Buscar

FASES DA LICITAÇÃO E MODALIDADES DA LICITAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fases da Licitação
Interna : Trata-se da manifestação de vontade da administração púbica que, diante de suas necessidades elabora o instrumento convocatório com os seguintes requisitos iniciais. ART 40.
 previsão orçamentaria, a nomeação da comissão ( a comissão pode ser temporária ou permanente , todas as clausulas onerantes ao objeto licitatório contendo modalidade, os meios de execução, tipo de licitação além das sanções administrativas que o licitante vencedor poderá sofrer caso não cumpra o futuro contrato.
Externa : ART 43 
A) Publicação do edital ou carta convite : A publicação do edital se da nos meios de circulação que a administração pública dispõe em regra pelo seu diário oficial. Além dos requisitos já mencionados, outros são exigidos, exemplos: Aqueles do Art 27. O prazo do edital dependera do objeto da licitação e observara os prazos do ART 21 paragrafo 2º .
B) Habilitação: ART 43, I ao III. Trata-se do momento que a administração pública realizara a abertura dos envelopes. Conforme data e horário previamente agendados. Na abertura aqueles que não preencherem as regras do edital serão declarados inabilitados. CABE RECURSO DA INABILITAÇÃO ? SIM ! ART 109. Neste caso cabe recurso com prazo de 5 dias após a ciência na lavratura da ata ou a notificação formal
C) Classificação ART 43, IV. Nesta fase todos os habilitados são classificados conforme os requisitos objetivos expressos no edital, resultando portanto no vencedor do procedimento licitatório e os demais classificados em ordem continua ( 1º, 2º, 3º, 4º, 5º... ) o vencedor após a adjudicação não poderá desistir da assinatura do contrato. Salvo impossibilidade superveniente e reconhecida pela administração pública. 
R E G R A : as sansões administrativas possíveis são aquelas expressas no ART 56 que poderão ser retidas pela adm. Pública. 
D) Homologação / adjudicação ART 43 V, VI. Cabe ao presidente da comissão licitatória o momento da homologação do procedimento. Em regra ocorre o saneamento e não restando recursos pendentes ou qualquer outra matéria a ser discutida homologa-se a licitação. Entre tanto e na fase da homologação que a autoridade competente poderá anular ou revogar o procedimento ART 49 
Poderá revogar a licitação somente se a ilegalidade tiver ocorrido após. 
ADJUDICAÇÃO É atribuir ao vencedor o direito de assinar o contrato administrativo. Se eu assinar o contrato eu não posso mais revogar, somente anular. A revogação cabe no momento antes da assinatura do contrato ou seja da homologação.
OBSERVAÇÃO = a revogação do procedimento licitatório, so é possível até o momento antes a assinatura do contrato, posterior a isso somente é possível a anulação. 
MODALIDADES LICITATÓRIAS
 
Concorrência ART 22, I paragrafo 1º CONCEITOS 
ART 23, I “ C “ REFERÊNCIA P VALOR
ART 23, II “C” REFERÊNCIA P VALOR 
ART 21, paragrado 2º, I e II PRAZOS
Concorrência é a modalidade licitatória mais ampla da adm. Pública. Dois requisitos são fundamentais há publicação e a universalidade que comporta na ampla divulgação do procedimento. Não há necessidade de cadastramento prévio, sendo que todos os interessados que preencham os requisitos do edital podem participar.
A T E N Ç Ã O = No ART 23 paragrafo 4º, a concorrência pode substituir a tomada de preço e o convite.

Outros materiais