Buscar

QUESTOES TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
	
	Data da entrega: 17/06/2013
	Curso: Comunicação Social – Rádio e TV
	Prof: Dirceu Alves 
	Discente:
	 Wilyans Oliveira Pereira Turma: 2013.1
Questionário 2
Questões estratégicas para a construção do conhecimento – Atividade extraclasse para ser feita individualmente.
Sugestão. Ao elaborar as respostas das questões é interessante ter em mente os elementos básicos do quadro sistêmico da comunicação (abaixo), observando qual desses elementos é privilegiado pela teoria comentada. 
O que é a Teoria matemática da comunicação? Faça uma explanação, explicando seu(s) conceito(s) e fundamento(s). Fale dos níveis nos quais ela se desenvolveu. 
R: A teoria da informação ou teoria matemática foi postulada por Shannon, mo período pós II guerra mundial e constitui-se em focar na eficácia do fluxo de comunicação, não se limitando apenas na área das ciências exatas, mas sim em todos os campos comunicativos para adaptar-se a todo e qualquer fluxo de comunicação independente de quem o compõe. A teoria matemática é basicamente estruturada em três níveis: técnico, semântico e de influência. O primeiro nível o técnico refere-se aos problemas técnicos na transferência de informações do emissor para o receptor. O segundo semântico são referentes a interpretação do significado pelo receptor, comparada ao significado pretendido pelo emissor e o terceiro nível o de influência, também chamado de eficácia refere-se ao êxito de do significado transmitido pelo receptor provocando as ações desejadas pelo receptor. Nesta teoria o nível técnico é o mais importante e desenvolvido. 
Explique no que consistiu a Escola de Palo Alto? Fale quem eram seus membros, como atuavam, enfim, qual a contribuição dele para a construção do pensamento sobre os meios e a sociedade. Não se esqueça de explorar o que eles pensaram sobre a Teoria matemática da comunicação.
R: A Escola de Palo Alto surge com a junção de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como: antropologia, matemática, sociologia; etc. na Califórnia em meados dos anos 40 encabeçados por Gregory Bateson. Essa maneira de estudar a comunicação levava em conta às ciências humanas, através de vários níveis de complexidade e contextos. Nobert Weiner propôs o “modelo circular” utilizado pelos pesquisadores desta teoria; o “modelo circular” via que a informação pode circular e que a sociedade da informação só existe quando não encontra barreiras para a troca de informações tendo o receptor a mesma importância que o emissor. Eles entendiam e salientavam que o indivíduo participava ativamente de todo e qualquer modo de comunicação mesmo em silencio ou parado. Os estudiosos de Palo Alto utilizavam a metáfora da “orquestra” para entender o que citei acima, ou seja, como um processo multilateral.
Explique no que consistiu a Escola de Chicago? Fale quem eram seus membros, como ela via a função ou a relação dos meios e a sociedade? 
R: Fundada para refletir teoricamente a respeito da comunicação a Escola de Chicago desenvolve-se ainda no inicio do século XX, com a premissa de que a interação entre pessoas se dá de modo simbólico dentro dos processos comunicacionais, segundo os mesmos as pessoas interagem por meio dos símbolos e através deles compreendem o mundo. De acordo, com a Escola de Chicago os símbolos são portadores de significado sendo a sociedade uma estrutura simbolicamente hierarquizada em que as relações de poder estão prefixadas. E, é por meio da comunicação que a estrutura hierarquizada é mantida seja para promover ou reprimir o acesso à informação. Para Herbert Blumer, de modo sintetizado a comunicação possibilita além da interação a expressividade de relações conferindo sentido ao mundo. Os homens têm experiência comum da realidade construindo seu mundo em coletivo. Herbert, afirmava que os objetos do mundo tem razão social construindo formas de interpretação pela sociedade para os sujeitos a fim de moldar o cotidiano, assim há elementos objetivos que favorecem a criação de determinadas imagens que não representam a totalidade da hierarquia simbólica. Há uma ideia explícita de que o homem é capaz de interagir com o meio e moldar (interpretar) o que está a sua volta. Logo, a Escola de Chicago ressalta a revolução tecnológica da comunicação que transformou a disseminação do conhecimento. 
O que é a Teoria culturológica? Ao que ela se opôs quando surgiu? 
R: É a teoria que assim como a Escola de Frankfurt enfatiza os paradoxos do sistema industrial sobre a cultura por meio de duas visões a primeira no campo da produção (padronização) e a segunda no âmbito do consumo. A primeira pode saturar ressaltando a importância de inovar de maneira a promover a heterogeneidade de produtos. A segunda vê com maior importância os produtos da indústria cultural do que a relação, consumidor - objeto. A teoria cultorológica não enxerga a mídia como produtora de alienação, mas sim se baseia na padronização que já existe na própria sociedade. 
 
Sabemos que Teoria culturológica representa um ponto de virada na análise da relação da sociedade (cultura massiva) com os meios de comunicação porque passou a considerar o receptor no processo de comunicação, seu gosto, suas condições sociais e culturais. Suas linhas de ações marcam o surgimento dos Estudos culturais. O que são Os estudos culturais, chamados por Mauro Wolf, nas teorias da comunicação, de a perspectiva dos Cultural Studies? 
R: Os estudos culturais surgem no século XX com o propósito de estuda as condutas culturais de maneira ampla embarcando todos os tipos de cultura, inclusive as populares. Os estudos culturais tem o papel de estudar a relação dos “media” dentro da cultura hierarquizada da sociedade, aqui o conceito de “cultura” inclui os significados e valores dos grupos sociais, levando-se em conta as relações entre o sistema social- transformação cultural, assim é preciso ressaltar como os “media” sustentam e dá continuidade a “cultura” em questão.
A Teoria da Agenda Setting, ou Hipótese do agendamento.
Explique no que consiste a Agenda Setting, segundo seus criadores. Segundo Mauro Wolf, ao selecionar o que vai ser publicado na mídia a Agenda Setting não manipula o povo porque ela diz sobre o que pensar, mas não diz como pensar. Concorda com Mauro Wolf?
R: A teoria da Agenda Setting, consiste no fato dos meios de comunicação ter o poder de estabelecer agenda acerca dos temas que estará presente no cotidiano do público, ou seja, a mídia teria o poder de nós dizer o que é mais importante e assim entrar na nossa agenda. Desde seu principio seus estudiosos descobriram que nem todos os temas que a mídia agendava era de fato relevantes para o público. Segundo Donald Shaw, pessoas incluem ou excluem de sua própria agenda o que os mass media incluem ou excluem da sua própria agenda, este é a agendamento. Quando Wolf afirmou que ao selecionar o que vai ser publicado a mídia não manipula, pois ela diz sobre o que pensar, porém não sobre o que pensar. Deste modo a mídia agenda o público e o público também consegue agendar o que quer ver, logo o poder da mídia não é tão grande como seus pensadores achavam.
Fale sobre a Teoria do Gate keepers.
Na sociedade de informação, o conteúdo difundido passa por porteiros, editores, que controlariam o fluxo da informação. Temos exemplos claros no filme Todos os homens do presidente. Comente.
R: A teoria do Gatekeeper surgiu nos EUA por volta dos anos 50, fazendo referência ao processo de produção de notícias caracterizando como processo de escolhas, em que as notícias têm que passar pelos "gates" (portões) até a sua publicação. A teoria do Gatekeeper tem algumas limitações como: análise da notícia apenas a partir de quem a produz esquece que as normas profissionais interferem no processo e desconsidera a estrutura burocrática e a organização. Por fim, essa teoria determina que as notícias sejam o que são por determinação de espaço, tempo que chega às redações e ainda pelalinha empresarial da empresa.

Outros materiais