Buscar

Inclusão e Diversidade nas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) O que é preciso fazer para que os gestores possam identificar as minorias
sociais presentes em suas filiais nos diferentes países e, especificamente,
para que eles façam o processo de inclusão da mulher nos cargos de
gerência ou gestão?
Uma equipe diversificada aonde há uma mulher na gestão permite que a empresa aumente seu mercado consumidor, principalmente em se tratar que é comprovado que existam mais mulheres do que homens no mundo e por mulher ter um olhar mais clinico sobre as coisas. Por ter dentro da empresa pessoas diferentes que entendem os gostos e preferências dos vários grupos na sociedade, a empresa pode melhor atender as demandas do mercado. Consumidores conscientes, independentemente do grupo ao qual pertencem na sociedade, compram produtos e serviços das empresas que projetam uma imagem de diversidade.
É importante, no entanto, ressaltarmos que a inserção da mulher no mundo do trabalho vem sendo acompanhada, ao longo desses anos, por elevado grau de discriminação, não só no 
que tange à qualidade das ocupações que têm sido criadas tanto no setor formal como no informal do mercado de trabalho, mas principalmente no que se refere à desigualdade salarial entre homens e mulheres. Desde então, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres
2) Quais são as minorias sociais no Brasil e quais são as estratégias
possíveis para atender a demanda da Matriz?
As minorias sociais são as coletividades que sofrem processos de estigmatização e discriminação, resultando em diversas formas de desigualdade ou exclusão sociais, mesmo quando constituem a maioria numérica de determinada população. Exemplos incluem negros, indígenas, imigrantes, mulheres, homossexuais, trabalhadores do sexo, idosos, moradores de vilas (ou favelas), portadores de deficiências, obesos, pessoas com certas doenças, moradores de rua e ex-presidiários.
3) Quais seriam os principais empecilhos e embates no campo ético em
relação à política da empresa sede para sua filial no Brasil?
É importante para uma empresa que procure se instalar em países diversos, que ela reconheça as problemáticas sociais da região. Conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelas minorias históricas do local em que se faz presente é útil para que, através de atitudes positivas, a empresa possa atuar na contratação dos grupos que sofrem algum tipo de prejuízo socio-econômico. Assim, como se vê, o principal empecilho ético da empresa é o de atuar, como parte da sociedade, na promoção de uma maior igualdade, fornecendo oportunidades para grupos marginalizados.
4) O grupo é responsável por criar um plano de ação intraempreendedor,
para que, em 10 (dez) anos, a empresa tenha um quadro de gerentes e
diretores que seja representativo da sociedade brasileira.
5) o grupo deve pesquisar e apresentar quais são as vantagens de se
promover uma Gestão da Diversidade.
A maior diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas. Os administradores precisam modificar suas filosofias, reconhecer as diferenças e responder a elas de maneira a assegurar a produtividade, sem cometer discriminação. O gerenciamento da diversidade trata do desenvolvimento e do estabelecimento de normas organizacionais que valorizam as diferenças entre os grupos para a melhoria da efetividade organizacional. Essas normas promovem um conjunto de expectativas claras de como os empregados devem ser tratados e do tipo de comportamento esperado das pessoas. As maneiras de gerir a diversidade orientam também a forma pela qual as organizações e seus membros compreendem esse fenômeno social e desenham estratégias, normas e valores organizacionais que 
6) O grupo deve pesquisar se há vantagens derivadas de benefícios tributários quanto à produção e venda de veículos adaptados e indicar quais seriam essas vantagens e o embasamento legal segundo a legislação brasileira. Pede-se adicionalmente que o grupo emita uma opinião sobre esse tipo de ação em termos de política tributária e seus reflexos para a sociedade e para a sociedade como um todo.
Os benefícios tributários, mais comumente chamados de isenções tributárias, foram programas amplamente utilizados entre 2010 e 2014 pelos governos petistas com o intuito de estimular a compra e venda de automovéis e produtos eletroeletrônicos, dessa forma estimular a atividade econômica. As medidas consistiam em deixar de arrecadar 2 tipos de tributos (IOF e IPI) parcialmente e, em casos específicos, como quando a produção está contida na Lei do Conteúdo Nacional - ou seja, quando durante o processo produtivo, a empresa utiliza pelo menos 30% de materiais provenientes de outras empresas estritamente brasileiras - o governo oferecia isenção de 100% em tais impostos. Dessa forma, durante o período anteriormente citado, o preço final dos automóveis diminuiu drasticamente. Assim, houve uma maior demanda por carros novos, visto que agora os brasileiros tinham mais condições de comprar automóveis ( pela recaída de preço). Concomitantemente, as indústrias automobilísticas receberam sinais econômicos que deveriam aumentar a produção (oferta) de carros. Dessa forma, entre 2011 e 2013, houve um aumento de 20% do número de contratações nesse ramo industrial. Percebe-se, pois, que a priori tais medidas de desoneração fiscal foram positivas para a sociedade, porém, poder-se-à considerar seus efeitos deletérios para o balanço das contas públicas do governo federal. Percebe-se que o governo federal deixou de arrecadar exatos 554 bilhões de reais durante o período de 2011 e 2014, visto que esse foi o montante desonerado das principais indústrias e empresas do país. Além disso, percebe-se que menos impostos não se traduziram em mais investimentos, mais empregos, visto que a atividade industrial recaiu em 2% no ano de 2014. Dessa forma, é possível inferir que o défict orçamentário de 120 bilhões de reais de 2015 poderia facilmente ser suprimido caso não houvessem ocorridos tal aporte de isenções durante os anos precedentes. Ou seja, apesar de encontrar amparo legal para sua utilização ( afinal, é o governo federal que decide - via LDO, Lei das Diretrizes Orçamentárias - quanto irá cobrar de impostos ), o resultado a posteriori de tais políticas tributárias são, a longo prazo, desastroso.

Outros materiais