Buscar

Conceitos de psicomotricidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Psicomotricidade
Principais conceitos!!!
A Psicomotricidade e sua relação com a Fisioterapia.
*
O que é Psicomotricidade?
“Ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” 
*
Atividades Psicomotoras
*
Psicomotricidade
Desenvolvimento sensorio-motor
Segundo Beatriz Saboya (1995), para uma vida saudável precisamos ter de forma adequada, essencialmente, os pés em bom contato com o chão; ter o eixo em situação de harmonia sobre os pés, com possibilidades de flexão, extensão e rotação nos vários níveis, e poder voltar a parte anterior do corpo para frente e para várias direções.
O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. 
*
Desenvolvimento sensorio-motor
O desenvolvimento MOTOR da criança é regido por Leis da Motricidade:
1ª Céfalo-caudal;
2ª Próximo Distal;
3ª Caudo-Cefálica
*
Período Sensório-motor: do nascimento aos dois anos aprox.
- A inteligência é prática, e trabalha através de percepções através dos deslocamentos do próprio corpo. 
Desenvolvimento sensorio-motor
Segundo Piaget
B. Período Simbólico: dos dois anos aos quatro anos, aprox.
- Surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc... O jogo simbólico, do faz de conta esta presente. A linguagem é um monólogo coletivo. 
C. Período Intuitivo: dos quatro aos sete anos, aprox.
- É a idade dos porquês. Distingue a fantasia do real,e quanto a linguagem já é capaz de adaptar sua resposta a fala do companheiro. 
*
Prof. Alexandre S. Souza
D. Período Operatório concreto: dos sete aos onze anos aprox.
- É o período em que o indivíduo consolida as conversações de número, substância, volume e peso. 
Desenvolvimento sensorio-motor
Segundo Piaget
E. Período Operatório abstrato: dos 11 anos em diante.
- È o ápice do desenvolvimento da inteligência e correspondente ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. Sua organização grupal pode estabelecer relações de cooperação e reciprocidade.
*
Funções Básicas da Psicomotricidade
Esquema 
Corporal
Imagem Corporal
Tonicidade
Equilíbrio
Coordenação Motora
Ampla e fina
Lateralidade
Orientação espaço
temporal
*
Funções Básicas da Psicomotricidade
Respiração
Relaxamento
Equilíbrio Emocional
Percepção
Aprendizagem
Atenção
Consciência Corporal
*
Prof. Alexandre S. Souza
A educação através do corpo
Segundo Le Boulch (1987), é de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar. 
A educação pelo movimento na escola primária possui um papel importante não só na prevenção das dificuldades escolares, no bom desenvolvimento psicomotor, como no “desenvolvimento total” do ser humano. A imagem do corpo por exemplo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da personalidade.
*
A educação através do corpo
Na Educação Infantil, as atividades psicomotoras visam, ao longo da escolaridade do ensino fundamental assegurar o desenvolvimento harmonioso dos componentes corporais, afetivos, intelectuais da personalidade da criança objetivando a conquista de uma relativa autonomia e da apreensão refletida do mundo que a cerca.
Nesta fase os objetivos específicos 
dos exercícios corporais são: 
a conscientização e domínio do corpo;
 apropriação do esquema corporal e da coordenação psicomotora;
 ajustamento de gestos, de movimentos, aumento das discriminações perceptivas;
 E ainda, percepção e integração da noção de espaço imediato (posições relativas, deslocamentos e itinerários) e da noção de tempo pessoal (coordenação dos movimentos e exercícios rítmicos).
*
A educação através do corpo
No ciclo elementar que se estende por dois anos as variações individuais são demasiadamente numerosas, tornando-se difícil caracterizar a criança. Se trata de uma idade de transição, entre duas fases distintas do crescimento infantil, onde além de um aumento da precisão da motricidade, já se afirma certa tendência à estabilidade do comportamento e à sociabilidade.
Nesta fase os objetivos específicos 
dos exercícios corporais são:
 
• Utilizar de maneira adaptada técnicas e atividades motoras novas para reforçar e enriquecer as experiências psicomotoras anteriores;
• Auxiliar no desenvolvimento da inteligência operatória, da sensibilidade e da personalidade.
*
A educação através do corpo
No ciclo médio, o objetivo no âmbito escolar não é o de detectar nas crianças predisposições atléticas suscetíveis de levar os mais capazes ao sucesso esportivo 
de alto nível.
Trata-se de fazer um levantamento das competências efetivamente adquiridas por todas elas no decorrer da escolaridade no ensino fundamental., em função de uma prática educativa regular das atividades físicas e psicomotoras, implementadas e que devem ter fornecido a elas aptidões, ou seja, a ação das aptidões psicomotoras cujo resultado é a disponibilidade motora.
*
A educação através do corpo
WALLON (1942) afirma que o pensamento nasce da ação para retornar a ele. PIAGET (1936) sustenta que, mediante a atividade corporal a criança pensa, aprende, cria e enfrenta problemas de sua vida cotidiana. 
É possível vermos alunos correndo, brincando e participando de todos os jogos propostos, apresentando às vezes dificuldades, que podem ser sanadas mediante interação da criança com atividades que favoreçam ampliar seu potencial psicomotor, cognitivo e afetivo. 
“Os motivos dessas dificuldades são diversos, e vão desde problemas mais sérios de incapacidade intelectual, até pequenas desadaptações que, quando não cuidadas, se transformam em verdadeiros obstáculos para uma aprendizagem significativa.” (OLIVEIRA, 1997) 
*
Fatores geradores de 
Perturbação Psicomotora
Dificuldade intelectual
Problemas emocionais, de 
socialização e nutricionais
Alterações motoras
Diversas - Tônicas,
Posturais ou 
do movimento.
Atraso no DNPM
Lesões neurológicas
Carência de experiências
*
A educação através do corpo
“Muitos professores, preocupados com o ensino das primeiras letras, e não sabendo como resolver as dificuldades apresentadas por seus alunos, várias vezes os encaminham para as diversas clínicas especializadas que os rotulam como “doentes”, incapazes ou preguiçosos. Na realidade, muitas dessas dificuldades poderiam ser resolvidas dentro da própria escola.” (OLIVEIRA, 1997) 
Segundo LAPIERRE (1986), a educação psicomotora tem por objetivo não só a descoberta do seu próprio corpo e capacidade de execução do movimento, mas ainda a descoberta do outro e do meio ambiente, utilizando melhor suas capacidades psíquicas, facilitando a aquisição de aprendizagens posteriores. 
*
Interações das funções motoras, psicomotoras e perceptivas como as funções permanentes da cognição
Motricidade
Psicomotricidade
Percepção
Prof. Alexandre S. Souza
Cognição
*
Objetivos gerais da psicomotricidade
Controlar o corpo como um todo; 
Coordenar movimentos para realizar ações;
Equilibrar-se nas diversas posturas e atitudes;
Reconhecer a posição dos objetos no espaço; 
 Situar-se no tempo, promovendo seu próprio ritmo;
 Manter ritmo respiratório fisiológico;
 Ter sentido de direção;
Adaptar-se às condições de espaço que o meio lhe oferece;
Interagir com os outros
Apresentar boa aceitação pessoal e equilíbrio emocional
Prof. Alexandre S. Souza
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais