Buscar

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
( Constituição: 
- Externo: Escroto e Pênis
- Internos: Testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e glândulasbulbo-uretrais
( ESCROTO: 
- Evaginação em forma de bolsa, quecontém os dois testículos.
- Parede do escroto: pele(com pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas); túnica dartos(septo escrotal); túnica espermática externa; músculo cremaster; túnica espermática interna; túnica vaginal(parietal e visceral)
( TESTICULOS: 
- Situados dentro do escroto. Inativos até a puberdade.
- Comprimento: 15cm nos bovinos; 6 a8cm nos ovinos; 4 a 6cm nos caprinos; 10 a 12cm nos eqüinos
- Formados: Camada visceral da túnica vaginal; túnica albugínea e parênquima(túbulos seminíferos)
- Apresentam duas extremidades: Capitata e Caudata; e duas faces: Lateral e Medial.
- Cada um está suspenso separadamente dentro do escroto por um funículo espermático (um feixe de estruturas que inclui o ducto deferente e os vasos e nervos supridores inclusos dentro de uma cobertura dupla de peritônio.
- Eqüinos: formato ovóide, geralmente o esquerdo é maior; septos testiculares o dividem em lóbulos; túbulos seminíferos contorcidos e retos;
- Ruminantes: alongado e oval; não dividido em lóbulos; túbulos seminíferos em rede.
- Suínos: grandes e elípticos; mediastino é uma faixa de tecido fibroelásticos do qual irradiam septos interlobulares; túnica albugínea também emite septos; túbulos seminíferos em rede.
 * Descida dos Testículos: a temperatura da cavidade abdominal é muito alta, por isso é preciso que os testículos desçam para o escroto,pois a temperatura é menor, o que aumenta sua capacidade funcional. Nos eqüinos e,em geral, após o nascimento, mas em bovinos, antes do nascimento. Esta migração é realizada pelo Gubernáculo, o qual estende-se do pólo caudal do testículo até a área inguinal, a porção caudal expande-se, causando a passagem dessa porção pela abertura inguinal externa, no sentido da área escrotal. 
- Criptorquidismo: ausência do deslocamento de um ou de ambos os testículos da cavidade abdominal para o escroto, permanecendo no tecido subcutâneo da área pré-escrotal, no abdome ou na área do anel inguinal. É uma doença hereditária autossômica, ligada ao sexo, portanto, embora somente os machos manifestem os sintomas, as fêmeas podem ser portadoras do gene responsável. Existem vários sintomas associados ao criptorquidismo, tais como: esterilidade, distúrbios de comportamento etc.
-- Endorquídico: testículos dentro da cavidade abdominal (pássaros, elefantes)
-- Ecorquídico: testículos fora da cavidade abdominal (cães, cavalo, bois)
-- Unilateral: desce um lado (subfértil)
-- Bilateral: não desce (infértil)
( EPIDÍDIMO: 
- Localizado na borda caudal do testículo, desde a extermidade capitata atéa caudata; Onde os espermatozóides são armazenados e completam seu desenvolvimento;
- Divido em: cabeça(recebe ductos eferentes, os quais juntam-se para formar o ducto epididimário),corpo e cauda(maturação dos sptz, absorção e armazenamento)
- Ligamentos:
-- Ligamento próprio do testículo: prende a cauda do epidídimo aoo testículo
-- Ligamento da cauda do epidídimo: prende a cauda à túnica vaginal parietal
( DUCTO DEFERENTE:
- Continuação do ducto ependidimário, em direção à cavidade pélvica, para desembocar na uretra prostática; Ao nível do funículo espermático, ocorre medialmente ao plexo pampiniforme(veias testiculares com +- 10m de artéria, reduz-se a uma única veia que corre para a veia cava caudal); Na prega urogenital, cada ducto dilata-se, constituindo a ampola do ducto deferente; Ducto deferente desemboca no colículo seminal através de uma abertura comum ao ducto excretor da glândula vesicular, no óstio ejaculatório. 
- O comprimento e a forma do funículo espermático variam de acordo com a posição e a orientação do testículo, é mais curto e mais compacto nas espécies em que os testículos pendem verticalmente na região inguinal. O volume é fornecido pela artéria testicular e pelas veias testiculares. 
( URETRA: órgão tubular comum aos sistemas genital e urinário.
- Se entende desde o colo da bexiga (óstio interno da uretra) até o exterior (óstio externo da uretra)
- Dividida em: uretra pélvica(interna), transporta uma crista dorsal que termina em um espessamento, o colículo seminal, o qual apresenta em suas laterais orifícios em forma de fenda dos ductos deferentes e aberturas pelas quais se esvaziam muitos ductos prostáticos, e peniana(externa)
- Função de liberar a urina e sêmen.
( PÊNIS: 
- Formato cilíndrico, possui raiz e corpo, flexura sigmóide ou “S” peniano (em ruminantes e suínos), dois corpos cavernosos e um esponjoso. 
- Extremidade livre apresenta a glande(suínos não tem; gatos aponta caudalmente);Cavalos e peq ruimantes possuem o processo uretral; Em carnívoros, a parte distal do corpo cavernoso é transformada em osso, osso peniano. 
- Alojado em uma bolsa cutânea chama prepúcio com glândulas secretoras de esmegma e tecido linfóide. Suínos possuem o divertículo prepucial. 
- Classificação: Fibro-elástico (suínos, ruminantes) ou Músculo-cavernoso (equíno, carnívoros)
- Estratigrafia: Túnica Albugínea, Corpo Carvernoso, Corpo Esponjoso e uretra.
- Músculos: Isqueocavernoso, Bulboesponjoso e Retrator do Pênis. 
( GLÂNDULAS ANEXAS:
- Vesículas Seminais: duas massas ovóides presas ao lado da bexiga; várias eminências com aspecto de lóbulos; seu ducto excretor abre no óstio ejaculatório; ausente em carnívoros.
- Próstata: Bem dese(nvolvida em ruminantes; sua secreção dá o odor característico do sêmen e protege os sptz; 3 tipos: disseminada (pequenos ruminantes); lobulada (eqüinos e carnívoros); mista (bovinos e suínos)
- Glândulas Bulbouretrais: São dois pequenos órgãos ovóides situados na face dorsal da extremidade caudal da uretra pélvica; seus ductos desembocam na uretra peniana; ausente em carnívoros; muito desenvolvida em suínos.

Continue navegando