Buscar

questionário legislação tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com o Código Tributário Nacional, qual a importância da figura do empresário na legislação brasileira?
R: A legislação brasileira estabelece que o empresário seja o responsável legal por todas as relações trabalhistas de seu negócio. Podendo assim administrar com clareza e segurança seus tributos dentro das devidas leis.
Qual a importância do princípio da legalidade na legislação brasileira e para o contribuinte? 
R: O princípio da legalidade garante, decisivamente, a segurança das pessoas diante da tributação. Dispondo que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei. Não há crime, nem pena ou medida de segurança sem prévia lei que assim o defina. Pode ser considerada uma exigência de segurança jurídica e garantia individual. Garante que os cidadãos não sejam mais obrigados a se submeter ao abuso do poder estatal.
No seu entendimento qual a importância do princípio da uniformidade dos tributos?
R: O tributo da União deve ser igual em todo território geográfico, sem distinção entre os Estados. Evitando desigualdades profundas além da qual a sociedade vive.
Diferencie contribuição de melhoria das contribuições sociais:
R: Contribuição de Melhoria – Tributos vinculados a uma obra pública que para ser cobrado, deve haver alguma atividade do Estado em prol do contribuinte. O tributo poderá ser cobrado uma única vez do proprietário do imóvel que foi valorizado em decorrência da obra. Este tributo não pode ser transferido para terceiros.
Contribuições Sociais – São tributos que financiam atividades sociais do Estado, ainda que empreendidas por particulares. Mas que não se relacionam com a saúde previdência e assistência social. Ex.: SESC, SESI, SENAC, SENAI, SEBRAE.
João Carlos comparece ao seu escritório e solicita que você aprecie uma multa referente ao imposto de renda. Diante dos fatos diga o que é obrigação acessória e obrigação principal.
R: Obrigação Principal – É a entrega de dinheiro ao Estado, dinheiro esse proveniente do pagamento do tributo ou de penalidade pecuniária. É a obrigação de pagar o sujeito ativo. Ex.: pagamento dos impostos. 
Obrigação Acessória – Tem o objetivo de auxiliar a fiscalização e arrecadação tributária que não seja o pagamento do tributo. Ação ou omissão que propicia ou facilita a ação do fisco. Ex.: Obrigação de emitir nota fiscal (ação – fazer), não rasurar os livros da empresa (omissão), não receber mercadoria sem documentação legalmente exigida (não fazer).
Qual a importância do contribuinte no sistema tributário brasileiro?
 
R: Contribuintes são todas as pessoas que realizam movimentação, transmissão ou transação bancária. A importância esta na arrecadação dos impostos a serem recolhidos para serem usados em prol da população. 
Na atual legislação está incluída a taxa de iluminação pública prevista em legislação federal, como contribuinte você considera justa a arrecadação desse tributo em face dele já ser recolhido no ICMS?
R: É injusta, além de ser uma arrecadação recolhida duas vezes a iluminação continua em estado precário em diversos lugares do Brasil.
Qual a importância da competência tributária?
R: É a aptidão para criar in abstrato tributos, descrevendo legislativamente (LEI) todos os seus elementos. Podendo aumentá-los, isentá-los, diminuí-los, etc.
No seu entendimento esclareça a importância do princípio da vedação ao confisco:
R: O confisco significa a perda da propriedade sem a correspondente indenização do Estado. A importância da vedação ao confisco é a proibição de o Estado utilizar a tributação como meio de confisco, ou seja, como meio de esvaziar o patrimônio do sujeito passivo da obrigação tributária.
 Qual a diferença entre taxas e impostos?
R: Taxas - Taxa é a exigência financeira a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia, imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental. É uma das formas de tributo. 
Impostos - O imposto é a quantia em dinheiro legalmente exigida pelo Poder Público, que deverá ser paga pela pessoa física ou jurídica a fim de atender às despesas feitas no interesse comum, sem levar em conta vantagens de ordem pessoal ou particular. Os impostos são obrigados a serem pagos. Ex.: Imposto de renda, IPVA, ISS.
Qual a importância do sujeito ativo na atividade financeira do estado?
R: O sujeito ativo é, normalmente, uma pessoa política, aquela que cria em abstrato o tributo (quase sempre). Normalmente a mesma pessoa que exerce a competência tributária (aptidão para criar tributos) também tem a capacidade tributária (aptidão para cobrar o tributo). Desta forma o sujeito ativo possui aptidão para exigir do sujeito passivo o cumprimento da obrigação.
Qual o seu entendimento a cerca da arrecadação tributária brasileira e sua influência na atividade financeira do estado?
R: Em tese, os recursos arrecadados pelos governos são revertidos para o bem comum, para investimentos e custeio de bens e serviços públicos, como saúde, segurança e educação. Quanto maior é o Estado, maior é a necessidade de se arrecadar recursos junto à sociedade.
Do ponto de vista econômico o crescimento do Estado gera a necessidade do aumento da carga tributária (total de contribuições obrigatórias e impostos arrecadados divididos pelo PIB). Contudo, o aumento da carga tributária torna o recebimento dos bens públicos mais onerosos para os trabalhadores. Isto é, são obrigados a trabalharem mais horas para pagarem seus impostos.

Outros materiais