Buscar

AP3 de Gest 80 A0 A2 C3 A3o Pessoas I GABARITO2010 2E02 2Edoc (1).doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial 1 – AP3
Período - 2010/2º
Disciplina: Gestão de Pessoas 1
Coordenador: Márcia C. R. Cova
Aluno (a): ........................................................................................................................... 
Pólo: ...................................................................................................................................
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Sua prova é individual e sem consultas
Boa prova!
Questões discursivas (valor: 2,5 cada)
A área de RH é uma das áreas empresariais que mais sofre mudanças ao longo do tempo visando modificar a forma como a empresa se relaciona com seus funcionários. Nesse caso, o termo RH ou Gestão de Pessoas pode assumir três significado diferentes. Quais são esses significados e descreva cada um deles.
R: RH como função ou departamento. O RH é unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc.
RH como conjunto de práticas de recursos humanos. Refere-se ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.
RH como profissão. Refere-se aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc.
O Planejamento estratégico é o responsável para a implantação de uma estratégia na empresa. Qual a relação do planejamento estratégico com o planejamento estratégico de RH?
R: O planejamento estratégico de RH contribui para o melhor aproveitamento das capacidades e competências da força de trabalho de forma que todos os funcionários estejam integrados com a estratégia da empresa.
As organizações são diferentes umas das outras porque em cada uma delas encontramos grupos diferentes de pessoas, com personalidades diferentes. Quando acontece a contracultura e quais suas influencias na organização?
R: Acontece quando alguns funcionários deixam de compartilhar os valores difundidos pela organização. A existência de grupos de resistências é totalmente prejudicial para o desenvolvimento das atividades organizacionais porque eles podem ter um poder de influencia maior sobre os funcionários do que o poder conferido pelas normas e pelos regulamentos.
O processo de globalização aumentou significativamente a competitividade entre as organizações e muitas deixaram de investir no capital intelectual? Por que elas deixaram de realizar esse investimento e qual foi a opção adotada para ter capital intelectual?
R. por medo de perder investimentos com a saída desses profissionais. Procuraram promover seus funcionários ou captar no mercado de trabalho aqueles profissionais que já possuem um desenvolvimento profissional e que não precisam de grandes investimentos em suas carreiras, apenas treinamento para se adaptar ao novo cargo.

Outros materiais