Buscar

Tiradentes 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIRADENTES
O termo inconfidência ratifica a interpretação oficial da história, segundo a qual os inconfidentes ao se rebelar, foram traidores e infiéis para com a coroa portuguesa. O termo conjuração tem sido mais utilizado, pois traduz exatamente o que aconteceu em Minas Gerais: um movimento conspiratório que visava a romper os laços de dependência entre a região e o Império português.
Aos fins do século XVII a manifestação mais importante ocorrida no Brasil foi a Inconfidência Mineira. (MG- 1789). Seus integrantes foram influenciados pelas novas ideias que surgiram na Europa e na América do Norte. Muitos membros da elite mineira circulavam pelo mundo e estudavam na Europa. Os estudantes constituíam um grupo de elite colonial: mineiros e fazendeiros, padres, funcionários e advogados, alta patente militar. Joaquim Jose da Silva Xavier constituía uma exceção. Desfavorecido pela morte prematura dos pais. Perdera as propriedades em dívidas. Entrou para a carreira militar e exercia o ofício de dentista nas horas vagas, de onde veio o apelido depreciativo de Tiradentes.
Nas últimas décadas do século XVIII a sociedade mineira entrava em declínio, com a queda contínua da produção do ouro e pelas iniciativas da Coroa portuguesa para garantir a arrecadação do quinto. Em 1782 chegou a Minas o Governador Luís da Cunha Meneses. Marginalizou os membros mais significativos da elite favorecendo seu grupo de amigos. O próprio Tiradentes foi prejudicado. A situação agravou-se quando o novo Governador, Visconde de Barbacena, recebeu ordens de garantir o recebimento do tributo anual de 100 arrobas de ouro. Para completar essa cota poderia decretar a derrama (imposto a ser pago por cada habitante da capitania). Os inconfidentes começaram a preparar o movimento de rebeldia em 1788. Mas em março de 1789 os conspiradores foram denunciados. Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro.
Foi um longo processo que só terminou em 20 de abril de 1792. Tiradentes e outros foram condenados à forca. Uma carta de clemência da Rainha D. Maria transformava todas as penas em expulsão do Brasil, com exceção de Tiradentes.
O que pretendiam os inconfidentes:
- Proclamar uma República seria liberado das restrições que pesavam sobre ele.
- Os devedores da Coroa seriam perdoados
- A instalação de manufaturas seria incentivadas
- Não haveria exército permanente mas os cidadãos portariam armas e formariam uma milícia
- Estavam divididos com relação à escravidão
Tiradentes se transformou num herói nacional
A proclamação da República transformou Tiradentes em mártir republicano.
A transformação da conjuração mineira em movimento patriótico e nacionalista, assim como a elevação de Tiradentes ao status de herói nacional, ocorreu em fins do século XIX, obedeceu aos interesses ligado à reconstrução de uma identidade nacional para o país. Pois o país que chamamos de Brasil não existia à época da conjuração mineira. O território era composto por províncias coloniais que não tinham integração física, economia, cultural.
1. O que foi a conjuração mineira? 
Um movimento conspiratório que visava a romper os laços de dependência entre a região e o Império português.
2. Causas: 
- Seus integrantes foram influenciados pelas novas ideias que surgiram na Europa e na América do Norte
Com o declínio da atividade mineradora, a Coroa resolveu, em 1789, a aplicar o mecanismo da Derrama, para garantir o Quinto. 
3. Processo:
Os réus foram sentenciados pelo crime de "lesa-majestade", definida, pelas ordenações afonsinas e as Ordenações Filipinas, como traição contra o rei.
- Tiradentes e outros foram condenados à forca.
- Uma carta de clemência da Rainha D. Maria transformava todas as penas em expulsão do Brasil, com exceção de Tiradentes. Por ser o inconfidente de posição social mais baixa, todos os outros ou eram mais ricos, ou detinham patente militar superior.
- manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo.
- O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. 
- A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas. 
- Executado e esquartejado, 
- com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, 
- tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. 
- Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; 
- os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo, lugares onde fizera seus discursos revolucionários.
- Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse.

Outros materiais