Buscar

PROVA DISCURSIVA REGULAR UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO C FASE II

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Já na Ética a Nicômaco aparecem mais as coisas relativas e também necessárias, de modo que o autor busca igualmente as normas mais relativas. [...] No entanto, Aristóteles insiste em que ‘os verdadeiros prazeres do homem são as ações conforme a virtude’. A felicidade verdadeira é conquistada pela virtude. As virtudes são então analisadas longa e detalhadamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 32. 
Conforme o livro-base Ética, Educação e Trabalho e analisando a citação, explique a relação entre teoria e prática no campo da ética. 
Nota: 20.0
	Enquanto teoria, a ética tem como objeto a reflexão sobre a conduta moral. A função da ética é desenvolver reflexões e indicar caminhos para a resolução de hábitos ou condutas humanas. A prática da ética implica vivência. O agir ético implica dois caminhos, a convicção e a responsabilidade, já que como seres práticos somos constantemente desafiados a tomar decisões práticas com base em nossa reflexão ética (livro-base, p. 60-62).
Resposta:A ética é, teoria. Seja como ciência do comportamento ou reflexão filosófica sobre a moral, ela tem como objetivo de estudo um determinado tipo de costumes, sujas normas são interiorizadas por socialização e coletivamente aceitas numa dada sociedade. O interior maior da ética é compreender como se dá a formação dos hábitos, dos costumes e até mesmo das regras e leis que regem uma determinada sociedade, dentro da reflexão filosófica podemos subdividir o estudo da ética em; ética normativa, ética aplicativa, metaética, ética descritiva e ética moral. 
Questão 2/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/eticprof.htm.  Acesso em 05 fev. 2016
O trecho acima aponta as diferenças entre a moral e o direito. O livro-base Ética, Educação e Trabalho complementa essa explicação, apresentando uma conceituação sobre ética. Explique a conceituação de ética proposta pelo autor.
Nota: 6.0
	O fazer é ético é marcado primeiramente pelo objetivo da ética que é fazer o bem. Além desse objetivo fundamental, a ética se caracteriza como um saber normativo e de orientação. Elabora uma reflexão sobre as formas de agir moral. Avalia a do ponto de vista da liberdade e da responsabilidade as condutas humanas. Classifica as ações humanas a partir de parâmetros de certo e errado, bem e mal. (livro-base, p. 80-81).
Resposta:A moral estabelece regras que são assumidos pelas pessoas, como uma forma de garantir seu bem-viver. A moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade pelas pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas velem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. 
Questão 3/5 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: 
“Na verdade, como toda doutrina ética, o Utilitarismo é uma teoria sobre os fundamentos da conduta moral e sobre o critério que, em última análise, permite-nos avaliar e julgar as ações que praticamos, as condutas que devemos seguir e as normas que devemos adotar no curso de nossa vida.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TORRES, J. C. B. Sobre o Utilitarismo como teoria filosófica da moralidade. Revista UCS. Outubro de 2013. Ano 1, n. 6. Disponível em: https://www.ucs.br/site/revista-ucs/revista-ucs-6a-edicao/academia/. Acesso em 05 julho 2016. 
Considerando as reflexões contidas no livro-base Ética, Educação e Trabalho, explique a ideia central do utilitarismo.
Nota: 20.0
	Para o utilitarismo o objetivo da ética é o de proporcionar o máximo de felicidade ao maior número de pessoas. Esse seria o princípio da “maior felicidade” ou “maior utilidade”. A felicidade residiria na busca do máximo prazer e do mínimo de dor. O bem é a maior felicidade e as ações positivas são aquelas que a produzem. O utilitarismo vê o bom como aquilo que é útil para a maioria, pois todos os atos têm consequências positivas e negativas, devendo escolher o que cause maior bem e prejudique o mínimo possível. (Livro-base, p. 112-113).
Resposta:O utilitarismo conste na ideia de que uma ação só pode ser considerada moralmente correta se as suas consequência promoverem o bem-estar coletivo. Caso o resultado da ação seja negativo para a maioria, esta é classificada como condenável moralmente. a parti desse raciocínio o utilitarismo se apresenta oposto ao egoísmo, pois as consequências das ações devem estar focadas ma felicidade de um conjunto e não de interesses particulares e individuais.
Questão 4/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A tese spenceriana de que os conhecimentos a serem adquiridos devem ser avaliados a partir de sua possibilidade de contribuição para a 'vida completa' do homem, permite formular um critério para a seleção desses conhecimentos. No entanto, essa avaliação exige, ainda, o reconhecimento prévio de que a vida humana é composta de diferentes gêneros de atividades, ordenadas por ordem de prioridade, da mais para a menos importante. [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVAZOTTI. M.A.; VECHIA, A. (orgs.). A escola secundária. São Paulo: Annablume, 2003, p. 117.
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, identifique e cite as disciplinas escolares que Spencer considera imprescindíveis e explique por quais motivos são imprescindíveis.
Nota: 20.0
	"[...] segundo o autor, disciplinas escolares como Matemática, Química, Física e Biologia são imprescindíveis, pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que, por sua vez, permite o avanço da ciência e consequentemente o progresso da humanidade. [...] (livro-base, p. 78)
Resposta:Pois fornecem um conhecimento sobre a natureza que por sua vez permite o avanço da ciência e consequentemente o progresso da humanidade. As disciplinas como Educação artística ou Literatura são menos importantes, uma vez que dizem respeito a ultima categoria de atividade essenciais da recreação a da recreação e lazer, outras disciplinas, como o grego e o latim. O pensamento Spencer ajuda a definir formação do currículo escolar no países.
Questão 5/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Como já afirmamos, durante a Idade Média a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STORCK, A. C. Filosofia Medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 14-15.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos tópicos tratados pelos filósofos da Antiguidade. Cite, no mínimo quatro deles, relacionando-os com a religião:
Nota: 10.0
	Entre os tópicos temos, temos estes seis: O que é o ser?; Qual é a natureza do pensamento?;Qual é o sentido da vida?; Qual é o fundamento dos valores?; O que é a liberdade? O que é a política? A cultura medieval sofreu forte influência do cristianismo, cujos princípios os gregos ignoravam. A religião cristã, em muitos aspectos, era um obstáculo à livre reflexão filosófica. Se, por um lado, muitos pensadores desse período foram condenados por apresentarem ideias contrárias à fé cristã, por outro, inúmeros problemas teológicos serviam como estimulo à reflexão filosófica. A relação entre a religião e a filosofia, portanto, resultou em formas de pensamento bastante originais, nas quais temas antigos – o conhecimento, a ética, a política, a metafísica etc. – passavam a ser vistos sob nova luz. (livro-base, p. 30-31)
Resposta:Espera-se que o aluno cite quatro, dos seis itens presentados a seguir: O que é os ser? Qual é natureza da vida? Qual é o sentimento dos Valores? O que é a liberdade? O que é a política? a cutura medieval, contudo, sofreu forte influência do cristianismo, uma religião cujos pri

Continue navegando