Buscar

PROCESSO CIVIL II. CASO CONCRETO. SEMANA 9. ESTÁCIO. FIC. 2017.

Prévia do material em texto

CASO 9
Questão Discursiva
André e Lívio figuram respectivamente como autor e réu em ação de cumprimento contratual que tem como objeto a prestação de serviços de manutenção de aparelhos de ar condicionado. O contrato foi firmado pelas partes e vinha sendo cumprido normalmente, até que em determinado mês, sem nenhuma razão específica, Lívio deixou de realizar o serviço. Após realizar duas notificações, André optou pelo Poder Judiciário para tentar resolver seu problema. O advogado de André distribuiu a petição inicial com a opção de não realizar audiência de conciliação ou mediação. Após a citação e apresentação de defesa, o Juiz determina a realização de Audiência de Instrução e Julgamento e intima as partes envolvidas. Releia e interprete o texto acima para responder aos seguintes questionamentos:
a) Considerando que a audiência a ser realizada tem por finalidade instruir e proporcionar condições técnicas para o julgamento do Juiz é possível ainda haver espaço para a conciliação ou mediação?
	Sim, a busca pela conciliação ou mediação em contendas judiciais cíveis deve ser sempre estimulada por todo o percurso do feito, pelo juiz, bastando pensar que uma vez as próprias partes entrando em consenso oriundo de um acordo livre e espontâneo, a relação jurídica se restabelece e se fortifica de mais segurança entre os agentes participantes, restando ao magistrado homologar o consentimento consagrado entre os agentes. Nesse sentido:
Art. 359.  Instalada a audiência, o juiz tentará conciliar as partes, independentemente do emprego anterior de outros métodos de solução consensual de conflitos, como a mediação e a arbitragem. (CPC)
b) O que significa dizer que a audiência de instrução e julgamento é una e indivisível?
	A audiência de instrução e julgamento é una no sentido de que seja seguida a regra da ocorrência de todas as fases de produção de prova e julgamento da demanda em um único ato judicial, valendo dizer em um único dia, e de forma contínua, sem interrupções, devendo somente ser cindida nas estritas hipóteses expostas no artigo 365 do CPC. Contudo, na prática não se vislumbra o seguimento de tal ordem, haja vista as causas levadas ao judiciário cada vez mais complexas, vindicando fases instrutórias ainda mais longas, sem que se dê toda a conclusão do feito em um único encontro. Nesse mesmo sentido:
Art. 365.  A audiência é una e contínua, podendo ser excepcional e justificadamente cindida na ausência de perito ou de testemunha, desde que haja concordância das partes.
Parágrafo único.  Diante da impossibilidade de realização da instrução, do debate e do julgamento no mesmo dia, o juiz marcará seu prosseguimento para a data mais próxima possível, em pauta preferencial. (CPC)
Questões Objetivas
1ª Questão
Sobre a audiência de instrução e julgamento é incorreto afirmar:
Xa) A apresentação de razões finais escritas (memoriais) independe complexidade da causa, nos termos da lei. Errado, não independe da complexidade da causa, como afirma o item. Veja-se:
Art. 364.  Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e do réu, bem como ao membro do Ministério Público, se for o caso de sua intervenção, sucessivamente, pelo prazo de 20 (vinte) minutos para cada um, prorrogável por 10 (dez) minutos, a critério do juiz.
§ 1o Havendo litisconsorte ou terceiro interveniente, o prazo, que formará com o da prorrogação um só todo, dividir-se-á entre os do mesmo grupo, se não convencionarem de modo diverso.
§ 2o Quando a causa apresentar questões complexas de fato ou de direito, o debate oral poderá ser substituído por razões finais escritas, que serão apresentadas pelo autor e pelo réu, bem como pelo Ministério Público, se for o caso de sua intervenção, em prazos sucessivos de 15 (quinze) dias, assegurada vista dos autos.
b) A AIJ pode ser adiada em casos especiais. Correto:
Art. 362.  A audiência poderá ser adiada:
I - por convenção das partes;
II - se não puder comparecer, por motivo justificado, qualquer pessoa que dela deva necessariamente participar;
III - por atraso injustificado de seu início em tempo superior a 30 (trinta) minutos do horário marcado. (CPC)
c) Finda a instrução, o juiz deve dar a palavra ao advogado do autor e réu, além do Ministério Público, quando for o caso. Correto:
Art. 364.  Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e do réu, bem como ao membro do Ministério Público, se for o caso de sua intervenção, sucessivamente, pelo prazo de 20 (vinte) minutos para cada um, prorrogável por 10 (dez) minutos, a critério do juiz. (CPC)
d) Se houver antecipação ou adiamento da audiência os advogados ou sociedade de advogados será intimada. Correto:
Art. 363.  Havendo antecipação ou adiamento da audiência, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinará a intimação dos advogados ou da sociedade de advogados para ciência da nova designação. (CPC)
2ª Questão
A AIJ serve para:
a) apenas para produzir provas em juízo, pois não pode haver conciliação.
b) instruir o juiz, preparando-o para futuramente decidir.
Xc) instruir o juiz, mas também pode haver conciliação. Correto:
Art. 359.  Instalada a audiência, o juiz tentará conciliar as partes, independentemente do emprego anterior de outros métodos de solução consensual de conflitos, como a mediação e a arbitragem. (CPC)
d) apenas para produzir prova de depoimento pessoal e testemunhal, pois as demais podem ser juntadas aos autos.
Desenvolvimento

Continue navegando