  / 0,5
Segundo a NR 5, a carga horária do treinamento deve ser de:
10 horas.
40 horas.
50 horas.
30 horas.
 
20 horas.
�
 8a Questão (Ref.: 201306742564)
Pontos: 0,0  / 0,5
O PCMSO tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde dos colaboradores. Para que este documento seja elaborado é primordial que sejam fornecidas informações sobre:
O processo produtivo realizado no estabelecimento.
 
O número de acidentes do estabelecimento.
 
Os riscos à saúde dos trabalhadores observados nos ambientes laborais.
O nome e formação acadêmica dos constituintes do SESMT do estabelecimento.
O nome dos trabalhadores de cada departamento ou setor do estabelecimento.
�
 9a Questão (Ref.: 201306174388)
Pontos: 0,5  / 0,5
A constituição Federal de 1988,além do disposto artigo nº 7, inciso XXII, que estabelece ser direito dos trabalhadores, urbanos e rurais, a redução de inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança, no inciso XXII do citado artigo, adicional de remuneração para atividades penosas , insalubres ou perigosas. Dentre as afirmativas abaixo assinale a resposta correta:
 
Atividades ou operações insalubres são aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Atividades ou operações insalubres são aquelas que atingem os limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição ao sol.
Atividades ou operações insalubres são aquelas que não atingem os limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição ao sol.
Atividades ou operações insalubres são aquelas que, por sua natureza, ajudam as condições e métodos de trabalho, para uma vida mais saudável para os trabalhadores.
Atividades ou operações insalubres são aquelas que não expõe os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
�
 10a Questão (Ref.: 201306589024)
Pontos: 0,0  / 0,5
Perícias judiciais em processos trabalhistas que envolvem matéria relacionada a acidentes de trabalho foi o tema de seminário realizado pela Escola Judicial do TRT do Rio Grande do Sul, conjuntamente com a gestão regional do Programa Trabalho Seguro, também ligado ao Judiciário trabalhista local. Estiveram presentes juízes do trabalho, servidores e peritos, estes em número de quarenta. Disponível em: < http://www.granadeiro.adv.br/template/template_clipping.php?Id=12392>. Com relação às perícias judiciais de insalubridade e periculosidade, é INCORRETO afirmar que:
A caracterização e a classificação da insalubridade ou periculosidade cabem ao Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho.
 
A participação do assistente técnico tem como objetivo apresentar a opinião técnica da parte que o contratou na avaliação técnico-judicial.
O objeto da perícia pode ser o objeto ou coisa sobre o qual incide a controvérsia.
A perícia objetiva esclarecer, do ponto de vista técnico, uma situação controvertida para o juiz.
 
O perito é um auxiliar da justiça, escolhido pelo Reclamante.

Outros materiais