Buscar

Formas de Aprendizado, Bullying, Ética e Teorias

Prévia do material em texto

1º Quais as formas de capacitação de Saber? 
VISUAL: a pessoa precisa “ver” para aprender. Possui memória fotográfica, lembrando com facilidade esquemas e páginas de livros e cadernos. Também possui necessidade de assistir aulas expositivas. 
AUDITIVO: a pessoa tem necessidade de “ouvir” para aprender. Normalmente grava aulas para escutar posteriormente, ou grava com sua própria voz o caderno para ouvir oportunamente. Baixa da internet aulas e leis, compra audiobooks. Estuda a matéria em voz alta. 
CINESTÉSICO: a pessoa aprende por “sensações”. Há a necessidade de viver um caso concreto, seja hipotético ou real. A experiência o faz aprender. Comum nos estagiários que ao encontrar a solução de um caso concreto, não esquece jamais aquele aprendizado. 
DIGITAL/ POLIVALENTE: a pessoa capta conhecimento por mais de uma das formas de captação de saber acima citadas. 
2º Explique a frase “Quanto mais leis uma nação possui, menor sua moral. 
Apenas aplicando a “regra de ouro” que é tratar os outros como gostaria de ser tratado se evitariam a infinidade de leis que possuímos, somente se obedecendo ao agir ético. 
3º Bullying: Quais as características? Quais as formas? Qual se destaca na atualidade? 
Comportamento agressivo no âmbito do estudo; que ocorre de forma intencional e sem motivação justificada, repetitiva. 
VERBAL: se usa palavras para agredir. Exemplo: ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, etc. 
FÍSICO: 
O agressor utiliza sua força física para machucar o colega mais frágil. Ex: bater, roubar, furtar, destruir pertences, etc. 
PSICOLÓGICO: agride-se a mente da vítima, minando sua auto-estima. Ex: humilhar, excluir, chantagear, difamar, etc. 
SEXUAL: o sexo é utilizado como forma de submissão. Ex: abusar, violentar, insinuar, etc. 
VIRTUAL ou CYBERBULLYING: é o bullying onde se utiliza ferramentas tecnológicas. Ex: celulares, filmadoras, fotos, internet, etc. A que mais se destaca na atualidade é a virtual, pois sua forma de propagação é devastadora. Um comentário indesejado pode causar um vasto estrago na vida da vítima. 
4º Quais os aspectos da ética? 
Os antigos dividiam em 3 aspectos a ética. 
racionalismo: a vida virtuosa é agir conforme a razão; 
naturalismo: a vida virtuosa é agir conforme a Natureza (Cosmos), e nossa própria natureza (Ethos). inseparável a política da ética: a conduta do indivíduo e os valores da sociedade tem existência compartilhada para encontrar a liberdade, justiça e felicidade 
5º O que é ética da situação? 
É aquele comportamento devido considerado ético.Em uma situação normal a pessoa deveria tomar uma determinada atitude boa, mas julgada má em situações normais. Portanto, o conceito de bom fica flexível, porque será determinada de acordo com a situação. 
6º Quais as características do ser que possui responsabilidade? 
Live arbítrio e liberdade de escolha, ou seja, a escolha que o homem tem de agir conforme sua vontade. Só aquele que é livre possui responsabilidade. Se de alguma forma o homem não tiver liberdade plena de escolha, sua responsabilidade estará comprometida. Ex: menores de idade, atos mediante chantagem, etc. 
7º Quais as dimensões de Mundo? 
MUNDO DO “SER”: O mundo do “ser” é tudo o que existe, é a realidade em que vivemos. Ex: a criminalidade é algo atual na sociedade. 
MUNDO DO “DEVER SER”: O mundo do “dever ser” se relaciona diretamente com a ética, porque regula como deve ser o comportamento do homem, o que deve acontecer para se alcançar um mundo ideal. Ex: mundo pacífico, sem criminosos. 
8º Explique a teoria dos Valores diferenciando suas formas 
A teoria dos valores analisa nossa interpretação. Os valores é que vão definir nossas escolhas. Possui uma característica que pode ou não ser mudado com o tempo. 
9º Explique a Teoria dos Objetos indicando a relação espaço e tempo 
A Teoria dos objetos estuda a ação de observação de um objeto. Posso eleger qualquer tipo de objeto. Segue abaixo: 
Tudo que é físico se transforma com o tempo e ocupa espaço pedra 
Tudo que é psicológico não ocupa espaço, mas ocupa tempo ódio 
Tudo que é abstrato não sofre ação de espaço e nem de tempo número 
10º Explique a teoria dos valores. A sociedade possui a capacidade de influenciar nos valores de um indivíduo? 
A teoria dos valores analisa nossa interpretação. Os valores é que vão definir nossas escolhas. Possui uma característica que pode ou não ser mudado com o tempo. Sim, pois os valores se transformam com o tempo, assim como o biquíni, mulher no trabalho, etc. Entretanto, alguns valores são considerados universais e imutáveis chamados de invariantes axiológicas. 
11º Na teoria do valor, diferencie as tendências subjetiva e objetiva. 
Os valores subjetivos são aqueles relacionados ao psicológico de cada um, os valores individuais. Já os objetivos são os relacionados ao coletivo, com o senso comum. 
12º O que é ética do aluno? Como o aluno deve se comportar no ambiente de estudo? 
Ética do aluno é o comportamento humano que está relacionado ao papel do aluno na sociedade, estudante de direito. Segundo o professor Nalini, deveria existir um código de ético do aluno. Deve tratar todos como gostaria que fosse tratado. O respeito é fundamental, o respeito esta ligado à solidariedade 
13º Quais os problemas que o bullying pode causar a vítima? 
Diversos, dentre eles: depressão, desinteresse no local de estudo, anorexia, bulimia, fobia escolar etc. Em longo prazo, o estresse prolongado pode causar na vítima esquizofrenia, reação homicida contra seus agressores e até o suicídio. 
14º O QUE É A ÉTICA EPISTEMOLÓGICA? 
A ética (significa a 'Casa da Alma') é a filosofia moral, isto é, o ponto de vista do indivíduo sobre o bem e o mal. *É o estudo do comportamento humano. 
15º Quando uma ação é ética. Explique usando as perguntas necessárias para se encontrar essa conclusão, utilizando exemplos. 
É possível transformar o furto em ato geral? 
O próprio ladrão admitiria que outra pessoa o roubasse? 
Se fosse uma norma furtar, todos nós ficaríamos felizes? 
Se as respostas forem negativas, o ato em exame NÃO será ético! 
16º As invariantes axiológicas admitem flexibilização? Dê exemplos. 
Não, pois alguns valores são considerados universais e imutáveis.Exemplo: dignidade da pessoa humana, amor, felicidade etc. 
17º Sobre o que trata a teoria dos objetos? Quais são as características de cada espécie. Dê exemplos 
Trata-se do estudo do objeto. A Teoria dos objetos estuda a ação de observação de um objeto. O fim da teoria dos objetos é determinar qual a natureza daquilo que é objeto de conhecimento. 
Tudo que é físico se transforma com o tempo e ocupa espaço pedra 
Tudo que é psicológico não ocupa espaço, mas ocupa tempo ódio 
Tudo que é abstrato não sofre ação de espaço e nem de tempo número 
18º O que é lógica? 
A lógica é uma maneira organizada de pensar. Aristóteles foi o SISTEMATIZADOR da lógica antiga grega. Para ele a lógica era um INSTRUMENTO para as ciências. A lógica aristotélica tem o nome de ORGÁNON, que em grego significa “instrumento”. 
19º Quais são as características da lógica? 
Instrumental: A lógica é um instrumento do pensamento, para se pensar corretamente. 
Formal: Ela tem que obedecer a certos métodos para que a conclusão seja segura. Exemplo: experimentos com animais. 
Propedêutica: Antes de tirar qualquer conclusão já há conhecimento. Exemplo: Água 
Normativa: Tenta elaborar normas, conceitos e regras para que todo pensamento deve seguir para ser verdadeiro. Exemplo: justiça, o direito que tem como base a dignidade da pessoa humana. 
Doutrina da prova: Com o uso da lógica se estabelecerá condições e fundamentos necessários para todas as demonstrações, pois permite chegar a uma conclusão. 
Geral e temporal: Com a lógica, as formas de pensamento não dependem de tempo e lugar, pois, são em regra universais e imutáveis. 
20º O que é proposição?A proposição é a atribuição de um predicado ao sujeito.S é P 
21º Quais são os princípios lógicos? 
Princípio da Identidade: Um ser é igual a si mesmo. Exemplo, o Documento de identidade. A = A 
Princípio da não contradição: Um ser não poder ser e não ser o mesmo ao mesmo tempo. 
Princípio do terceiro excluído: Quando observo um objeto e crio minha conclusão, uma dever ser necessariamente verdadeira e a outra falsa. Não existe uma terceira possibilidade. Ex: uma proposição é afirmativa, onde o P atribui algo a S; a outra é negativa onde P não atribui algo a S. 
22º Discorra sobre o princípio da não contradição? 
O princípio da não contradição foi formulado por Aristóteles e diz-nos que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira. Nenhuma proposição, portanto, pode ser os dois ao mesmo tempo. 
23ºExplique todos os tipos de inferência, com exemplos. 
Inferência é o conhecimento de algo se chegando a uma conclusão, por meio de mediação de outras coisas. 
A dedução parte de uma premissa maior (geral) para uma premissa menor ( específica). Aplicam-se regras gerais a casos particulares. 
Exemplo: Todo metal é dilatado pelo calor. Ora a prata é um metal. Logo, a prata é dilatada pelo calor. 
Já a indução parte de uma premissa menor para uma maior. Usam-se vários casos verdadeiros para generalizar. Exemplo: O cobre é um condutor de eletricidade, assim como a prata, ouro, ferro e outros metais. Logo, todo metal é condutor de eletricidade. 
A intuição é a capacidade de pressentir uma explicação independente de raciocínio ou análise. Pode ser responsável pela elaboração de hipóteses. Baseia-se na experiência adquirida pelo observador. Não é satisfatória, pois não há como provar. 
Ex: pescador experiente intui sobre as condições do mar antes de sair para a pesca 
24º Qual a diferença entre os princípios lógicos da dedução e indução? 
A dedução parte de uma premissa maior (geral) para uma premissa menor (específica). Já a indução parte de uma premissa menor para uma maior. Usam-se vários casos verdadeiros para generalizar. 
25º Na lógica, qual a diferença entre normas e proposições? 
A norma é emanada de autoridade competente, o legislador. A norma pode ser válida ou não. A norma tem que ter o mínimo de eficácia. 
Já a proposição jurídica emana dos operadores de direito ( advogado, juiz, promotor etc), que dão sentido à norma ( interpretação). 
Ex: Sempre existiu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, mesmo sem haver norma. Entretanto os aplicadores do direito já beneficiavam esse tipo de companheiro usando de interpretação a exemplo do INSS que admitia como beneficiário. 
26º Quais são os objetos da lógica? 
Os objetos da lógica são os ENUNCIADOS ou PROPOSIÇÕES, ou seja, os juízos formulados pelo pensamento que se exprimem através da linguagem. 
27º O que é que pode ser referido ou mencionado pelo sujeito de um juízo lógico? 
O sujeito de um juízo lógico refere-se sempre a um objeto, a respeito do qual se declara algo. 
28º O que é objeto em Ontologia? 
É tudo aquilo que é sujeito de um juízo lógico, ou a que o sujeito de um juízo se refere. 
29º O que é dever ético?
 O dever ético é um juízo de valor baseado em uma regra que impõe determinada obrigação. 
30º Discorra sobre a teoria do conhecimento? 
Conhecer é trazer para nossa consciência algo que está fora de nós. Trata-se de uma conquista espiritual e não material.

Continue navegando