Buscar

Av1 - 100% Online - Cst - Legislação Social e Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - 100% Online - Cst - Legislação Social e Trabalhista
1) Roseane Aragão trabalha com Marketing Multi Nível há 12 anos e obtém sua remuneração da comissão da venda dos produtos que comercializa. Ela está bastante satisfeita com o trabalho porque tem liberdade para negociar preços e promover descontos e liquidações, faz seu próprio horário de trabalho, executa maior parte dele a partir de sua casa, no estilo homeoffice, e não possui relação de subordinação. Considerando essas características, podemos dizer corretamente que Roseane é:
Alternativas:
a)Trabalhadora avulsa.
b)Trabalhadora eventual.
c)Trabalhadora em domicílio.
d)Trabalhadora empregada.
e)Trabalhadora autônoma.Alternativa correta
2) Destacamos, a seguir, alguns enunciados da Súmula 331, do TST:
I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário.
II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional.
III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.
Sobre a relação entre o tomador do serviço, o prestador e eventual interposição de pessoa, e com base nos estudos da matéria é correto afirmar que:
Alternativas:
a)A exceção do inciso I refere-se ao órgão gestor de mão de obra que, por sinal, pode ser a cooperativa e o consórcio de trabalhadores rurais.
b)O não reconhecimento de vínculo citado no inciso II estende-se em relação à empresa que intermediou a prestação do serviço e o trabalhador.
c)Se o diretor administrativo de uma agência bancária dá ordens diretas ao vigilante contratado por intermediação, de modo característico à relação de subordinação, poderá configurar-se o vínculo trabalhista entre o banco e o vigilante. Alternativa correta
d)A Súmula 331 só se aplica no caso dos trabalhadores avulsos, porque é nesta modalidade que há intermediação de mão de obra, através do OGMO, e em nenhuma outra modalidade isso ocorre, legal ou fraudulentamente.
e)A Súmula 331 só se aplica a casos de contratação de mão de obra na Administração Pública.
3) “Foi um avanço porque a teoria dos ordenamentos jurídicos dá maior amplitude à visão do direito na medida em que tem um conteúdo não só jurídico-normativo, mas sociojurídico ao tratar das instituições ou dos grupos existentes na sociedade e sua produção normativa quando cuida das fontes do direito.” (NASCIMENTO, 2011, p. 242).
A partir da afirmação do doutrinador, podemos afirmar, sobre as fontes do Direito do Trabalho, que:
Alternativas:
a)As fontes materiais do Direito do Trabalho são oriundas das relações tripartites desenvolvidas ao longo dos anos. Alternativa correta
b)Desempenhou papel fundamental na formação e consolidação dos direitos trabalhistas a Organização Internacional do Trabalho (OIT), hoje substituída pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
c)No Brasil, a CLT representa um marco de conquistas sociais acerca do trabalho, sendo de vital importância, de modo que nenhuma outra norma jurídica pode se sobrepor a ela.
d)As Convenções Coletivas de Trabalho, os Acordos Coletivos e os Contratos Individuais de Trabalho fazem lei entre as partes, mas não são considerados fontes do Direito do Trabalho, para todos os efeitos.
e)A citação faz alusão à fonte tripartite do Direito do Trabalho, formada pelos empregados, empregadores e a OIT.
4) Considera-se hipótese de suspensão do contrato de trabalho:
Alternativas:
a)O intervalo interjornada. Alternativa correta
b)As férias.
c)A falta do empregado no dia subsequente a seu casamento.
d)Os quinze dias iniciais de afastamento do empregado acometido de enfermidade.
e)O repouso semanal remunerado.
5) Paulo foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Doces Celestes para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário-mínimo mensal. Após um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente, que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário-mínimo mensal. A atitude da empresa:
Alternativas:
a)Não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo. Alternativa correta
b)Não está correta, pois o salário é impenhorável, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
c)Não está correta, pois a redução de salário depende de lei.
d)Está correta, pois a redução de salário é permitida, se comprovado que o empregador está em situação econômica difícil.
e)Está correta, pois a redução de salário é permitida após o empregado completar um ano de serviço.

Outros materiais