Buscar

Aula 5 Dos vícios redibitórios

Prévia do material em texto

11/03/2017
1
Dos Vícios Redibitórios
Art. 441 à 446 CC
VÍCIO
Do latim vitium (defeito, falha, máqualidade, imperfeição), em sentidoamplo significa o defeito, a falha, aimperfeição, ou a irregularidade, com quese possam apresentar as coisas, aspessoas, ou os atos.
De Plácido e Silva
Vocabulário Jurídico
11/03/2017
2
REDIBIÇÃO
Do latim redhibitio, de redhibere (devolvercoisa defeituosa, restituir), como vocábulojurídico exprime ou designa a ação quecompete ao comprador para resilir ocontrato de compra e venda, sobalegação de vícios ou defeitos na coisaadquirida.
De Plácido e Silva
Vocabulário Jurídico
VÍCIO REDIBITÓRIO
Resulta da existência de vícios, oudefeitos ocultos da coisa, cuja venda seprocede, existentes ao tempo daaquisição, e que a tornam imprestável, ouimprópria ao seu uso, ou destino,diminuindo, por isso, o seu justo valor.
De Plácido e Silva
Vocabulário Jurídico
11/03/2017
3
Obrigações de Garantia
O alienante deve garantir aoadquirente que ele possa usufruir dacoisa conforme sua natureza edestinação.Essa obrigação resulta do princípioda boa fé que deve nortear aconduta dos contratantes.
Requisitos Legais
Art. 441. A coisa recebida em virtudede contrato comutativo pode serenjeitada por vícios ou defeitosocultos, que a tornem imprópria aouso a que é destinada, ou lhediminuam o valor.Parágrafo único. É aplicável adisposição deste artigo às doaçõesonerosas.
11/03/2017
4
Requisitos Legais
a) Coisa adquirida em virtude decontrato comutativo ou de doaçãoonerosa (encargo);b) Defeito prejudicial à utilização dacoisa ou determinante dadiminuição de seu valor.
Direito do Adquirente
11/03/2017
5
Código Civil
Art. 442. Em vez de rejeitar a coisa,redibindo o contrato (art. 441), podeo adquirente reclamar abatimento nopreço.
Código Civil
Art. 443. Se o alienante conhecia ovício ou defeito da coisa, restituirá oque recebeu com perdas e danos; seo não conhecia, tão-somenterestituirá o valor recebido, mais asdespesas do contrato.
11/03/2017
6
Código Civil
Art. 444. A responsabilidade doalienante subsiste ainda que a coisapereça em poder do alienatário, seperecer por vício oculto, já existenteao tempo da tradição.
Prazos
Art. 445. O adquirente decai dodireito de obter a redibição ouabatimento no preço no prazo detrinta dias se a coisa for móvel, e deum ano se for imóvel, contado daentrega efetiva; se já estava naposse, o prazo conta-se daalienação, reduzido à metade.
11/03/2017
7
Código Civil art. 445
§ 1º. Quando o vício, por sua natureza, só puderser conhecido mais tarde, o prazo contar-se-á domomento em que dele tiver ciência, até o prazomáximo de cento e oitenta dias, em se tratandode bens móveis; e de um ano, para os imóveis.
§ 2º. Tratando-se de venda de animais, osprazos de garantia por vícios ocultos serão osestabelecidos em lei especial, ou, na falta desta,pelos usos locais, aplicando-se o disposto noparágrafo antecedente se não houver regrasdisciplinando a matéria.
Julgado
Direito civil. Vício redibitório. Pretensão aopagamento dos gastos efetuados com oconserto do motor do veículo. Desinteresseem redibir ou obter redução do preço.Decadência inocorrente. Prazoprescricional que não flui. Recurso provido.O art. 445 do Código Civil dispõe sobre odireito que detém o adquirente de redibir ouobter o abatimento no preço da coisa móvelou imóvel adquirida, fixando os prazos paraque opere a decadência desse direito.
11/03/2017
8
Julgado (continuação)
Quando adquirente pretende redibir, ou seja,anular o contrato comutativo celebrado, em que oautomóvel por ele adquirido foi entregue comvício oculto que impossibilitava o uso, ou quandopretende obter abatimento do preço pago, temprazo de trinta dias para fazê-lo. Outro é oregramento legal, se o adquirente constata aexistência de vício oculto no motor do veículoadquirido somente após a compra, mandaconsertar o veículo e pretende obter do vendedorindenização pelos gastos efetuados com oconserto.
Julgado (continuação)
Não se tem aí ação redibitória ou quantiminoris, mas mera pretensão condenatória,cujo prazo decadencial não é regulado peloart. 445 do Código Civil. Inocorrente adecadência. Recurso provido. Sentençacassada”.
(TJDF – Ap. Cível Acórdão 269775, 5-4-2007, 1ª Turma Recursal – Rel. Esdras Neves)
11/03/2017
9
Contagem do Prazo
Art. 446. Não correrão os prazos doartigo antecedente na constância decláusula de garantia; mas oadquirente deve denunciar o defeitoao alienante nos trinta dias seguintesao seu descobrimento, sob pena dedecadência.
Ações Cabíveis
Ação Redibitória;
Ação Quanti Minoris ou Estimatória;
Prazo decadencial para ajuizamento, contados da tradição:a)Bem móvel (30 dias);b)Bem imóvel (1 ano).
11/03/2017
10
Revisando
1. Coisa recebida por contrato comutativo, ou doação onerosa;2. Defeitos sejam ocultos, não se configurando quando facilmente verificáveis;
3. Que existam ao tempo da alienação e perdurem até a reclamação;4. Desconhecidos do adquirente;5. Que sejam graves, a ponto de prejudicar ou diminuir seu valor.
Próximo ponto...
EVICÇÃO

Continue navegando