Buscar

RESUMO SOBRE A PESSOA JURÍDICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo do slide 8
Pessoa juídica
·	Conceito:
- Na linha de raciocionio associativo, pode-se conceituar a pessoa jurídica como o grupo humano, criado na froma da lei, dotado de personalidade juridica propria, para realização de fins comuns. Ou seja pessoas jurídicas são entidades a que a lei confere personalidade, capacitando-as a ser sujeitos de direitos e obrigações. Com personalidade distinta da dos indivíduos que a compõem.
·	Natureza Juridica e Teorias explicativas:
- Teoria Negativista: Negam a existencia da pessoa juridica como sujeito de direitos e obrigações, não tendo existencia real, tão pouco ideal. Sendo somente uma reunião de pessoas físicas, como um condominio ou uma propriedade coletiva.
- Teoria Explicativa: Admitem a existencia da pessoa juridica, subdivide-se em Teoria da Ficção e Teoria da Realidade.
1- Teoria da ficção: Teve largo prestigio no séc XIX, sendo possível dividi-la em:
A) Teoria da Ficção Legal (Savigny): Defende que a pessoa jurídica teria uma existência meramente ideal, por ser uma criação do direito. Seria uma existencia abstratamente criada, porem não sociológica, pois não aceitavam que a pessoa juridica tivesse atuação social;
B) Teoria da Ficção Doutrinária (Vereilles Sommieres): Variação da teoria anterior. Para esta, a pessoa juridica não tem existencia real, apenas intelectual, ou seja, na inteligência dos juristas, sendo uma mera ficção criada pela doutrina.
2- Teoria da Realidade: Reação a Teoria da Ficção. Para esta teoria as pessoas juridicas são realidades, não abstratas, possuem existência própria, assim como os individuos; Seus adeptos divergem quanto ao modo dessa realidade, dando origem a varias concepções, dentre as quais se destacam:
A) Teoria da Realidade Objetiva ou Orgânica (Gierk e Zitelman): Tem origem germânica, sendo que para essa teoria a pessoa juridica não é mera abstração ou criação da lei, tendo uma existencia real e social, um organismo social, com atuação na própria sociedade em que foi criada. Um ser com vida própria, que nasce por imposição das forças sociais;
B) Teoria da Realidade Técnica ou da Realidade Juridica (Geny, Saleilles, Ferrara): Nesta teoria a Pessoa Juridica teria existencia a atuação real e social, embora sua personalidade seja criação da tecnica jurídica. Entende que a personificação dos grupos sociais é expediente de ordem técnica, sendo a forma encontrada pelo direito para reconhecer a existencia dos grupos de indivíduos, que se unem na busca de fins determinados, comuns.
* O C.C adota essa teoria, chamada por Caio Mario de sistema das disposições normativas.
·	Existência legal e constituição:
Nos termos do ART. 45 CC: Existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, quando necessario, autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro as alterações por que passar o ato constitutivo.
Decai em tres anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas. de direito privado, por defeito de ato respectivo, prazo é contado a partir da incrição no registro, sendo de natureza jurídica constitutiva de direito, é a partir dele que é possivel falar em aquisição de personalidade jurídica no nascimento com vida.
O que se leva ao registro é o estatuto (fundação de direito privado, associações civis, cooperativas e sociedades anonimas) e o contrato social utilizado pelas sociedades em geral, como rera. Já a EIRELI leva um doc. chamado de ato constitutivo, mas não se pode dizer que é um contrato.
O ART. 46 CC, apresenta os requisitos do Ato Constitutivo; O registro declarará:
I- A denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social quando houver.
II- O nome e a indualização dos fundadores ou instituidores e dos diretores.
III- Modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicial.
IV- Se o ato const. é reformável no tocante a administração, e de que modo;
V- Se os membros respondem ou nao subsidiariamente, pelas obrigações socias;
VI- As condiçoes de extinção da pessoa jurídica e o destino de seu patrimônio, nesse caso.
·	Capacidade e Representação:
A pessoa jurídica adquire personalidade a partir do seu registro civil. Como pessoa pode gozar de direitos patrimoniais (ser proprietario, usufrutuário, etc), de direitos e obrigações (contratar) e de direitos sucessórios, ja que pode adquirir causa mortis. No ART. 52 determina a aplicação, no que couber á pessoa jurídica, ds disciplinas protetivas dos direitos da personalidade. Por tanto assim como as pessoas físicas, sendo sujeito de direitos, a pessoa jurídica tem preservados seus direitos a integridade moral, á imagem e ao segredo etc. A pessoa jurídica tem capacidade jurídica especial, seu campo de atuação jurídica é delimitado pelo contrato social, nos estatutos e na lei. Por ser um ente cuja personificação decorre da técnica legal, sem existencia biologica ou orgânica, pela sua estrutura, exige órgãos de representação (presentação da pessoa júridica), para atuar na esfera social.
* A doutrina aponta pessoa jurídica de direito publico, interno e externo e de direito privado. ART. 40 CC. O direito civil só se interra pelas pessoas juridicas de direito privado.
·	Pessoa Jurídica de Direito Público:
- As pessoas jurídicas de direito interno, nos termos do artigo 41 cc são: a) União b) Estados, DF, Territórios. c)Municípios d) autarquias e associações publicas e) as demais entidades públicas, criadas por lei.
-As pessoas jurídicas de direito privado: O art. 44 cc, apresenta 6 tipos de de pessoas juridicas de direito privado. São mencionada: Associações, sociedades, fundações, organizações religiosas, partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade lmitada (EIRELI).
REGISTRO:
Como já se sabe a existencia legal das pessoas juridicas, começa com o registro do ato constitutivo no orgão competente, Há que se esclarecer que órgão são estes.
- Das Associações e Fundações: ART 114, I. Estabele que os atos constitutivos destas serão levados ao RCPJ, Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
- Das organizações Religiosas: No RCPJ.
-Dos partidos Políticos: ART. 7º da lei nº 9.096/95 (Lei dos Partidos Politicos). Participantes adquirem personalidade na forma da lei civil, de modo que basta o registro no RCPJ, mas para efeito de aquisição de direitos eleitorais o registro é do TSE Tribunal Superior Eleitoral. Art. 17 CF.
-Das Sociedades e da EIRELI: Se for sociedade simples, registro RCPJ; Mas se for sociedade empresária o registro será feito na Junta Comercial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais