APOL NOTA 100 CURRICULO ESCOLAR
2 pág.

APOL NOTA 100 CURRICULO ESCOLAR


DisciplinaApol342 materiais1.505 seguidores
Pré-visualização2 páginas
APOL Questão 1/5 - Currículo Escolar
Considere o seguinte extrato de texto:
\u201cPeço, pois, licença para reapresentar aqui as considerações que fiz em Olinda, por ocasião do III Encontro Nacional do Programa Alfa (ENPA). Ali, ao tratar do papel da escola básica, parti do seguinte princípio: a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. Veja bem: eu disse saber sistematizado; não se trata, pois, de qualquer tipo de saber. Portanto, a escola diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao saber fragmentado; à cultura erudita e não à cultura popular\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2008. p.14.
De acordo com o livro-base A função do currículo no contexto escolar o conhecimento socializado pelo currículo é...
Nota: 20.0
	
	A
	o conhecimento teórico-científico que foi organizado culturalmente.

	
	B
	o conhecimento artístico produzido pela humanidade no decorrer dos anos que depois foi sistematizado.

	
	C
	todo conhecimento produzido pelas elites europeias durante a idade média que atingiu seu status de imprescindível à sociedade.

	
	D
	aquele conhecimento científico que foi separado no decorrer dos anos como sendo condição necessária ao desenvolvimento do homem.

	
	E
	Um recorte de todo conhecimento do desenvolvimento cultural da humanidade, que foi sistematizado.

Você acertou!
O conhecimento socializado pelo currículo formal das escolas refere-se ao conhecimento que foi sendo sistematizado pela humanidade a partir do seu desenvolvimento cultural; abrange as artes e ciências, não havendo dicotomia entre ambas, devendo ser valoradas de igual modo (Livro-base, p. 37).

Questão 2/5 - Currículo Escolar
Atente para a seguinte citação:
\u201cAs indagações sobre o currículo, presentes nas escolas e na teoria pedagógica, mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (Org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9.
Após a leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar, com relação à elaboração curricular, analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar não pode ser pensado distante da práxis pedagógica.

II. O fazer pedagógico está submetido ao currículo, sendo sua aplicação direta, sem passar pela análise e reflexão dos profissionais envolvidos na sua práxis.

III. Os conteúdos curriculares devem distanciar-se do aspectos sociais e culturais, são selecionados pela escola de acordo com seus interesses políticos- partidários.

IV. A práxis pedagógica precisa ser pautada nos princípios estabelecidos pelo Projeto político-pedagógico (PPP) da instituição, sendo que o currículo se concretiza no fazer.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.

	
	B
	Afirmativa I, apenas.

	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.

	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.

Você acertou!
As afirmativas I e IV são verdadeiras. O currículo escolar está intrinsecamente relacionado à práxis pedagógica e se concretiza nesta, por isso, o fazer pedagógico deve ser pautado no PPP. A afirmativa III é falsa, pois o currículo possui uma dimensão ampla que o entende em sua função socializadora e cultural, trazendo em sua essência questões dessa natureza. A afirmativa II é falsa, já que, mesmo a práxis pedagógica estando submetida ao currículo, a seleção dos aspectos sociais e culturais que envolvem sua aplicabilidade estão condicionados à escolha e seleção da escola (Livro-base, p. 22 e 26).

	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.

Questão 3/5 - Currículo Escolar
Considere o seguinte fragmento de texto:
 
\u201cDuas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no Brasil: a sociologia do currículo, com origem nos Estados Unidos, e a nova sociologia do currículo, com origem na Inglaterra. Nos Estados Unidos, com base na orientação neomarxista, desenvolvem-se estudos no campo da chamada sociologia do currículo, sendo seus representantes mais conhecidos Michael Apple e Henry Giroux\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 6. 
Estes dois autores, Michael Apple e Henry Giroux, foram influenciados pela teoria social europeia e por Paulo Freire e assim inauguraram uma nova abordagem do currículo: a tendência curricular crítica.
Com base nos conteúdos das aulas e do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a tendência curricular crítica, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  (  ) O foco de estudo está nas técnicas de planejamento curricular.
II. ( ) A partir do surgimento dessa tendência, as análises curriculares passam a ser feitas a partir da concepção de sujeito, educação e sociedade.
III.(  ) Essa tendência dedica-se a compreender a relação entre currículo e economia, estado, ideologia, poder e cultura.
IV. (  ) Analisa as relações de poder que envolvem a elaboração curricular, defendendo a visão tecnicista e a importância do desenvolvimento de técnicas para elaboração curricular.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	F, V, V, F

Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas. É a partir desses dois autores que as análises curriculares passam a ser compreendidas à luz das concepções de sujeito, educação e sociedade. Eles se dedicam à compreensão da relação entre questões curriculares e economia, estado, ideologia, poder e cultura. As afirmativas I e IV estão incorretas, pois as técnicas de planejamento curricular são deixadas de lado em prol da busca pela compreensão da relação do currículo com a sociedade (política, economia e ideologia) (Livro-base, p. 64).

	
	D
	V, V, V, V

	
	E
	F, F, F, F

Questão 4/5 - Currículo Escolar
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Foi somente nos anos 70 que se abriram novas perspectivas para os estudiosos do campo do currículo, com o surgimento de uma abordagem mais crítica das questões curriculares e a superação do caráter técnico prescritivo até então dominante. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, o conhecimento escolar tornou-se foco central das análises".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MOREIRA, Flávio Barbosa (org.). Currículo: Questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 13,14.
Considerando o trecho dado e os conteúdos estudados no livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a Teoria Crítica de Currículo, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Pensando na abordagem técnica de currículo, e satisfeitos com essa, procuram revelar a função ideológica do currículo.

II. A teoria crítica de currículo começa a surgir na década de 1970, a partir dos estudos de Bordieu, Passeron e Althusser.
III. Passa-se a considerar a escola como reprodutora e marginalizadora, atendendo a interesses das classes que detêm o poder.

IV. Os teóricos dessa