Buscar

produção de biodiesel

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA 
TURMA: QUÍMICA 04
PROFESSOR: LEONARDO
RELATÓRIO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL 
ALUNO(s): BRUNO FELIPE DE JESUS SENA
DIONES MOURA DA SILVA 
FÁBIO MARCELO NORONHA LIMA
JOSÉ CARLOS GOMES DA CONCEIÇÃO
MÁRCIA COSTA 
CAXIAS – MA
NOVEMBRO/2016
RESUMO 
Colocou-se 100 ml de óleo de soja refinado em Becker de 500 ml, levando-o ao aquecedor e agitador magnético e manteve-se aquecido em 45ºc, logo em seguida adicionou-se o metanol e o catalizador KOH, esperando um intervalo de 15 minutos coloca-se a mistura em um funil de decantação ate forma duas fases. Sendo desta maneira feita a devida separação dos produtos.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
O biodiesel produzido a partir do óleo de soja é totalmente compatível com motores de combustão interna e ignição por compressão de veículos automotores leves e de maquinas pesadas. Desta sendo uma boa saída a transição de um combustível fóssil grande poluidor da atmosfera.
O biodiesel pode ser utilizado puro ou como aditivo no diesel convencional, sendo demonstrado em vários testes realizados por produtores automotores e pela ANP, de excelente desempenho e menos poluente, claro que devido ao seu grau de acidez exige uma maior manutenção do motor.
O biodiesel é constituído por ésteres de cadeia longa, a transesterificação é o processo mais utilizado para produção devido ao seu grau de baixa dificuldade, sendo o processo mais utilizado pela indústria em geral, Na transesterificação de óleos vegetais, um triglicerídeo reage com um álcool na presença de uma base ou ácido forte, produzindo uma mistura de ésteres de ácidos graxos e glicerol, conforme esquematizado . O processo geral é uma sequência de três reações consecutivas, na qual mono e dicilglicerídeos são formados como intermediários . Para uma transesterificação estequiometricamente completa, uma proporção molar 3:1 de álcool por tricilglicerídeo é necessária3-5. Entretanto, devido ao caráter reversível da reação, o agente transesterificante (álcool) geralmente é adicionado em excesso contribuindo, assim, para aumentar o rendimento do éster, bem como permitir a sua separação do glicerol formado3,12.( http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n5/a53v30n5)
 Processo de transesterificação
 Óleo + Metano catalizador → Biodiesel + Glicerina
2 - OBJETIVOS:
Observar passo a passo, o processo de produção do biodiesel através do processo de transesterificação, utilizando metanol e um catalizador ácido no caso especifico o KNO.
3 - MATÉRIAIS e REAGENTES:
3.1- Materiais:
Agitador e aquecedor magnético;
Termômetro de mercúrio;
Funil de decantação;
Becker de 500 mL;
Proveta de 100mL;
Capela ;
Bastão de vidro;
Suporte e garras metálicas;
3.2- Reagentes:
Óleo de soja refinado comercial ;
Solução de KOH;
Metanol ;
	
	
4 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
A solução de metóxido de potássio foi preparada dissolvendo-se 1,5 g de hidróxido de potássio (KOH) em 35 mL de metanol até a completa dissolução de KOH cronometrou-se 7:53 min. Em um becker de 500 mL foram adicionados 100 mL do óleo de soja. Esse material foi aquecido em banho-maria, sob agitação com o auxílio de um agitador magnético, até atingir a temperatura de 45 ºC. Em seguida, foi adicionada a solução de metóxido de potássio recentemente preparada, e a mistura reacional permaneceu 20 min a 45 ºC sob agitação.
Posteriormente, a mistura reacional foi transferida para um funil de decantação para permitir a separação das fases: superior contendo biodiesel e inferior composta de glicerol, sabões, excesso de base e álcool (tempo total de espera para separação das fases: 19 min).
5 – RESULTADO e DISCUSSÃO:
 FOTO 1				 FOTO 2				FOTO 3
FONTE: ARQUIVO PESSOAL
Existem várias formas de se obter biodiesel, utilizou-se uma das formas mais praticadas pela indústria atual que é a transesterificação. As principais etapas da transesterificação dos óleos vegetais catalisada por bases são a reação da base com metanol, produzindo alcóxido (base conjugada) e água (ácido conjugado). O alcóxido, agindo como nucleófilo, ataca o átomo de carbono, conduzindo à formação do intermediário tetraédrico; a ruptura da ligação entre carbono e oxigênio do glicerídeo no intermediário tetraédrico conduz ao produção de carboníla (éster metílico) e ao dicilglicerídeo, este último formado após a remoção do átomo de hidrogênio do metanol, obtendo o ânion metóxido, permitindo a continuidade do processo reacional. Diacilglicerídeos e monoacilglicerídeos são convertidos pelo mesmo mecanismo para a mistura de ésteres metílicos e glicerol.
6- CONCLUSÃO
O experimento serve de complemento a todo o embasamento teórico recebido em sala de aula, sendo assim possível que graduandos possam interagir e compreender na pratica o que ocorre nas reações químicas relacionadas a obtenção de biodiesel.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
(http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n5/a53v30n5)
(http://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-transesterificacao.htm)
(http://biq.iqm.unicamp.br/arquivos/teses/vtls000386845.pdf)

Continue navegando