Buscar

AV1 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 
1"A diversidade no contexto cultural significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, ideias e pessoas que se diferenciam entre si dentro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade, sendo passíveis de discussão, apelos, protestos, discórdia, que geralmente acabam em conflitos, chegando até as desigualdades sociais." (Barbosa, Ana Clarisse Alencar; FRANÇA, Cyntia Simioni; SILVA, Fábio Luiz da.Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014, p.4.)
Dadas as afirmativas a respeito do conceito de Diversidade Cultural, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
() A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.
() A diversidade são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade.
( ) O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ordem correta do (V) Verdadeiro ou (F) Falso é:
Alternativas:
a)V, V, V.
b)F, V, V
c)V, F, V
d)F, F, F
e)V, V, F
2)Para o antropólogo brasileiro Gilberto Velho,"A noção de outro ressalta que a diferença constitui a vida social, à medida que esta efetiva-se através das dinâmicas socais. Assim sendo a diferença é, simultaneamente, a base da vida social e fonte permanente de tensão e conflito."Gilberto Velho mostra de que forma a interação entre a parte íntima e interior do indivíduo e o outro forma o cerne da vida social. Essa interação entre o "eu", interior e particular a cada um, e o "outro", o além de mim, é o que denominamos de alteridade.
VELHO, G. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2008.
Sobre o conceito de alteridade podemos considerar que:
I - É a interação entre o "eu", interior e particular a cada um, e o "outro".
II - Todo indivíduo social é interdependente dos demais sujeitos de seu contexto social.
III - O mundo individual não tem nenhuma relação com o mundo do outro.
As alternativas corretas são:
Alternativas:
a)Somente a I está correta
b)Somente a I e II estão corretas
c)Somente a II está correta
d)Somente a III estão correta
e)Todas as alternativas estão corretas
3)Ações afirmativas são medidas que tem por objetivo reverter a histórica situação de desigualdade e discriminação a que estão submetidos indivíduos de grupos específicos como os negros, os indígenas e as mulheres, que foram historicamente privados de seus direitos, resultando em uma condição de desigualdade.
Sabendo disto assinale a alternativa correta sobre as ações afirmativas:
Alternativas:
a)são medidas especiais voltadas para grupos sociais privilegiados no passado e no presente
b)são o conjunto de medidas especiais voltadas para grupos exclusivamente negros
c)são o conjunto de medidas especiais voltadas para grupos discriminados e vitimados pela exclusão social ocorridos no passado e no presente
d)são ações que visão estimular as proposta educacionais exclusivamente
e)são ações que não buscam amenizar o sofrimento da população excluída
4)"A desigualdade significa não só a diferença existente entre pessoas ou coisas que compõem o universo, mas também a diferença no tratamento e no respeito para com o outro, que, nesse caso, estamos nos referindo à desigualdade humana que, na maioria das vezes, está caracterizada pelo preconceito, pelos diversos tipos de violências e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social." ((Barbosa, Ana Clarisse Alencar; FRANÇA, Cyntia Simioni; SILVA, Fábio Luiz da. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014, p.10.)
A distinção entre o conceito de desigualdade e o conceito de diferença é que:
Alternativas:
a)O primeiro é o reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.); o segundo é que se trata de um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário.
b)O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
c)O primeiro é um fenômeno natural que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
d)O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos não possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.)
e)O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos permitindo, até certo ponto, um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
5)"Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso à fontes de cultura."
A citação acima é um artigo:
Alternativas:
a)Do estatuto da criança e do adolescente
b)Do sistema de cotas para alunos de escolas públicas
c)Da lei 10639/03 que trata da obrigatoriedade do conteúdo programático relacionado à cultura afro-brasileira e africana
d)Lei n. 11.645/07 que também aborda a obrigatoriedade no ensino da temática indígena brasileira
e)Lei 8.313/91 que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura

Outros materiais