Buscar

Aplicaçao do selante

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÉCNICA DE APLICAÇÃO DO SELANTE.
O que é a aplicação do selante?
Selantes são resinas fluidas capazes de entrar na cavidade dos dentes, penetrando nos micróporos do esmalte dentário. O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície dos dentes do fundo (molares e pré-molares) do meio bucal, preservando a saúde bucal. O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se. Essa película protetora de selante não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão (na mordida). Ela deve apenas cobrir as superfícies rugosas dos dentes posteriores
Por que aplicar selante nos dentes ? 
Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar. A cerda de uma escova de dente é muito larga para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras. Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.
Como é feita a aplicação do selante ? 
Leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado. Primeiro, o dente que vai ser selado deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.
A aplicação leva poucos minutos e seguirá os seguintes procedimentos:
Primeiro, o dente deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.
Não dói nada aplicar selantes nos dentes. Quando o selante é aplicado, ele escorre e penetra nas fóssulas e fissuras do dente.
Com a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária
Protocolo Clínico: 
A técnica seladora inicia-se pelo isolamento absoluto do campo operatório quando possível; seguido pela profilaxia dental com pedra pomes e água.
 Isolamento absoluto dos dentes a serem selados com o selante Prevent (FGM).
aplicação da técnica minimamente invasiva para sulcos e fissuras com alterações cromáticas localizadas, por meio da aplicação de uma broca esférica carbide ¼ somente nos sulcos e fissuras com alterações cromáticas, previamente a realização do selamento oclusal.
1- 
1- 
2 - 
Técnica minimamente invasiva para sulcos e fissuras com alterações cromáticas localizadas no molar; aplicação de uma broca esférica lisa carbide ¼ 
Após a remoção das alterações cromáticas.
Profilaxia com pedra pomes e água.
após a profilaxia é realizado o condicionamento do esmalte dental, em toda a superfície oclusal, com ácido fosfórico a 37% na forma de gel, sob vibração, empregando- -se, para tanto, uma sonda exploradora, pelo tempo de 30 segundos.
Após copiosa lavagem com água e secagem com jatos de ar. Após o condicionamento ácido, o esmalte deverá apresentar-se com um aspecto opaco esbranquiçado livre de qualquer contaminação por fluídos. 
o material selador (Prevent, FGM) deverá ser aplicado em todos os sulcos e fóssulas com auxílio de uma sonda exploradora, sob vibração.
A fotopolimerização se fará pelo tempo de 20 segundos, empregando uma fonte de luz halógena ou led com intensidade luminosa adequada, com potência acima de 400 mW/cm². Quando necessário deverá ser realizado o ajuste oclusal, em máxima interscupidação habitual, com o paciente sentado e com o plano oclusal paralelo ao solo, utilizando uma fita de carbono. Os contatos prematuros, quando existentes, deverão ser removidos com uma ponta diamantada de número 1014, montada em alta rotação, sob refrigeração à água e ar, recebendo em seguida a ação de uma ponta de borracha abrasiva.
Após a fotopolimerização, o selante deve ser observado quanto a sua adaptação, assim como a oclusão deverá ser analisada. Quando necessário, desgastes com pontas abrasivas devem ser realizados. 
Sulcos, Fóssulas e fissuras de um molar extraído;
Profilaxia com pedra pomes e água;
Condicionamento com ácido fosfórico 37%;
Condicionamento total por 30 segundos;
Aspecto opaco esbranquiçado do esmalte após o condicionamento;
Aplicação do selante (Prevent , FGM); 
7. Aplicando sob toda área de fóssulas e fissuras;
8. Fotopolimerização por 20 segundos;
9. Após o selamento das fissuras o dente foi seccionado em cortadeira de alta precisão e as fatias foram lixadas para observação da adaptação do selante e dos tags resinosos em microscopia óptica comum com luz polarizada.
Quais são os riscos de não fazer a aplicação ? 
Maior incidência de cárie nos dentes;
A aplicação de selantes de fóssulas e fissuras, mediante uma técnica adequada, constitui, incontestavelmente, um recurso eficaz e seguro na prevenção das lesões de cárie de fóssulas e fissuras.
Bianca Castro Lopes 
Camila Freitas
Camille Lima 
Gabriela Fragoso
Isabella Guimarães 
Tayane Oliveira
Thaile Rodrigues

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando