Buscar

psicologia de densenvolvimento de apredizagem

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Disciplina:  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Avaliação:  CEL0241_AV_201501802682      Data: 24/03/2017 17:31:55 (F)      Critério: AV
	Aluno: 201501802682 - NATHAN TEIXEIRA DOS SANTOS
	Professor:
	ALESSANDRA CRISTINA SENRA SANTIAGO
TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 6,0      Nota de Partic.: 0,0     Av. Parcial.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 598255)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
	 2a Questão (Ref.: 49376)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Observem o relato verídico feito pelo Dr. Jairo Werner, da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, sobre o Caso Emília.
Emília nasceu de parto normal, com peso um pouco abaixo do ideal e passou por alguns períodos de internação hospitalar por sofrer de desnutrição e desidratação. Como sua família vivia em precárias condições de moradia e subsistência, o hospital considerou melhor hospitalizá-la até os quatro anos e meio de idade. Durante este período, Emília teve todas as suas necessidades orgânicas satisfeitas, mas o mesmo não pode ser falado em relação à socialização e afetividade. Ao final da internação, Emília foi entregue à mãe como deficiente e com o triste prognóstico de jamais falar e andar. A mãe acreditou na previsão e passou a deixar Emília numa esteira recebendo os cuidados básicos de alimentação e higiene, como se fosse um vegetal. Emília desenvolveu um tipo de nanismo, pois aos dezessete anos de idade media 97 cm, não se comunicava nem por palavras nem por gestos, ainda não andava. Ao voltar para o hospital para tratar de uma erisipela, os médicos pesquisaram seu nanismo e seu atraso generalizado no desenvolvimento, pois não encontravam causas orgânicas que desencadeassem tais comprometimentos. Desenvolveram um programa para proporcionar-lhe mais interações sociais e em menos de um ano, Emília já falava, andava e tinha crescido 23 cm.
Como você consegue explicar o atraso generalizado de desenvolvimento de Emília unindo as três categorias de análise: estágio sensório-motor, estimulação e aprendizagem.
		
	
Resposta: ela precisava se desenvolver, por meio de estimulçao e apredizagem
	
Gabarito: Emília teve um significativo prejuízo em seu desenvolvimento sensório-motor por não ter recebido os estímulos necessários à sua aprendizagem. Apenas após ser estimulada por uma estagiária, Emília reuniu as condições ideias de desenvolvimento e aprendizagem.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 577558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento humano ocorre a partir da relação entre os fatores endógenos (biológicos) e exógenos (meio). Analisando cada ser humano em seu contexto, muitas vezes é difícil dizer qual dos fatores é preponderante em cada situação. As principais influências no desenvolvimento são:
		
	
	afetividade, percepção e hereditariedade.
	
	afetividade, memória e hereditariedade.
	
	pensamento, maturação e afetividade.
	
	memória, afetividade e percepção.
	 
	maturação, hereditariedade e ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 637897)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando que Vygotsky é um dos representantes do sociointeracionismo que se refere a um modelo pedagógico em que se valoriza o processo de aprendizagem significativo e que deverá ocorrer através da interação social entre os alunos e entre os alunos e o professor, marque a resposta que condiz com essa prática:
		
	
	punição pelo erro apresentado
	
	exigência de padronização de respostas
	 
	mediação e envolvimento com o objeto de estudos
	
	classificação dos alunos do melhor para o pior
	
	manipulação e condicionamento de informações
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 242085)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	NA TEORIA DE APRENDIZAGEM DE AUSUBEL, O FATOR MAIS IMPORTANTE DE APRENDIZAGEM É O QUE O ALUNO JÁ SABE. PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONCEITOS RELEVANTES E INCLUSIVOS DEVEM ESTAR CLAROS E DISPONÍVEIS NA ESTRUTURA COGNITIVA DO INDIVÍDUO, FUNCIONANDO COMO:
		
	
	ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL.
	 
	PONTOS DE ANCORAGEM.
	
	CONDICIONAMENTO RESPONDENTE.
	
	ESQUEMA.
	
	CONDICIONAMENTO OPERANTE.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 30899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 30906)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Paula é a primeira filha de um casal. Ela está com 10 meses e está fisicamente perfeita. A mãe, entretanto, surpreende-se ao vê-la levar objetos na boca todo o tempo, para morder ou lamber. Paula quer tudo que consegue alcançar. A mãe, preocupada, procura informações com a vizinha professora. Segundo Piaget, esta criança encontra-se em um estágio do desenvolvimento cognitivo onde este movimento é esperado, pois as crianças utilizam as habilidades com as quais já nasceram, primordialmente a de sugar e de agarrar. Este estágio é denominado:
		
	 
	pré-operatório
	
	pré-intelectivo
	 
	sensório-motor
	
	operatório concreto
	
	operatório formal
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 570356)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aos dois anos de idade a criança inaugura uma nova forma de construção de conhecimento permeada por esquemas cognitivos simbólicos. Na linguagem, em todas as suas modalidades, aparecem os principais esquemas de conhecimentos construídos nesta fase. Piaget fez um minucioso estudo sobre esse período e o denominou de?
		
	 
	Pré-operatório
	
	Sensório-operatório
	
	Operatório-lógico
	
	Operatório-concreto
	
	Linguístico-operatório
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 171037)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	4) Pedro tem 10 anos de idade e no curso do quarto ano do ensino fundamental não consegue aprender matemática. A escola solicitou uma avaliação psicopedagógica, mas recebeu a recusa da mãe que não aceitou o encaminhamento do filho para uma psicopedagoga por ele ter várias características de discalculia e apresentar prejuízo acadêmico. A mãe escreveu uma carta indagando a escola se ela estava considerando seu filho incapaz. Em resposta a essa mãe, qual seria o único argumento correto que a escola poderia usar para respondê-la?
		
	
	Seu filho terá essa dificuldade ao longo da vida e temos até os 12 anos de idade para ensiná-lo as operações matemáticas, pois o cérebro pára de se desenvolver na adolescência.
	
	Pedro tem esse problema porque herdou a incapacidade da aprendizagem matemática dos pais e como são responsáveis, terão que buscar um profissional especializado para sanar as deficiências herdadas da família.
	 
	Pedro já apresenta prejuízo acadêmico e em breve terá problemas de auto-estima por se perceber incapaz de compreender os conteúdos que parecem tão naturais para as demais crianças.
	
	Pedro não é incapaz, mas como não conseguirá nunca aprender matemática, deverá ser avaliado e encaminhado para uma instituição para crianças com necessidades educativas especiais.
	
	Seu filho é muito querido nesta escola, mas não poderemos aceitá-lo como aluno sema devida avaliação, pois preparamos candidatos para os principais concursos vestibulares e não poderemos diminuir o nível de complexidade das aulas e avaliações com um aluno que porte deficiências.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 30330)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lamentavelmente o uso e experimentação de drogas ilícitas ocorre com a maioria dos adolescentes, e quase todos eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica. Pensando nesse aspecto, quais as atitudes preventivas que a sociedade e as famílias podem tomar?
		
	 
	leis, diálogos em casa, informações a respeito das consequências ruins podem ajudar.
	
	deixar os jovens experimentarem cigarros e bebidas alcoólicas vai ajudá-los a perceber as consequências negativas.
	
	proibir a venda de cigarros ou bebidas alcoólicas.
	
	proibir os adolescentes de saírem com amigos que fumam ou que bebam impedirá o acesso às drogas.
	
	pais e filhos devem viver a experiência de experimentar juntos quanto ao cigarro e bebida alcoólica, pois se algo acontecer, eles estão, ali, para ampará-los.
		
	
	
	Aprendizagem significativa exige mudanças da ação docente e do ambiente de aprendizagem, promovendo mudanças também na forma de aprender do aluno. Disserte sobre as referidas mudanças usando a referência teórica de Ausubel.
		
	
Resposta: devemos usar nossas habilidades inatas para ajudar o nosso aluno
	
Gabarito:
O docente deve aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos, fazendo o processo de ancoragem, para tal deve conhecer melhor o aluno e permitir sua participação mais efetiva. Dessa forma haverá maior interação docente/discente e um ambiente de maior autonomia e liberdade de expressão.
		
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando