Buscar

Apresentação.pptx equipe Casulo (mezanino)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO 
 “Concreto é uma mistura de cimento, água e materiais inertes (geralmente areia, pedregulho, pedra britada ou argila expandida) que, empregado em estado plástico, endurece como o passar do tempo, devido à hidratação do cimento, isto é, sua combinação química com a água. ” O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil tanto como elementos estruturais (viga, pilar, laje etc.) ou revestimentos (fachadas), e a sua flexibilidade durante o lançamento permite a modelagem de peças no formato imaginado além de possuir resistência a compressão e a grandes esforços
VANTAGENS DO CONCRETO ARMADO
O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção.
Devido à armação, o concreto armado também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração.
O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.
Uma estrutura em concreto armado pode ser moldada de diversas maneiras e formatos.
Exige mão de obra menos qualificada para sua execução, em comparação com estruturas metálicas, por exemplo.
Boa resistência ao fogo e ao tempo.
Uma estrutura de concreto armado é mais durável do que qualquer outro sistema de construção.
Boa resistência ao desgaste mecânico como choques e vibrações.
m
Vantagens: aço 
Prazo curtos: o tempo de fabricação médio das peças é de 30 dias e o da modelagem, de uma semana a 15 dias. Exemplo: uma casa de 300 m2 leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses.
Racionalização de material e mão-de-obra: o sistema industrializado evita desperdício e requer menos operários.
-Confecção de trabalhos em paralelo: enquanto se fazem as fundações, as peças metálicas estão sendo fabricados.
-Obra limpa e organizada: sem depósitos de cimento, areia, madeira e ferragens, o entulho é menor. 
-Flexibilidade de reformas: é possível incorporar novos elementos metálicos.
-Maior área útil e distância entre vãos: os pilares e as vigas são mais delgados do que os equivalentes de concreto. Ou seja, a área interna aumenta e a distância entre os pilares também.
-Possibilidade de reciclagem: o aço tem alto valor de revenda e pode ser derretido para a confecção de outras peças.
AÇO
As estruturas de aço pesam de 6 a 10 vezes menos que as estruturas de concreto (sem as lajes), mas como as estruturas de concreto representam em média 40% do peso próprio e o peso próprio representa aproximadamente 70% da carga total (incluindo as cargas acidentais ou sobrecarga), podemos esperar reduções nas cargas verticais da ordem de 20%. Essa diferença pode representar, por exemplo, uma estaca a menos por base e reduzir significativamente os custos das fundações.
 
Desvantagens:
Como principais desvantagens da utilização do aço, podemos citar: 
 -Limitação de fabricação em função do transporte até o local da montagem final, assim como custo desse mesmo transporte, em geral bastante oneroso. 
 -Necessidade de tratamento superficial das peças estruturais contra oxidação devido ao contato com o ar, sendo que esse ponto tem sido minorado através da utilização de perfis de alta resistência à corrosão atmosférica, cuja capacidade está na ordem de quatro vezes superior aos perfis de aço carbono convencionais.
Mezaninos
Duplicando e até triplicando áreas úteis, os mezaninos constituem a solução mais prática para a otimização de espaços. Por ser uma opção sob medida, os mezaninos fabricados em estruturas metálica com piso MAD WALL resultam na melhor e mais rápida execução do seu mezanino. O sistema construtivo é facilmente montável e desmontável, não gerando entulhos, desperdiço de materiais ou de mão de obra.
Os mezaninos com piso MAD WALL são muito utilizados na execução de mezaninos para lojas, indústrias, escritórios e estocagem de produtos, também é muito utilizado na execução de pisos em cinemas, teatros, hospitais e escolas. Por ter a maior resistência do mercado (700kg/m2) com 3 apoios o piso MAD WALL é o preferido na instalação de mezaninos para estacionamento de veículos e comércio automotivos.
Extremamente mais leve do que as construções em alvenaria, a aplicação é completamente segura, suportando cargas elevadas com um menor número de apoios, além do melhor custo-benefício para o usuário. Todas as estruturas são calculadas de acordo com a carga, aproveitando ao máximo a altura e profundidade do local.
PERGUNTAS DOS CLIENTES
Qual modelo é mais viável economicamente: seção I em concreto ou seção IV em aço?
Qual a manutenção que cada material exige?
Qual o tempo médio de execução de cada material?
As seções escolhidas estão compatíveis com as materiais, se não qual a melhor opção para o concreto armado e o aço?
SEÇÃO I
SEÇÃO IV
MATERIAL
MÓDULO DE ELASTICIDADE
CONCRETO ARMADO
1,56 X 106 Kgf/m²
AÇO
2,07 x 106 Kgf/m²
20 cm
8 cm
16 cm
10 cm
TABELA DE RESULTADOS
Mezaninos estruturados em aço, para construção de mezaninos, permitem uma obra livre de poeira e entulhos o que facilita a construção em uma residência pronta, pois não há necessidade de interditar o ambiente para sua colocação. É bastante comum utilizar vigas e pilares de aço na estrutura principal do mezanino aliada a painéis de madeira no piso
CONCLUSÃO
O aço é apenas mais uma opção existente no mercado capaz de suprir as mesmas necessidades atendidas pelo concreto. Seria uma atitude radical abandonar completamente o uso de concreto em estruturas, já que essa é a forma de construção mais difundida na área civil sendo assim mais utilizada nas obras. A introdução do aço no mercado das estruturas é uma realidade, mas a sua classificação como unanimidade é um ideal um pouco distante, embora palpável.
 O concreto armado é a técnica mais utilizada em todo o mundo para construção de estruturas. Esta solução surgiu da necessidade de mesclar a resistência à compressão e durabilidade da pedra com as características do aço. O resultado é um material que tem como vantagens poder assumir qualquer forma com rapidez e facilidade, além de proporcionar ao metal proteção contra a corrosão. É totalmente possível a integração em uma construção utilizando os dois materiais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando