Buscar

Resumo sobre Glândulas salivares

Prévia do material em texto

Resumo sobre Glândulas salivares
	A saliva é composta por água e diversos componentes que iniciam a digestão e protegem o trato respiratório e digestorios contra vírus e bactérias.
A nossa boca faz parte do sistema digestorios e é nela que começa a digestão, auxiliada pela saliva, um líquido produzido por três pares de glândulas salivares: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
 A cavidade oral ela é mantida unida por uma película fluida chamada de saliva, essa saliva ela recobre os dentes e a mucosa, e é produzida por glândulas salivares. As Salivas que são deficientes de secreção salivar muita das vezes têm dificuldade de mastigar, falarem, engolir, etc...; Sendo assim propenso a infecções de mucosa e cárie constante. 
Existem três pares de glândulas salivares maiores as parótidas, submandibulares, e sublinguais. Estas estão localizadas fora da cavidade oral e são extensas no sistema de ductos através dos quais as secreções das glândulas atingem a boca, as glândulas labiais e linguais, e palatinas bucais gosto palatinas e retromolares tipicamente situadas na camada submucosa concursos do SUS e se abrem diretamente sobre a superfície da mucosa.
 A saliva produzida por cada glândula salivar maior difere quantidade e composição ponto as glândulas parótidas secreta uma série famosa rica em enzimas como, por exemplo, a amilase, proteínas ricas em prolina, e glicoproteínas, a saliva das glândulas submandibulares, já está listado e contém proteínas altamente glicosilada chamadas de mucinas . A glândula sublingual produz uma saliva viscosa também rica em mucina. 
Muito importante sabermos que a saliva Total não é a simples soma de todos esses componentes como, por exemplo, muitas dessas proteínas São removidas à medida que elas se aderem à superfície dos dentes e da mucosa oral, e se ligam a microorganismo ou são degradadas.
Nas funções da saliva temos ; A proteção tamponamento, formação da película salivar, manutenção da integridade dos dentes, ação antimicrobiana, reparo tecidual de gestão, gustação, anatomia e desenvolvimento. 
Segue Mais detalhado mesmo já apresentado acima.
Funções da Saliva
1 -Facilita na mastigação dos alimentos.
2- Serve como solvente.
3 -Contribui na digestão dos carboidratos.
4 -Lubrifica os alimentos e os tecidos bucais.
5 -Atua como tampão.
6 -Limpeza a cavidade bucal.
7 -Inibe o crescimento de microorganismos.
8 –Umedecer e lubrificar os alimentos e a mucosa bucal.
9 –Participar da digestão dos alimentos: paladar, mastigação e deglutição.
10 –Transportar íons (na e K)
11 –Manutenção do equilíbrio hídrico
12 –Bactericida (enzima lisozima)
13 –Defesa imunológica (IgA)
14 –Auxiliar na limpeza dos dentes
E quanto à proteção da saliva envolve-se a cavidade oral de muitas formas, por exemplo, uma ação de lavagem que remove as bactérias não atendidas de outros detritos, remoção de Açúcar da boca, onde limita a disponibilidade e o microorganismo acidogenico das Placas bacterianas, mucinas e outras glicoproteínas que promove essa modificação prevenindo nos tecidos orais para que não agridam uns aos outros, e permite que ele se deslize facilmente um sobre os outros, ja as mucinas elas formam uma barreira contra os estímulos nocivos toxinas microbianas, e traumas menores.
 O metabolismo de proteínas e peptídeos salivares por bactérias produtoras e amônia, as quais ajudam aumentar o PH. 
A formação da película salivar conte proteína salivares, que se ligam as superfícies dos dentes e da mucosa oral, formando uma delgada camada, a película salivar. Ligam-se ao cálcio e ajudam a proteger a superfície dentária. Tem sítios de ligações para bactérias orais, e proporcionando a Adesão inicial para organismo que formam a placa bacteriana. 
Na superfície dos dentes, a uma alta concentração de cálcio e fosfato que resulta em uma maturação pós-eruptiva do esmalte, aumentado a rigidez da superfície, resistência e desmineralização, que é aumentada também pela presença de íons fluoreto na saliva.
A ação antimicrobiana na saliva tem uma importante influência ecológica sobre o microorganismo que produzem os tecidos orais. A saliva contém um espectro de proteínas com ação antimicrobiana, tais como lisozima, lactoferrina, peroxidase e inibidor de protease secretado por leucócitos. 
Além das atividades antibacterianas e antifúngicas na saliva, existem várias dessas proteínas e peptídeos também que apresentam atividade antiviral.
Muito importante lembrar-mos que a saliva também contribui na digestão de alimentos, atua na gustação através da solubilização de substâncias alimentares, para que elas possam ser percebidas pelos receptores gustativos localizados no corpúsculo gustativo. Já na anatomia, a glândula parótida é a maior glândula salivar. A porção superficial da glândula parótida está localizada na posição subcutânea, a frente da orelha externa, e sua porção profunda encontra-se atrás do ramo da mandíbula.
A glândula parótida recebe seu suprimento sanguíneo e apartir de ramos da artéria carótida externa à medida que eles passam pela glândula.
A glândula mandibular está situada na parte posterior do Assoalho da boca, adjacente à face medial da mandíbula e disposta ao redor da borda posterior do músculo Milo-hióideo. 
A glândula sublingual é a menor das glândulas salivares maiores pareadas, e está localizada na parte anterior do assoalho da boca, entre a mucosa e o músculo milo- hióideo .
As glândulas salivares menores são aproximadamente em número entre 600 a 1000, e existem como pequenos e discretos agregados de parênquima secretor presente na submucosa em quase toda a cavidade oral. Os únicos locais onde elas não são encontradas são na gengiva e na parte anterior do palato duro.
Glândulas de Von Ebner: secretam saliva apenas serosa e estão associadas às papilas calciformes.

Continue navegando