Buscar

Soc. e Orgs AD1 2013-2 Gab

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2013/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Boa sorte!
1ª Questão: (2,5 pontos)
Considerando as informações sobre o surgimento da Sociologia estudadas nesta aula, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, justifique as falsas.
 a. ( ) A Sociologia como ciência tem como objetivo o entendimento da visão social humana, cujos fenômenos procura explicar de forma sistemática, utilizando-se de métodos e técnicas formas peculiares para aplicar os métodos gerais a seu campo específico.
b. ( ) Oferecer explicações economicas, sugerindo medidas para intervir na sociedade, para fazer ajustamentos ou para provocar mudanças, é um dos objetivos da Sociologia como ciência. 
c. ( ) Uma das conseqüências da rápida industrialização e urbanização trazidas com a Revolução Industrial foi o trágico aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade etc. 
d. ( ) Com Revolução Industrial a utilização da máquina nos processos de produção não apenas destruiu o artesão independente, mas o submeteu também a uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho.
e. ( ) Um dos fatos de maior importância relacionados com a Revolução Industrial foi o aparecimento do proletariado e o papel histórico que desempenharia na sociedade capitalista.
Resposta Comentada A seqüência correta é V-F-V-V-V.
Justificativa Alternativa B (F) – oferecer explicações sociais sugerindo medidas para intervirr na sociedade, com fins de realizar ajustamentos ou provocar mudanças na mesma.
2a Questão (2,5 pontos)
Para alguns povos da antigüidade, o trabalho se referia a algo impuro, indigno e desprezível; Não era uma atividade digna do homem livre; Aos escravos cabiam as tarefas diárias, ou melhor, o trabalho. A partir desta reflexão explique a visão do trabalho na Antiguidade e Idade Média e a visão do trabalho sob a ótica Protestante (Calvinismo).
R: Para alguns povos da antigüidade, o trabalho se referia a algo impuro, indigno e desprezível; Não era uma atividade digna do homem livre; Aos escravos cabiam as tarefas diárias, ou melhor, o trabalho. Na Idade Média, o trabalho era visto como servidão, na qual os homens se punham sob a proteção dos senhores da terra, prestando-lhes homenagens.
O trabalho só vai receber um aspecto diferente e inovador com JOÃO CALVINO e sua Reforma protestante. Este justificou atividades econômicas até então condenadas pela Igreja, uma vez que, segundo suas concepções, todo trabalho, desde que feito com honestidade e sobriedade, era agradável a Deus, e somente os predestinados conseguiam vencer na vida. O trabalho era uma bênção divina.
Tendo sido criado no mundo dos negócios, Calvino deu impulso considerável ao nascente capitalismo porque comerciantes, banqueiros, industriais, armadores e outros descobriram que também trabalhavam pela glória de Deus. O calvinista provava a si mesmo que era uma boa pessoa, que obtinha sucesso como bom cristão, trabalhando muito e seguindo sempre os melhores princípios éticos.
3a Questão (2 pontos)
É pela negação da cultura dominante, que tem como base outros valores e ideologias, que surge a CONTRACULTURA. Foi na década de 1960, nos Estados Unidos, que o conceito de contracultura teve sua origem. Explique o que vem a ser contracultura e que consequencias trouxe para a sociedade contemporânea.
R: A contracultura como um movimento de contestação de caráter social e cultural que nasceu e ganhou força, principalmente entre os jovens com um espírito mais liberal. O que aconteceu foi um estilo de mobilização e contestação social, em que estes jovens promoveram uma inovação de estilos, e se voltaram para o anti-social aos olhos das famílias mais conservadoras permitindo, assim, o surgimento de novos meios de comunicação em massa. O que a contracultura plantou foi uma nova idéia de família, de casamento, das relações sexuais; uma nova atitude frente à natureza, para com o próprio corpo e para com Deus. Ela cobrou uma adequação da superestrutura às mudanças na infra-estrutura do mundo ocidental.
4a Questão (3 pontos)
Aplicação prática da visão do Albert Schweitzer na sua ética do “respeito à vida” resulta com naturalidade princípios de comportamento que impõem obrigações absolutas e que servem de base para os mais diversos deveres éticos: “Bom” é tudo quanto mantém a vida, tudo quanto a favorece, tudo quanto a faz crescer. “Mau” é tudo aquilo que destrói a vida, que a danifica ou que a impede de se desenvolver. Baseado nesta reflexão explique a moral e ética empresarial.
R: Moral empresarial e ética empresarial: Moral empresarial é o conjunto daqueles valores e normas que, dentro de uma determinada empresa, são reconhecidos como vinculantes. A ética empresarial reflete sobre as normas e valores efetivamente dominantes em uma empresa, interroga-se pelos fatores qualitativos que fazem com que determinado agir seja um agir “bom”. Como ética aplicada, ela tem como meta estabelecer, através do acordo com as pessoas atingidas pelo agir empresarial, normas materiais e processuais que foram postas em vigor na empresa como possuindo caráter vinculante. Com isto, visa-se restringir os efeitos conflituosos do princípio do lucro na direção das atividades empresariais concretas. Em sentido amplo, este modo de pensar baseia-se na idéia de um contrato social segundo o qual todos os membros da sociedade se comportam de uma maneira harmoniosa, levando em conta os interesses dos outros.

Continue navegando